• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 venenos assassinos e os seus reais efeitos

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      04/01/16 às 14h35

Você tem medo de sapo? E do famoso gambá? Eles são conhecidos por serem animais perigosos e que exalam veneno para quem os ameaçam.

Os venenos são muito perigosos para a saúde humana e podem até causar vários efeitos negativos no corpo, além de poder causar até a morte.

Eles são usados nas lavouras, para combater as pragas vegetais, para matar roedores, com ratos e insetos e até na comida que você ingere eles estão presentes.

Nossa redação separou para você uma listinha com alguns venenos assassinos e os seus reais efeitos no corpo humano. Confira aí:

1 - Rã do veneno dourado (Phyllobates terribilis)

CC9WTE poison frog very poisonous animal with warning colors Phyllobates terribilis Colombia amazon rainforest toxic amphibian

O veneno desse anfíbio fica localizado sob sua pele e recebe o nome de batracotoxina. Quando a rã fica suada, principalmente, uma espuma branca começa a surgir e o veneno começa a ser excretado pelo suor.

A batracotoxina, quando em contato com a corrente sanguíne, pode provocar paralisia e morte, mesmo se entrar em contato em quantidades pequenas.

2 - Estricnina

Estricnina

A estricnina é um derivado das sementes da árvore nux-vonica Strychnos, que fica no sudeste da Ásia e na Índia.  Morrer por conta deste veneno é uma forma muito agonizante e dolorosa. Ela é usada como pesticida, em especial para matar roedores. Essa neurotoxina ataca os nervos da coluna e provoca contorção no corpo todo, além de espasmos involuntários.

Ela é uma susbstância difícil de encontrar nos comércios por aí e foi utilizada como forma de tortura em prisioneiros da Segunda Guerra Mundial.

3 - Tetrodotoxina

hqdefault

Esse veneno é bastante perigoso e você encontra, principalmente, em restaurantes de comidas cruas. A tetrodoxina é encontrada em órgãos de peixes sopradores, como o baiacu, e que não existe nenhum antídoto que possa reverter seu efeito.

Ele é mortífero e também pode ser encontrado em salamandras, polvos, estrelas do mar, vermes e até sapos. Ele pode afetar o corpo humano por meio de inalação, ingestão ou até mesmo cortes na pele.

4 - Toxina Botulínica ou Botox

young beautiful woman having an injection

Uma bactéria chamada Clotrisdium botulinium produz uma proteína chamada toxina botulínica, uma neurotoxina que inibe o controle neuronal em nosso corpo. Elas são conhecidas como 'Botox' e utilizadas em procedimentos estéticos.

Essas toxinas atacam os neurotransmissores que desencadeiam contrações musculares no corpo e podem causar paralisia da parte em que atingiu e até levar à morte. Em casos mais simples, a ingestão da toxina pode paralisar temporariamente e em frequência menor.

5 - Ricina

1366164808_740215_0000000000_noticia_normal

Você encontra a ricina na planta de óleo de rócino, a Ricinus Communis. Ela é muito perigosa para a saúde humana pois pode causar diarréia e até a morte, se caso for ingerida, inalada ou injetada.

A ricina é uma das mais potentes toxinas de origem vegetal, encontrada na mamona, aquela frutinha verde que com certeza você já brincou de guerrinha com amigos, na sua infância.

O que achou destas substâncias? Você já conheceu algumas? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+