Veja quais são os fenômenos astronômicos que acontecerão em 2015

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      02/01/15 às 18h25

Em 2015 acontecerão diversos fenômenos astronômicos: serão 2 eclipses solares e dois eclipses lunares além de diversas chuvas de meteoros. Durante o ano também podem ocorrer passagens de asteroides ou cometas próximos da Terra mas não é garantida a visibilidade do fenômeno por nós terráqueos.

Confira abaixo os principais fenômenos que acontecerão esse ano, lembrando que nem todos podem ser visualizados daqui do Brasil:

Eclipse total do Sol

15

Este eclipse vai acontecer em 20 de março. Ele vai poder ser observado numa região entre a Islândia e a Grã-Bretanha, e terá uma duração máxima de 2 minutos de 47 segundos em cada um dos locais por onde o eclipse total for observado. Os observadores mais privilegiados são os habitantes das Ilhas Faroé e os habitantes do arquipélago de Svalbard. O eclipse vai aparecer de forma parcial na Europa, parte de África e parte da Ásia.

Eclipse total da Lua

12

O eclipse total da Lua vai acontecer em 4 de abril. Os locais mais privilegiados para observar este eclipse são: leste da Ásia, Oceano Índico, Austrália, Oceano Pacífico oeste da América do Norte, e Antártida.

Eclipse parcial do Sol

10

O eclipse parcial do Sol vai ser bem visualizado no sul de África e parte da Antártida. Nada de Brasil.

Eclipse total da Lua

13

Esse eclipse vai acontecer em 28 de setembro. Os melhores locais para ver esse eclipse são: grande parte da América do Norte (especialmente mais a leste), América do Sul, Oceano Atlântico, Europa e África. Este fenômeno será visto no Brasil.

Chuvas de Meteoros

14

Entre os dias 3 e 4 está prevista a chuva de meteoros Quadrantids. Neste ano, ela ocorrerá com a lua quase cheia, o que poderá dificultar sua visualização. Os meteoros irradiam da constelação de Boötes.

Lirídeas: ocorre no final de abril e você pode observar essa chuva de meteoros a partir da constelação de Lira. Seu auge está previsto para 21 e 22 de abril, embora alguns meteoros sejam visíveis a partir do dia 16 de abril.

Eta Aquarídeas: o fenômeno ocorre na primeira semana de maio e pode proporcionar uma boa quantidade de meteoros por hora. Sua radiante é na constelação de Aquário. Para 2015, o pico desta chuva deverá ocorrer entre 5 e 6 de maio. O problema é que na época a Lua estará cheia, o que deverá ofuscar o espetáculo dos meteoros.

16

Delta Aquarídeas: sua ocorrência é no final de julho - seu auge deve ocorrer entre os dias 28 e 29, mas alguns meteoros poderão ser vistos a partir de 18 de julho e até 18 de agosto. Também ocorre na constelação de Aquário. Infelizmente, na época do pico da chuva, a lua estará cheia e sua luminosidade irá atrapalhar o visualização do espetáculo.

Uma das chuvas mais esperadas no ano, a Perseidas, ocorre a partir da constelação de Perseu. O pico deve ser em 13 e 14 de de agosto, mas você poderá ver alguns meteoros entre o período de 23 julho e 22 agosto. Uma lua crescente vai compartilhar o céu este ano, mas não deve causar problemas para o quem estiver aguardando por este show.

Orionídeas: ocorre no final do mês de outubro e sua origem está na constelação de "rion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.

Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão. O pico desta chuva deve ocorrer entre 17 e 18 de novembro, mas alguns meteoros serão visíveis entre os dias 13 e 20.

Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros, com até 60 por hora. O auge da chuva geralmente acontece entre os dias 13 e 14. Com uma lua fina e crescente, o céu deverá estar escuro o suficiente para garantir um belo show para quem estiver de olho no céu.

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+