icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 alimentos que nunca devemos reaquecer no microondas

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 22/10/20 às 14h01

capa do post 7 alimentos que nunca devemos reaquecer no microondas

Muitas pessoas acham que, de fato, cozinham extremamente bem. No entanto, ser um bom cozinheiro vai muito além de ter uma boa mão para os temperos e saber combinar um molho perfeitamente adequado com o restante do prato. É preciso saber algumas técnicas da cozinha e, é claro, usar de forma correta tudo o que nos é apresentado. Por sorte, hoje em dia, podemos contar com vários aparelhos que nos ajudam na hora de preparar nossos alimentos. Graças a isso, temos vários chefes amadores por aí. O processador, por exemplo, tem facilitado a vida de muitas pessoas. As panelas antiaderentes também e, é claro, o micro-ondas.

O microondas foi inventado por acidente da década de 1940 e, hoje, é um dos principais aparelhos de nossas cozinhas. Embora o eletrodoméstico signifique conveniência para cozinhar e reaquecer, existem alguns alimentos em específico que jamais devemos colocar. Podemos ter sérios problemas ao colocar determinado alimento para reaquecer. E foi pensando um pouco nisso, e no intuito de ajudar todo mundo na cozinha, é que decidimos trazer essa matéria. Confira conosco a seguir o que jamais devemos colocar no micro-ondas para reaquecer. Compartilhe com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Alimentos que não devemos colocar no microondas

1 - Ovos cozidos

Quando reaquecemos um ovo cozido no microondas, o vapor se forma a partir das moléculas de água. Isso causa um grande aumento de pressão. Como os ovos possuem uma membrana e uma casca fina, eles não conseguem segurar toda a pressão. Isso pode levar a uma explosão muito quente no microondas, no prato ou até mesmo quando damos a primeira mordida.

2 - Cenouras

As cenouras podem ser cozidas no microondas, desde que estejam sem casca, pois elas pode ser potencialmente perigosas. Se o alimento não for bem lavado e livres de todo o resíduo de sujeira, os minerais do solo podem causar faíscas dentro do eletrodoméstico. O arco elétrico pode causar sérios danos ao aparelho.

3 - Carne processada

A princípio, as carnes processadas não são alimentos muito nutritivos, pois contêm grandes quantidades de sal, aditivos, produtos químicos e conservantes. No entanto, quando você adiciona radiação e microondas, os níveis de colesterol podem aumentar, o que pode resultar em problemas cardíacos. Recomenda-se apenas grelha ou fogão para aquecer esse tipo de alimento.

4 - Água

Pode parecer a melhor opção, aquecer água no microondas, né? No entanto, estudos mostram que vários casos de queimadura vêm da água escaldante aquecida assim, principalmente quando manuseada por crianças. As ondas eletromagnéticas nesse aparelho podem causar superaquecimento da bebida. Isso torna as moléculas da água instáveis e pode causar fervura intensa e até mesmo explosões.

5 - Pimenta

Pimentas, principalmente as muito picantes, contêm altos níveis de capsaicina. Isso pode ser bastante inflamável. Quando a capsaicina é exposta às ondas eletromagnéticas, começa a soltar uma fumaça e pode pegar fogo. Essa fumaça é capaz de causar grande irritação na pele.

6 - Frango

O frango pode espalhar salmonela, principalmente se não for devidamente cozido. Quando cozinhamos um pedaço cru no microondas, as chances de um cozimento uniforme são muito baixas. Isso traz o risco de contaminação aumentar.

7 - Tomate e molho de tomate

Assim como os ovos cozidos, os tomates podem causar uma enorme bagunça explodindo no microondas. Por causa do conteúdo líquido dos tomates frescos e molhos, o aumento da pressão faz com que eles borbulhem e espirrem o líquido.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest