• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 hackers que fizeram coisas inacreditáveis

POR Natália Pereira    EM Entretenimento      19/06/18 às 17h56

A maioria das pessoas consideradas hackers são vistas de forma negativa pela sociedade. E, talvez, grande parte disso seja um efeito causado pela exibição negativa que estes tem em filmes e séries espalhados por aí. Ou mesmo pelo fato de que a maioria das pessoas já teve alguma conta hackeada na década passada, quando isso era mais fácil e frequente. Acontece que, ainda assim, a visão que temos dessa pessoas está muito deturpada e fora da realidade.

Isso porque, para falar a verdade, existem alguns hackers bem motivados por aí. Fazendo com que, vez ou outra, acabemos nos deparando com histórias de pessoas que usaram a sua capacidade de hackear para fazer o bem e ajudar as pessoas, ao invés de se aproveitar delas. Pode não ser assim tão comum mas alguns desses casos já ganharam repercussão na internet. E, caso você ainda não os conheça, essas histórias provavelmente vão te fazer pensar duas vezes antes de generalizar negativamente os hackers. Afinal, apesar de não estarem certos, muitos deles não fazem nada realmente ruim!

1 - Gary Mckinnon

O fanatismo alienígena desse hacker acabou fazendo com que ele realizasse um dos maiores feitos nessa área. Afinal, ele acabou sendo conhecido como o 'maior hacker de computado da história' depois que conseguiu invadir a rede da NASA. E tudo isso aconteceu porque ele acreditava que existiam provas sobre a sua existência mas que estavam sendo privadas do conhecimento do público. Depois de olhar os dados presentes nos computadores da agência, ele chegou a afirmar que teria encontrado imagens suspeitas de extraterrestres e OVNIs.

Além disso, ele teria encontrado um documento chamado 'The Disclosure Project' que continha aproximadamente 400 relatos que mencionavam a existência de alienígenas ou de alguma de suas tecnologias. Para encerrar com chave de ouro, Gary Mckinnon desativou o sistema de computadores da NASA por 24 horas e ainda deixou um recado para eles dizendo; 'Sua segurança é uma porcaria'.

2 - Adrian Lamo

Conhecido também como 'O hacker desabrigado', esse homem acabou chamando a atenção das pessoas em 2003. Isso porque, quando jovem, ele conseguiu hackear sites importantes como o Yahoo!, o New York Times e a Microsoft. Sem falar no fato de que as informações fornecidas por ele acabaram resultando na prisão de Chelsea Manning. Aparentemente, depois de hackear o seu primeiro grande site, ele se sentiu ainda mais motivado porque o mesmo acabou elogiando a sua capacidade. Mas, felizmente ou não, o New York Times não teve essa mesma postura. Afinal, depois de ser invadida por ele, a empresa entrou com um mandado para prendê-lo.

3 - Jonathan James

Esse jovem, que tinha apenas 16 anos na época, fez algo realmente difícil para alguém da sua idade. Afinal, ele conseguiu hackear a NASA e colocou toda a agência em grande alerta. Isso porque, depois de invadir o sistema, ele conseguiu acesso a informações sigilosas e extremamente importantes. E, para impedir que ele continuasse, a empresa teve que desligar todo o seu sistema em uma tentativa desesperada de acabar com a invasão, o que custou US$ 47.000.

Jonathan James acabou se tornando o primeiro jovem, menor de idade, a ser condenado por um cibercrime nos Estados Unidos. E, em 2008, depois de ser acusado por coisas que afirmou não ter feito parte, o jovem optou por tirar a própria vida. De acordo com uma carta deixada por ele, essa seria a única opção já que o mesmo não confiava no sistema de justiça e achou que a sua ação seria uma forma de retomar o controle e fazer com que sua mensagem fosse passada para o público.

4 - Kevin Mitnick

Talvez você já tenha ouvido falar de Kevin Mitnick, afinal ele é um dos hackers mais famosos de todo o mundo. Isso porque, no passado, o homem acabou chegou a comprometer bancos de dados importantes de toda a América. Sem falar no fato de que ele tinha acesso a inúmeros cartões de crédito do continente mas, ainda assim, nunca roubou um único centavo deles. Tudo isso parecia não passar de diversão para ele mas suas ações fizeram com que ele fosse considerado o cibercriminoso mais procurado dos Estados Unidos.

Isso fez com que ele tivesse que se esconder durante 2 anos até que foi pego. E, depois de cumprir sua sentença, acabou começando a trabalhar como consultor de segurança e se estabilizou.

5 - Kevin Poulsen

Apesar de ter começado a hackear apenas por diversão, o homem acabou redirecionando os seus dons para o bem no final. No começo, ele tomou conta da linha telefônica de um rádio só para que pudesse ganhar um Porsche e foi pego pelo FBI por sua ação. Kevin teve que cumprir 5 anos de prisão e, depois disso, se tornou um jornalista. Um de seus grandes feitos foi disponibilizar o nome de 744 pessoas que usavam o MySpace para tentar convencer crianças a terem relações sexuais com elas. Depois disso ele acabou se tornando um editor da Wired e contribuiu com a criação do SecureDrop.

6 - Astra

Esse famoso hacker grego, na verdade, era um matemático que conseguiu roubar milhares de informações e traca-las por dinheiro. Mas seus problemas começaram realmente depois que ele invadiu os computadores do Grupo Dassault e vendeu os dados sobre a caça de jatos e aviões militares para o governo, o que custou um US $ 360 milhões para a empresa. Isso fez com que ela abrisse uma caçada em busca dele e, em 2008, ele finalmente foi pego e condenado a 6 anos de prisão. O mais suspeito disso tudo é que, ainda assim, ele não teve a sua identidade revelada.

7 - Albert Gonzalez

Esse homem realmente merece estar nessa lista e o motivo para isso pode ser um pouco perturbador, principalmente se você é um daqueles que teme perder o seu dinheiro depois de colocá-lo em um banco. Isso porque, depois de 2 anos, Albert Gonzalez conseguiu roubar aproximadamente US $ 200 milhões. Sendo que tudo isso foi possível por meio de 170 milhões de cartões de créditos e números de caixas eletrônicos. Isso fez com que ele realizá-se o maior roubo de cartões de créditos da história.

Ele fez isso tudo enquanto trabalhava para o Serviço Secreto dos Estados Unidos e quando foi pego, acabou sendo condenado a 20 anos de prisão. Aparentemente, ele ganhava uma média de US $ 75.000 por ano e o seu objetivo era conseguir US $ 15 milhões para poder se aposentar e comprar um iate.

Alguns desses hackers obedecem ao senso comum de que fazem o que fazem para conseguir dinheiro. Mas, ainda assim, outros mostram que tem um objetivo nobre por trás e surpreendem ainda mais as pessoas. E aí, o que acharam deles e de seus feitos? Comente aí embaixo!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+