cozinha talvez seja um dos locais mais visitados por todas as pessoas de uma casa. Ela é um lugar de união, relaxamento, e claro, de comer. Para muitos, a cozinha é o cômodo favorito da casa. No entanto, esse cômodo pode ser mais perigoso do que se imagina.

Na cozinha é onde as pessoas preparam toda a sua alimentação. Nela se lava, limpa e prepara os alimentos. Para isso, sempre são usados utensílios pontiagudos, fogo, óleo quente e várias outras fontes de perigos. Algumas  coisas que podem passar desapercebidas no dia-a-dia.

Todos dias, cometemos diversos erros, ou ainda, acreditamos em mitos e coisas estranhas sobre o que alimentos, o que comer e como preparar. E  algumas dessas coisas que  são passadas de geração para geração podem estar erradas e, na verdade, serem um grande erro.

Um hábito que muitos tem é guardar panela na geladeira. Até porque isso parece ser o mais inteligente a se fazer, já que a comida quando for ser esquentada de novo já estará na panela.

Publicidade
continue a leitura

Mas esse é um erro que a maioria das pessoas cometem. Porque guardar a comida na panela dentro da geladeira pode trazes vários malefícios. Além de uma panela ocupar muito espaço dentro da geladeira, elas tem vários resíduos que vem da preparação do próprio alimento. Por conta disso, é que não é indicado guardar a panela dentro da geladeira.

Malefícios

De acordo com o especialista Roberto Figueiredo, que é conhecido como "Doutor Bactéria", guardar as panelas com comida na geladeira pode trazer vários problemas. Um deles é que o alimento, que estiver na panela, podem ir corroendo o revestimento com o passar do tempo, ainda mais se forem molhos ácidos, por exemplo.

Publicidade
continue a leitura

Isso não prejudica apenas a estética da panela, mas é ruim também para a saúde de quem for comer aquela comida que armazenou restos químicos. Os alimentos também podem mudar de cheiro e sabor. Isso acontece porque existe uma infiltração de oxigênio e de vapor entre os produtos. E mesmo tampadas, as panelas não se mantém totalmente vedadas.

Roberto alerta em especial para o risco à saúde que as panelas de alumínio oferecem. "É falta de higiene, panela foi feita para cozinhar, não para guardar alimento na geladeira", disse.

E alumínio e ferro são metais que, em excesso no organismo, podem fazer mal à saúde. E quando a comida é armazenada nessas panelas ela fica mais tempo em contato com esses metais e isso pode acabar contaminando o alimento.

Existe ainda a preocupação de evitar arear as panelas quando for lavar. Isso é feito para que se evite que mais alumínio se solte na hora de cozinhar. "Panela não tem que brilhar. Brilho não é sinônimo de limpeza. Já se sabe que isso pode estar envolvido com problemas neurológicos. Então evite arear panela", ressaltou.

Publicidade
continue a leitura

Armazenamento certo

A forma certa de se armazenar comida na geladeira é colocando elas em potes, de preferência de vidro ou de plástico. Isso desde que eles sejam livres de BPA, que é um composto químico orgânico que faz mal à saúde. Um detalhe que também é bom ser observado é que esses potes tenham fechamento hermético para conservar ao máximo a qualidade, sabor e cheiro dos alimentos.

Publicado em: 31/08/20 17h37