• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 galáxias mais estranhas do universo

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      07/03/18 às 15h38

Vivemos em uma galáxia desse vasto universo. Enquanto a Via Láctea parece ter sido cuidadosamente desenhada pelas forças intergalácticas, outras que estão espalhadas no infinito vácuo espacial podem ser consideradas algo extremamente feio e mal projetado. É muito difícil imaginar como é cada uma dessas galáxias fora da nossa, não é mesmo? Como afirmamos acima, cada uma possui características únicas e curiosas, sendo consideradas bizarras. Fora da nossa, elas não seguem um padrão de beleza que os astronautas e estudiosos consideram aceitável.

Foi pensando um pouco sobre isso que nós, da Fatos Desconhecidos, resolvemos trazer essa matéria para vocês. Buscamos por exemplos de galáxias diferentes e opostas a nossa. O resultado foi surpreendente, mas conseguimos listar algumas das mais estranhas e bizarras do universo.

1 - Objeto de Hoag

Essa mais parece duas galáxias em uma. O Objeto de Hoag é formado por um grupo de estrelas brilhantes no centro e um anel de estrelas em volta. Muitos se perguntam como o Objeto de Hoag se formou. Bom, os cientistas têm uma explicação: rotularam a galáxia como "um tipo de galáxia em anel". O mais curioso nessa galáxia é que dentro dela tem outra, bem menor. Pode ser vista nessa foto acima, naquele pequeno anel na parte superior do centro amarelo.

2 - Galáxias Antenas

Essa é outra que aparentemente, é a junção de várias galáxias. O único indício que os cientistas tem para afirmar isso, são os "cachos" amarelos que tem em cada ponta. Elas eram, antes, um centro galáctico. Hoje, estão lentamente se fundindo em direção a um estado de equilíbrio que resultará em uma galáxia única. Somente as maiores estruturas conseguirão se manter após a junção, ou seja, a maioria dos aglomerados de estrelas irão se separar. Isso mostra que um dia a nossa galáxia poderá se fundir com a de Andrômeda, que está mais "próxima". Mas não é motivo para se assustar, visto que para isso acontecer, levaria alguns bilhões de anos.

3 - Arp 87

Essa imagem parece ter saído de um quadro surrealista. Essa é o retrato do que acontece quando duas galáxias se chocam, mas apenas uma se mantém. Colisões galácticas acontecem com frequência e naturalmente. Nessa imagem podemos ver que duas galáxias quase entraram uma na outra há bilhões de anos. É provável que vão continuar se chocando até que finalmente se unam e se transformem em uma enorme e única galáxia.

4 - Galáxia Sombrero

A Galáxia do Sombrero recebeu esse nome por ter uma semelhança notável com o famoso chapéu mexicano. Quando olhamos para ela mais de perto, podemos ver que a galáxia é composta por vários grupos diferentes de estrelas, ao invés de apenas um grande. Os cientistas não conseguem explicar como os anéis foram capazes de se formar. Porém, existe uma teoria que deixa esse mistério interessante: os pesquisadores desconfiam que é muito provável que o núcleo da galáxia Sombrero abrigue um imenso buraco negro.

5 - Centaurus A

Essa galáxia, a primeira vista, pode parecer em demasia sem graça e não passa de uma mancha no espaço. Porém, se repararmos de perto, podemos encontrar algo peculiar acontecendo nela. Centaurus A é considerada grande para os padrões de uma galáxia e essas formações geralmente são de duas maneiras: espirais e elípticas. Quando os astrônomos a estudaram melhor, perceberam uma espiral escondida por baixo da galáxia, que é elíptica. Isso é algo completamente estranho, porque normalmente ou são de um jeito, ou outro. Nunca dos dois ao mesmo tempo, e isso é o que a torna única. A teoria é de que ela absorveu uma galáxia espiral alguns milhões de anos atrás.

6 - NGC 474

Essa e parece mais com uma água viva do fundo do oceano do que com uma galáxia. Os astrônomos ainda não conseguem se posicionar totalmente a respeito dela. Eles estudam o que está causando a descarga de tanta energia na galáxia, e existem teorias prevalecentes sobre. Em primeiro, essas conchas que podemos ver na imagem acima poderiam, na verdade, ser os restos de galáxias absorvidas pela NGC 474. Outra teoria é de que isso é o resultado de interações com outras galáxias menores.

7 - NGC 660

A NGC 660 é um tipo raro de galáxia chamada galáxia de anel polar. Mas o motivo delas serem raras, poucas pessoas sabem. Os cientistas só descobriram cerca de uma delas até hoje. Essas galáxias têm anéis, estrelas, poeira, detritos e outras coisas em uma órbita quase perpendicular no disco simples. Esse material provavelmente foi desviado de uma galáxia que passava por ali há muito tempo.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Ele nos ajuda a compreender melhor o nosso público e assim trazer as mais diversas matérias.

Próxima Matéria
Via   Hypescience     Listverse  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+