História

7 coisas verdadeiras que você nunca soube sobre a história de Jesus Cristo

0

Muito é discutido sobre as religiões, não é mesmo? É um tema que, com certa frequência, acaba virando o principal assunto em simples conversas entre amigos, ou em calorosas discussões dentro de salas de aula. É algo que realmente desperta o interesse entre os maiores e menores crentes, dividindo opiniões. Principalmente quando o nome de Jesus Cristo é mencionado.

Ele, que nunca ocupou nenhum cargo político nem nada semelhante, mas que simplesmente é a personalidade mais famosa de toda a história. Precursor de uma série de ideologias e o grande responsável por despertar a fé da humanidade, possuiu uma vida que em partes, é muito conhecida por nós. No entanto, existem aspectos que inegavelmente são desconhecidos. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 coisas verdadeiras que você provavelmente nunca soube sobre a história de Jesus. Dá uma olhada!

1 – Jesus não nasceu em 1 d.C

Dionísio foi um monge que viveu em Roma por volta do século 5 ou 6 depois de Cristo. Ficou muito conhecido por ser o responsável por calcular a data de nascimento de Jesus Cristo. No entanto, pode ser que ele tenha errado os cálculos. Não que tenha sido extremamente errado, mas também não foi exato. Ele estimou que o nascimento tenha ocorrido em 1 ano d.C.

Por outro lado, a Bíblia fornece alguns dados que podem mostrar que esse dado está errado. De acordo com análises mais recentes, o provável é que Jesus tenha nascido entre 3 a 2 anos a.C. Até mesmo o Papa Bento XVI acreditava que a data de Dionísio não é precisa. De acordo com o ex-papa, o nascimento ainda deve ter acontecido por volta de 7 a 2 anos a.C.

2 – Provavelmente havia uma estrela de Belém

Provavelmente você já conhece a história: na noite de nascimento do menino Jesus, uma imensa estrela iluminou o céu, anunciando a chegada do salvador. Ela ficou conhecida como Estrela de Belém. É um fato que realmente aconteceu e está documentado. Em 7 a.C, aconteceu uma tripla conjunção de Júpiter e Saturno, na constelação de Peixes. O fenômeno seria suficientemente brilhante e chamativo para atrair os Três Reis Magos.

3 – Jesus não nasceu em 25 de dezembro

Talvez você já tenha escutado algo a respeito. Se o nascimento se alinha com alguns dos principais eventos astronômicos da data, então certamente não foi no dia 25 de dezembro. Nesse dia aconteciam festivais de inverno chamados Saturnalia, que a Igreja Cristã libertou. Por isso temos o natal no inverno.

Porém, uma teoria estabelece que a data de nascimento seja em 20 de maio, data que coincide com pistas bíblicas, visto que os pastores estavam cuidando de seus rebanhos, algo que não fariam em dezembro devido ao intenso frio. Ainda existem teorias que estipulam o nascimento para 11 de setembro e 17 de abril, mas uma coisa é certa: não foi no dia 25 de dezembro.

4 – A data de morte de Jesus é quase certa

A Bíblia nos dá a data de morte de Jesus. Em Mateus 27, há a informação de que Jesus morreu em uma sexta-feira, durante a época de Páscoa. Existem apenas duas datas de Páscoa que podem se enquadrar nesses dados, que acabam se referindo ao nosso dia 3 de abril. Outras pistas como os reinados de César e Pôncio Pilatos, fazem dessa a data mais possível.

Nesse mesmo trecho da Bíblia é citado um terremoto logo após a morte de Jesus. Cientistas acabaram descobrindo depósitos de sedimentos que apontam para um terremoto ocorrido em Israel em cerca de 26 ou 36 d.C.

5 – Nazaré vs. Nazareno

Mateus também alega que Jesus vem de Nazaré, fazendo com que seja chamado de “Nazareno” em certas ocasiões. Por tal motivo, também é conhecido como “Jesus de Nazaré”. No entanto, existem dúvidas sobre Nazaré ser ou não uma cidade naquele tempo. Por outro lado, ser um “Nazareno” é algo um pouco diferente.

Nazarenos eram uma seita de judeus que tinham hábitos um pouco parecidos com os de Jesus. Foram mencionados em Pergaminhos do Mar Morto, sempre ligados aos Essênios. Praticavam propriedade coletiva, tinham um líder e não faziam juramentos contra Deus. Talvez Jesus pertencesse a esse grupo e era a isso que Mateus se referia.

6 – Massacre dos Inocentes

Conhecemos a história: depois que o Rei Herodes soube da existência de Jesus, mandou matar todos os meninos primogênitos com até 2 anos de idade no povoado, com medo de perder o trono para o filho de Deus. Bom, mas será mesmo que ele fez isso? Não existem provas de um massacre envolvendo bebês em Belém, mas também não é impossível que tenha acontecido. Matar todos os meninos de uma cidade pequena não estava fora de cogitação.

Basta pensar de quantos estamos falando exatamente. Seriam 3 mil? 4 mil? Não, bem menos que isso. Estima-se que a população total de Belém entre 7 a.C era de 300 pessoas. Portanto, é bem provável que na época do ocorrido, o número de bebês com tais características era inferior a 50. De fato, não seria impossível. No entanto, não existem provas científicas de que tenha acontecido, nem mesmo de que não tenha.

7 – Jesus nasceu em uma casa

Segundo teorias já estabelecidas no século 16, Jesus não teria nascido em um estábulo assim como todos pensam. Na verdade, teria ocorrido um erro de tradução em uma palavra, o que levou a todo o mal entendido. Ele teria nascido no piso inferior de uma casa, no mesmo lugar em que os animais ficavam. A maior parte das casas na época possuíam níveis, e o mais baixo era aquele utilizado para deixar os animais.

No caso, José e Maria tampouco estavam indo para um hotel, mas sim para a casa de parentes. Pela falta de espaço nos pisos superiores, precisaram ficar no piso inferior, mas que na verdade não era exatamente um estábulo. Ainda é provável que amigos e parentes do casal tenham presenciado o nascimento.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum ponto dos itens acima? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Você sabe qual o ator está por trás desse personagem famoso? [Quiz]

Artigo anterior

A última execução na guilhotina é mais recente do que você imagina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido