Você sabia que a principal vizinha da nossa Galáxia é a Galáxia Andrômeda? Se você acredita que a nossa seria grande, Andrômeda tem cerca de três vezes mais estrelas do que a via Láctea. Ela é localizada a cerca de 2,54 milhões anos-luz de distância da Terra.

É assim chamada, de Andrômeda, devido à proximidade da Constelação de Andrômeda, cujo termo é oriundo da Princesa da mitologia Andrômeda, filha de Cefeu, Rei da Etiópia e da Cassiopéia. Sua extensão é a maior de todas as outras galáxias do chamado Grupo Local composto pela Galáxia do Triângulo, Via Láctea e mais 30 de pequena dimensão. Levando isso em consideração nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos incríveis sobre a Galáxia de Andrômeda. Confira:

1 – É conhecida também como Messier 31

Esse nome veio de Chalers Messier, o astrônomo francês que catalogou a grande galáxia. Ele teria documentado muitos objetos no espaço no céus do hemisfério norte, e eles são coletivamente conhecidos como objetos Messier ou Catalog Messier.

2 – Nomeado após a constelação de Andrômeda

Publicidade
continue a leitura

O padrão de estrelas foi nomeado assim após a mítica princesa Andrômeda, esposa do herói grego Perseus. A constelação foi catalogada pela primeira vez pelo astrônomo grego Ptolomeu no segundo século, e também é conhecida pelos nomes de Chained Maiden, Persea ou Cepheis.

3 – Maior do que a Via Láctea

Na astronomia, ano luz é uma unidade comumente usada para medir distâncias. A Galáxia Andrômeda tem um diâmetro aproximado de 220.000 anos-luz, que é mais que o dobro da Via Láctea. Ela fica exatamente a 2,5 milhões de anos luz de distância da Terra.

4 – Um trilhão de estrelas

Publicidade
continue a leitura

É estimado que a Via Láctea tem entre 100 bilhões e 400 bilhões de estrelas. A Galáxia de Andrômeda possui cerca de um trilhão de estrelas. O Telescópio espacial Hubble da NASA descobriu uma grande e rara população de estrelas quentes e brilhantes como parte desses trilhões.

5 – Núcleo duplo

Um fato interessante sobre essa galáxia é que ela possui um núcleo duplo. Ambos núcleos possuem milhões de estrelas densamente compactas, e são separados por apenas cinco anoz-luz. O primeiro núcleo é conhecido como P1, enquanto o segundo é conhecido como P2.

6 – Magnitude de 3,4

Publicidade
continue a leitura

A Galáxia de Andrômeda tem uma magnitude de 3,4, que é um dos mais brilhantes de que qualquer um dos objetos de Messier. Em uma noite sem lua, a Galáxia de Andrômeda é visível a olho nu, mesmo quando vista de áreas visualmente poluído. Pode parecer mais de seis vezes maior do que a Lua quando fotografado através de um grande telescópio, mas apenas a região central mais brilhante é visível a olho nu ao usar binóculos ou um telescópio menor.

7 – 450 Clusters Globulares

Andrômeda

Clusters Globulares são grandes coleções empacotadas de estrelas antigas, e elas possuem até milhões de estrelas. Esses agrupamentos globulares podem ajudar a determinar a idade do universo ou mesmo ajudar a descobrir onde está o centro de uma galáxia. Os astrônomos identificaram 200 cachos globulares na Via Láctea, e cerca de 450 foram observados na Galáxia Andrômeda.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que se feedback é sempre muito importante.

Publicado em: 15/03/18 17h06