66% dos casos de câncer surgem por azar

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      02/01/15 às 18h31

Antes que você ache que estamos doidos, saiba que na verdade 100% dos casos de câncer acontecem por má sorte, já que esse é um processo natural do corpo, causado pela incapacidade de reprodução correta ou por uma danificação no código genético de células específicas.

Entretanto, trazemos esse número (não nós, e sim os pesquisadores, na verdade) porque pode-se dizer que 1/3 dos casos de câncer têm relação direta de causa e consequência: por exemplo, quando um operador de Raio X que não usa coletes de chumbo têm um câncer por radiação. Todavia, nos outros casos, "normais", pode ser que uma pessoa sem tendências genéticas, completamente saudável e jovem desenvolva câncer, tudo por uma falha na replicação ou uma mutação espontânea do DNA, algo que pode ocorrer a qualquer momento, inclusive enquanto você está lendo essas palavras.

Para chegar nessa aterradora (ou não?) conclusão, 31 tipos de câncer foram analisados, de forma que 22 delas são oriundas de mutações no DNA, e afetam principalmente locais como o sistema reprodutivo, os ossos, pâncreas e cérebro, entre outros. Quando mais há divisão celular num determinado tecido ou local, maior é a chance do câncer, que pode acontecer a cada divisão.

o cancer

Já o câncer de pulmão, retal e de pele estão mais ligados à hereditariedade e fatores externos, como usar filtro solar, beber água, fumar e fazer esportes, por exemplo - além, é claro, da sempre importante alimentação.

Assim, temos que 22 de 33 doenças, exatamente 2/3, são causadas por fatores que não se pode controlar e que dependem basicamente de...nada? Dessa forma, seria impossível prevenir esse tipo de câncer, enquanto os outros, ligados ao estilo de vida, são um pouco (e só isso) mais possíveis de combater. Ou, nas palavras do cientista que conduziu o estudo, Bert Vogelstein, "todos os cânceres são causadas por uma combinação de má sorte, meio ambiente e hereditariedade, e nós criamos um modelo que pode ajudar a quantificar o quanto destes três fatores contribuem para o seu desenvolvimento".

1c5f0161-06d2-41d8-8910-fd2eb8cd58ad

Por isso, fica a dica: apesar de não ser possível controlar as mutações de DNA, é possível usar filtro solar, dormir bem, beber 2 litros de água por dia, fazer exercícios regularmente e se alimentar de forma balanceada e saudável, algo que, mesmo que não te salve do câncer, com certeza vai melhorar sua vida e te dar ao menos uns 20 anos a mais e evitar muito cansaço e dor durante a terceira idade.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+