Em 1938, a Action Comics apresentava ao mundo o Superman. O sucesso foi tanto que não demorou muito para todo mundo querer ter o seu próprio herói. E assim nasceram os quadrinhos de super-herói. Uma das primeiras imitações foi o Capitão Marvel. Inicialmente de uma editora concorrente, foi comprado pela DC anos mais tarde, quando ganhou o nome de Shazam. Mais de meio século depois, os poderosos ganharam o cinema e hoje vemos o Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, e o Universo Compartilhado da DC, o DCEU, disputarem o espaço milionário desses personagens no cinema. E também estamos perto de assistir a estreia do Shazam nos cinemas.

O herói, na verdade, é uma criança que, ao gritar "Shazam!", se transforma no herói com corpo de adulto. A palavra SHAZAM é um acróstico para as potências do Capitão Marvel. A sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade do Mercúrio. Conseguiu pegar? No entanto, enquanto seus poderes originalmente pareciam ser os mesmos que os do Superman, eles logo evoluíram e tomaram outras direções. Listamos então 7 poderes e habilidades do Shazam que você não sabia que ele possuía.

1 - Imortal

Se o Shazam começou como uma mera imitação do Superman, seus poderes logo chegaram a superar os do Kryptoniano. Provavelmente, a habilidade mais poderosa do herói seja a da imortalidade. Ele é, literalmente, imortal. Não, ele não é difícil de matar, ou vive bem mais que um homem comum: o cara não morre de jeito nenhum. Portanto, não importa o quanto as coisas fiquem ruins, ele encontrará uma saída. O relâmpago mágico que transforma o garoto Billy Batson em Shazam também serve para curar seu corpo depois que ele é ferido. Mesmo se ele não se curasse, não morreria. Isso, no entanto, deixa em aberto a questão do que aconteceria se ele apanhasse ou fosse muito torturado e não pudesse morrer.

2 - Poliglota

Publicidade
continue a leitura

A sabedoria de Salomão dá ao Shazam a capacidade de falar todas os idiomas do mundo. O poder permite ao herói se comunicar com todas as pessoas e resolver qualquer tipo de atrito em qualquer parte do mundo. Além disso, sua capacidade não se restringe apenas aos humanos. Ele também consegue conversar com os animais, não importa a espécie. Mas você acha que essa sabedoria se limita à Terra? Não, meu querido, ele pode falar qualquer idioma existente no universo. Ou seja, até em Kryptoniano ele é fluente.

3 - Ele não precisa comer, beber ou dormir

O Capitão Marvel é um pouco complexo. Uma vez que ele é imortal e não envelhece, ele é um Deus? Ele é um ser humano modificado? Qual é o seu lance? Dentre as dúvidas, uma coisa é certa: uma das principais características do Shazam é a sua grande resistência. Não é fácil entender como o corpo dele funciona. Principalmente quando você descobre que ele não precisa comer, beber ou dormir. A resposta real é que não devemos colocar muito raciocínio em um conjunto de poderes fantasiosos. Ainda assim é bastante confuso como seu corpo deve funcionar sem nenhuma dessas coisas.

4 - Teletransporte

Publicidade
continue a leitura

Em um primeiro momento, ele tinha a capacidade de se teletransportar. Porém, era um poder aplicado em apenas uma circunstância: viajar para a Rocha da Eternidade, onde visitava o Mago que lhe deu os poderes. Então ele não poderia usá-lo para outros fins. Desde que os Novos 52 surgiram, no entanto, o Shazam ganhou a habilidade de se teletransportar completamente. Isso foi demonstrado em uma história da Liga da Justiça há alguns anos, na qual Shazam estava saindo com Cyborg para ajudar a equipe. Cyborg disse ao impaciente Shazam que ele poderia simplesmente sair, então ele se teletransportou direto para a luta.

5 - Magia

Outra mudança notável no conjunto de poderes do Shazam é ??que agora ele é visto como o receptáculo da magia do Mago. Então ele realmente possui poderes mágicos. Ter a capacidade de conjurar mágicas, no entanto, é muito diferente do que realmente parece ser. O herói tem dificuldade de usar a própria magia, como se ele ainda estive aprendendo a lidar com ela.

6 - Poderes incendiários

Publicidade
continue a leitura

Nós já explicamos que o Shazam foi inspirado no Super-Homem. Inclusive nos poderes, que inicialmente eram idênticos. No entanto, durante A Guerra de Darkseid, saga da Liga da Justiça, Shazam ganhou um poder de respiração que o Superman só poderia sonhar em ter. Nesta história, o H em “Shazam” pertencia a Hronmeer, um notável deus marciano. Em Marte, o fim da vida é simbolizado pelo fogo, e é por isso que as chamas são a única fraqueza do Caçador de Marte, o último sobrevivente do planeta. Portanto, Hronmeer deu poderes de fogo a Shazam - inclusive um sopro incendiário.

7 - Relâmpagos

Durante Os Novos 52 o passado de Billy Batson foi alterado, de modo que ele agora faz parte de uma grande família de crianças adotivas. Outra mudança notável é que, agora, é o raio que transforma Billy Batson em Shazam. Além disso, ele pode atirar raios de seu corpo como um poder ofensivo ativo. Isso é diferente do seu uso do relâmpago mágico no passado, já que ele tem controle estrito sobre essa eletricidade. Por exemplo, ele usou para abrir um caixa eletrônico, forçando-o a expelir um monte de dinheiro.

E você, gostou desses poderes? Já está se apaixonando pelo herói? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais. E para você que mal conhece o Shazam mas o considera "pacas", aquele abraço.

Publicado em: 10/08/18 17h52