7 árvores brasileiras que as próximas gerações podem não conhecer

POR A redação    EM Natureza      21/09/15 às 13h44

Dia 21 de Setembro é comemorado o Dia da Árvore. E essa que era para ser uma data de contemplação dessas belíssimas representantes da Flora mundial, acabou se tornando um dia de conscientização e reflexão. Nós somos deliberadamente o país que possui a maior biodiversidade do planeta e isso faz com que a nossa carga de responsabilidade seja ainda maior.

Praticamente nas vésperas da chegada da Primavera, a data foi escolhida para a celebração da importância das árvores, que além da beleza, auxiliam na qualidade do ar, algumas delas nos fornecendo alimentos e nutrientes, além de servirem de moradia para diversas espécies de animais.

Mas como literalmente, nem tudo são flores, iremos mostrar para vocês, alguns exemplares nacionais que, infelizmente, as próximas gerações de brasileirinhos e brasileirinhas, poderão não conferir, devido ao risco de caráter emergencial, de não existirem mais:

1- Cravo do Maranhão ou Casca-Preciosa

pau-cravo

O Cravo-do-Maranhão ou Casca-preciosa é considerada uma "droga do sertão", ou seja, era um daqueles típicos produtos que já foram visados e levados para a Europa, na época do tempo colonial, como uma especiaria.

Era visto como mais vantajoso do que outras especiarias tradicionais como o cravo-da-india, por permitir mais recursos de sua constituição, a serem explorados. O cravo-do-maranhão possui um caule que pode ser utilizado como se fosse uma 'canela', além das flores que são utilizadas como os 'cravos'. A exploração continua durante séculos, além do desmatamento, fizeram com que essa árvore se tornasse raríssima de ser encontrada na natureza.

2- Castanheira (Bertholletia excelsa) 

arvore

Em solos nacionais a castanheira é extremamente  rara, por conta da exploração ilegal secular da árvore, sem contar, que no processo de pavimentação e construção das rodovias na região amazônica, fizeram com que se tornasse corriqueira, a derrubada dela em massa. Diferentemente de regiões bolivianas, que de certo modo, protegem a Bertholletia excelsa de modo mais eficaz.

3- Pau-Rosa (Aniba rosaeodora)

rosewood-essential-oil-aniba-rosaeodora-003

Essa é uma árvore que serve de matéria prima para a fabricação de produtos de luxo, utilizados por pessoas como ninguém mais, ninguém menos que Marilyn Monroe, através de lascas de do caule. Entretanto, para conseguir realizar a extração de 180L de essência do Pau-Rosa, são necessárias 20 toneladas da madeira em questão, algo em torno de mil árvores que precisa serem derrubadas.

4- Mogno Brasileiro

IMG_1178

Essa árvore que é comum no território brasileiro, especificamente do norte do país, é bastante usada na produção de móveis, e o seu uso desenfreado, além do desmatamento ilegal, vem fazendo que a Swietenia macrophylla se torne cada vez mais escassa.

5- Andiroba

Andiroba-Capi-_n

Especificamente as sementes dessa árvore, produzem um óleo de aspecto viscoso e amarelado, que possui propriedades medicinais, auxiliando no tratamento de doenças do sistema respiratório, e estomacais, além de possuir funções cicatrizantes. O que faz com que a andiroba seja extremamente visada e alvo da exploração ilegal.

6- Pau-Brasil

6791988330_f25ef4794f_b

Oriundo da Mata Atlântica, o Pau-Brasil historicamente foi um objeto de desejo europeu, desde os primórdios dos tempos coloniais, o que fez com que houvesse uma extração maciça de exemplares da árvore, para a utilização de sua madeira e para a fabricação de corantes de cores avermelhadas. Aliás, essa foi uma das primeiras explorações comerciais relacionadas ao país, inclusive, a árvore deu o seu nome à Federação.

7- Araucária

araucaria4

Araucaria angustifolia era abundante no sul do Brasil inteiro, indo até as bordas da Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, e em partes de São Paulo e Minas Gerais. Entretanto, a exploração ao longo dos séculos foi tanta, que hoje as araucárias cobrem apenas 2-3% dos estados do sul do país, e uma incidência menor ainda nas demais regiões.

Infelizmente, as previsões são catastróficas para as próximas décadas! Mas esses não são os únicos exemplos. Vocês sabem de mais exemplares da nossa flora que estão prestes a entrarem em extinção nos próximos anos?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+