História

7 artefatos religiosos completamente pertubadores

0

Quando você pensa em uma relíquia religiosa, você provavelmente deve pensar em coisas no estilo “Indiana Jones”. Um cálice de ouro, uma pedra preciosa sagrada, um punhal que esfaqueou um demônio, são os mais diversos objetos que são documentados como religiosos.

Entretanto, no mundo real, uma “relíquia” geralmente consiste em partes do corpo de um santo que foi decepado e se transformou em um candelabro, ou coisas semelhantes. Não é novidade que algumas dessas relíquias podem ser consideradas bizarras.

Você vai conferir a seguir, 7 das relíquias religiosas mais bizarras:

Imagem de Edessa

1

A imagem de Edessa é, supostamente, uma toalha sobre a qual Jesus havia secado seu rosto. A lenda por trás da relíquia é que a toalha foi criada após o rei Agbar de Edessa pedir para que Cristo fosse até ele para curá-lo de uma doença. O rei recebeu a toalha com a imagem de Cristo de um pintor que foi ao encontro dele. Quando o artista voltou com a toalha, o rei foi curado de sua lepra. A imagem de Edessa continua a ser uma das relíquias mais importantes da coleção do Vaticano e atualmente reside na capela privada do Papa.

Leite Materno da Virgem Maria

2

O leite materno era uma relíquia extremamente popular na Idade Média. Uma igreja inteira foi construída em uma rocha que tinha milagrosamente ficou branca depois de entrar em contacto com o leite da Virgem, quando ela amamentou Cristo. Outra lenda diz que São Bernardo estava rezando diante de uma estátua de Maria quando o leite pulverizado de seu peito, caiu em sua boca. Muitos frascos de leite foram levados e transportados por toda a Europa.

Dente de Buda

3

Depois que Buda foi cremado, seu dente canino esquerdo foi encontrado nas cinzas por seu discípulo Khema, que deu a peça ao rei de Brahmadatte. Lendas começaram a circular e, a mais famosa dizia que quem possuía o dente tinha o direito divino de governar o reino de Brahmadatte. Muitas guerras foram travadas por nenhuma por causa do dente. O dente foi responsável por converter muitos reis indianos ao budismo. Ele está atualmente em um caixão de ouro e é exibido apenas em cerimônias especiais.

Sangue de São Januário

4

Ele é o santo padroeiro dos bancos de sangue. São Januário foi decapitado na cratera vulcânica de Solfatara em 305. Seu sangue foi salvo por uma mulher chamada Eusébia e levado para Nápoles. O sangue coagulado foi preservado pelos fiéis. Guardado em dois frascos, o sangue é removido do seu santuário três vezes por ano (uma das quais é 19 setembro, dia da festa do santo), quando milhares se reúnem para orar pela segurança da cidade.

Santuário dos Magos

6

Os restos dos três reis magos chegaram em Colônia em 1164 depois de serem reunidos em Jerusalém por Santa Helena e depois de serem mantidos centenas de anos em Constantinopla e Milão. O santuário em si é um sarcófago triplo banhado a ouro. É a maior relíquia do mundo ocidental.

A mão de Santa Teresa de Ávila

7

Santa Teresa teve um papel surpreendente, tanto na guerra civil espanhola, quanto na ditadura franquista que se seguiu. O catolicismo era um aspecto importante do regime franco e Santa Teresa foi usada como uma ferramenta de propaganda para endossar a ideologia cristã. Em fevereiro de 1937, o futuro tirano Francisco Franco adquiriu a mão de Santa Teresa, após ter sido roubada de um convento em Ronda. Boatos que ele dormia com a mão mumificada debaixo do travesseiro.

Braço de Maria Madalena

8

Em 1191, Hugo de Avalon visitou a abadia de Fécamp e tentou roubar o braço de Maria Madalena. Encontrando dificuldades para remover o braço do local, ele arrancou dois dedos do braço mumificado.

5 programas de TV que foram mais obscuros do que você imaginava

Artigo anterior

5 venenos assassinos e os seus reais efeitos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido