Ciência e Tecnologia

7 coisas que acontecem quando você passa 8 horas sentado todos os dias

0

Com o passar dos anos as pessoas passaram a ser mais sedentárias e a gastar grande parte do seu dia sentadas. Em alguns casos isso acaba acontecendo devido ao seu trabalho ou estudo, já que quando se trata de salas de aula e escritórios, você tem de ficar em uma cadeira durante a maior parte desse tempo. O problema é que, quando chegam em casa, isso acaba se mantendo mais uma vez. O fato que muitos ignoram é que fazer isso pode trazer sérios riscos para o seu corpo.

Todos sabemos que exercícios físicos são ótimos para o corpo e mente das pessoas e que, infelizmente, o sedentarismo apresenta o oposto disso. Esse comportamento acaba resultando em alguns hábitos negativos que, mais uma vez, contribuem para a intensificação dos fatores de riscos gerados.

Se você trabalha em escritórios ou, assim como essas pessoas, passa a maior parte do seu dia sentado, é bom tomar cuidado com esses pontos. Você pode estar colocando a sua própria saúde em risco sem nem ao menos saber. Essas são alguns dos problemas que podem aparecer com você, caso se enquadre nas características apresentadas.

1 – Tensão espinhal

Dores nas costas são extremamente comuns em pessoas que ficam sentadas por muito tempo. Isso acontece porque, de acordo com estudos da Universidade da Califórnia, essa posição não é natural do ser humano.

A nossa coluna possuí uma forma de “S”, porém, quando estamos sentados ela se modifica para um “C”. Isso faz com que o músculo do estômago seja contraído e fique mais fraco. Além das dores no próprio local você também pode apresentar dores de cabeça e uma visão turva.

2 – Sistema cardiovascular prejudicado

O sedentarismo tem como um de seus principais riscos as doenças cardiovasculares. Dentre elas está a hipertensão crônica. A posição frequente faz com que a sua circulação sanguínea seja danificada, causa aterosclerose precoce e prejudica o processo de consumo e fornecimento de oxigênio. Para mostrar mais claramente esses efeitos, um estudo feito com 17 mil pessoas durante 13 anos apresentou que 54%  delas tem maiores riscos de morrer devido um ataque cardíaco.

Existem dois tipos de colesterol, dentre eles está o LDL, colesterol ruim, e o HDL, colesterol bom. Quando se está muito tempo parado você acaba fazendo com que o LDL aumente consideravelmente e isso trás consequências. Causando diversos problemas cardiovasculares.

3 – Obesidade

A obesidade é sim um dos efeitos do sedentarismo. Durante o tempo que esta naquela posição fixa o seu metabolismo diminui e o seu corpo queima menos calorias. Fazendo com que, consequentemente, a obesidade se torne um possível e evidente destino. Além disso, o excesso de gordura é mais armazenado durante esse período. A queima de gordura chega a diminuir um total de 90%, enquanto o nível de insulina diminui e a pressão sanguínea aumenta.

4 – Músculos e ossos fracos

A ausência de atividades físicas e o hábito de ficar muito tempo sentado faz com que os seus músculos se tornem mais frágeis e flácidos. Os mais afetados nesse momento são os músculos abdominais e o dos glúteos. Além deles, uma grande vítima são os ossos em geral. E, ao desgastá-los você pode estar possibilitando o surgimento de doenças como a osteoporose.

5 – Atrofia muscular

Como falamos logo acima, os músculos são extremamente afetados quando se fica muito tempo parado. Quando você deixa de usar certas partes do seu corpo com frequência elas podem chegar a um estado grave de atrofia. As células musculares necessitam de muita energia para se manter e isso não acontece quando se está parado.

6 – Prisão de ventre

Você já deve ter percebido, caso faça parte desse quadro, que tem se tornado mais difícil ir ao banheiro. Se sim, saiba que existe uma explicação plausível para isso e que na verdade ela acontece devido o sedentarismo. Além de ficar sentado poder causar problemas como as hemorroidas, o intestino precisa de movimento para funcionar. E quando o corpo não o faz isso acaba se tornando mais difícil. As fezes acabam se endurecendo e fica complicado no momento de fazer suas necessidades.

7 – Envelhecimento precoce

Todos queremos permanecer jovens durante a maior quantidade de tempo que conseguirmos. Tanto que, por esse motivo, existem vários tratamentos e métodos destinados a esse fim. Mas, o que você não deve saber é que ficar muito tempo sentado e excluir as atividades físicas pode acelerar esse processo.

Isso acontece porque os nossos cromossomos são protegidos por estruturas chamadas Telômero. Elas impedem que essas células sejam danificadas mas, com o passar do tempo, se tornam menores e mais frágeis. O problema é que alguns estudos tem mostrado que a vida inativa faz com que isso aconteça mais rapidamente. Fazendo com que, consequentemente, você envelheça mais rápido.

Todos esses problemas podem se tornar uma realidade na vida de diversas pessoas caso essas não mudem essas questões. Fazer alguns exercícios durante o dia ou não ficar tanto tempo sentado, saindo vez ou outra para se esticar, podem ajudar com o problema. Entretanto essas questões ainda são alarmantes, principalmente se você faz parte dela. Se você, assim como nós, acaba se enquadrando nessas características é bom começar a mudar alguns hábitos. O que acham? Já apresentaram algum desses fatores?

Os Simpsons acertaram mais uma previsão do futuro

Matéria anterior

9 coisas que você precisa saber sobre o novo Galaxy S9

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications