• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que Shazam! fez melhor que Aquaman

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      23/04/19 às 18h16

O que será que Shazam! fez melhor que Aquaman?! A Warner Bros. enfim começou a acertar com os personagens da DC Comics. A essa altura, podemos dizer que o estúdio possui dois sucessos seguidos. Quando decidiu iniciar um universo compartilhado, Homem de Aço dividiu opiniões, assim como Batman vs. Surperman. Foi apenas com Mulher Maravilha que alcançou a glória de resultados positivos com público e crítica. Os dois filmes são muito bons, porém, é necessário reconhecer que a história de Billy Batson possui mais amor envolvido.

A seguir, comentamos alguns tópicos os quais Shazam! fez melhor que Aquaman. Lembrando que os exemplos abaixo não têm o intuito de diminuir a obra. É apenas um debate saudável de dois longas do mesmo gênero.

1 - Reconhecer a existência do DCEU

Para não dizer que Aquaman não menciona nada sobre o DCEU, há um momento no qual Mera cita o Lobo da Estepe. Apenas isso. Durante todo o filme, não há referências de absolutamente mais nada. O longo veio logo após o fracasso da Liga da Justiça, por isso, acreditou-se que seria este o motivo. James Wan revelou que o motive era simplesmente porque desejava fazer uma origem isolada.

Em contrapartida, Shazam! espalha referências do resto do DCEU por toda a projeção. Em especial por conta de Freddy. Muito fã do Superman, o garoto tem diversos acessórios referente a ele. Camisetas, sua mochila, uma suposta bala que o atingiu. Ele até guarda recortes de revistas e jornais sobre o incidente em Homem de Aço. Aquaman, Mulher Maravilha e Batman também foram lembrados.

2 - Identificação com a história

Apesar de Aquaman abordar o real problema da poluição dos mares, a situação de Billy Batson é mais fácil de se relacionar. Um garoto órfão, desconfiado de tudo e todos, o qual acredita que estar sozinho é o melhor a fazer. Ele possui um objetivo pessoal e ganha poderes e responsabilidades sem ter pedido por eles. Ele não sabe lidar com seus sentimentos e se encontra tão confuso quanto qualquer adolescente.

3 - Melhores coadjuvantes

O elenco secundário de Aquaman é estrelado e funciona muito bem na história. Contudo, na comparação em questão, os coadjuvantes de Shazam! se mostraram muito mais carismáticos. A começar por Rosa e Victor Vazquez, o casal que adota Billy. Eles não forçam a relação e nem desejam ser chamados de mãe e pai. Eles querem apenas oferecer um lar às crianças sem oportunidade, pois já estiveram no mesmo lugar. Mary tem dúvidas em relação a faculdade, enquanto Darla só quer ser uma boa irmã.

A dinâmica entre eles é natural e evolui conforme a narrativa avança. Em relação ao Freddy, nem precisamos comentar. O personagem é simplesmente incrível e provavelmente o mais divertido. Com o acerto de não precisar encaixar piada em todas as conversas.

4 - Algo novo

Antes do filme, o Aquaman podia até ser zoado, mas era amplamente conhecido. Shazam!, no entanto, é um personagem mais popular aos leitores de quadrinhos. Por isso, nessa era de filmes de super-heróis, o personagem mostrou algo diferente ao público casual. Um simples garoto que, ao falar determinada palavra mágica se transforma num herói. A ideia é refrescante e acrescenta cenários e possibilidades ao gênero.

5 - Protagonista com problemas reais

Arthur Curry é um cara legal, mas seu filme não teve conflitos reais. Já Billy Batson precisa lidar com problemas tangíveis todos os dias. Ele não para em nenhum lar adotivo, pois insiste em tentar encontrar sua mãe biológica. E mesmo ao encontrar uma turma que valha a pena compartilhar seus sentimentos, ele ainda tem dúvidas se deve mesmo fazer. A luta interna não é exclusiva. Freddy possui seus próprios problemas, especialmente por ser uma criança deficiente em um mundo tão cruel. Assim como o resto da família.

6 - Comédia

Aquaman tem seus momentos. O filme não é uma comédia por completo, mas proporciona cenas bem divertidas. Entretanto, Shazam! foi baseado na versão dos Novos 52, onde o personagem é zoeira por natureza. Afinal, ele é apenas uma criança que, de repente, tem superpoderes. O que você faria? Certamente, o primeiro pensamento não seria salvar alguém. Tanto que quando Billy está transformado, sua primeira reação em situações de perigo é se esconder. De início, claro.

Assim, o filme inteiro é animado. Quando Billy está como Shazam, ele continua com sua personalidade. Uma criança no corpo de um homem superpoderoso. A princípio, ele tira proveito da sua nova condição para tudo, até para ganhar dinheiro. O heroísmo mesmo vem apenas com o tempo e o seu amadurecimento.

7 - Um único vilão

O vilão de Aquaman funcionou, mas teria sido ainda melhor caso fosse apena um. Arraia Negra provavelmente será usado na continuação, mas deram atenção em demasia para o personagem. Poderia ter explorado mais Orm, sua política e intenções. Shazam! contou com apenas um antagonista. A presença de Dr. Silvana foi essencial para a evolução do personagem, tanto como herói quanto pessoa. O filme mostrou o passado do personagem e lhe deu motivações reais.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   CBR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+