icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 idiomas mais antigos que ainda são usados hoje

POR Erik Ely EM Curiosidades 28/02/20 às 17h41

capa do post 7 idiomas mais antigos que ainda são usados hoje

Ao longo da história, os idiomas sempre estiveram presentes na humanidade. De fato, esse foi um dos principais fatores para nossa civilização. Contudo, ainda hoje, idiomas desaparecem e reaparecem em novas e diferentes formas. Mas, afinal, quais o idiomas mais antigos que ainda são usados hoje?

Como as línguas faladas antecedem as línguas escritas em dezenas de milhares de anos, nunca poderemos verdadeiramente descobrir a imagem das línguas, que existiam nos tempos antigos. Dessa forma, conquistas, guerras e grandes migrações, foram fatores que influenciaram o desaparecimento e o surgimento de novas línguas.

1 - Basco

A língua Basca, ou Eskara, como é conhecida por seus falantes, é única na Europa. Além disso, essa também é a única língua remanescente da velha Europa, que sobreviveu sozinha por séculos, enquanto outras línguas desapareceram, antes da disseminação das línguas indo-europeias. Atualmente, a língua é falada no País de Basco por cerca de 750.000 falantes nativos.

2 - Ainu

Sem uma forma escrita inicial, o Ainu é a língua do povo Ainu, nativo do norte do Japão. Dessa forma, o idioma antecede o povo japonês moderno. Contudo, por sua vez, o Ainu é um idioma isolado, sem nenhuma conexão com o japonês. Entretanto, existem algumas conexões com as línguas paleo-siberianas.

3 - Árabe

Pertencente ao grupo de línguas semíticas, a língua árabe está entre as mais antigas que ainda estão em uso. Embora abranja uma série de subgrupos e variantes, o idioma é unificado e padronizado em forma de Árabe Clássico. Alguns de seus escritos datam de 125 d.C. Além disso, esse também é um ótimo exemplo de uma língua, pertencente a uma nação poderosa, que pode se estabelecer e sobreviver por séculos, em sua forma original. Por meio da disseminação, a língua influenciou diversos idiomas modernos em todo o mundo.

4 - Tâmil

O Tâmil é parte das línguas dravídicas e é falado pelo povo Tâmil, que é nativo da parte meridional do subcontinente indiano. Contudo, o Tâmil não possui conexão "genética" com o idioma Hini, dominante na Índia. Com cerca de 75 milhões de falantes nativos em todo o mundo, o idioma tem uma longa tradição, que sobrevive até hoje. Sua forma escrita mais antiga data de 300 a.C., além de mais de 2000 anos de história.

5 - Persa

A língua Persa, também conhecida como Farsi, é um idioma indo-europeu, amplamente utilizado e muito antigo, pertencente à subdivisão indo-iraniana. Além disso, possui cerca de 70 milhões de falantes nativos, ao redor do mundo. Seus primeiros escritos datam do século VI a.C., mas sua história é conhecida muito antes disso. O persa antigo era a língua do Império Aquemênida, que durou de 550 a.C. a 330 a.C., e mais tarde, esteve presente no Império Sasaniano.

6 - Chinês

Todos sabemos que a história chinesa remonta de muito tempo. Além disso, ela sempre esteve presente entre as civilizações mais avançadas da Terra. Dessa forma, o idioma chinês é igualmente antigo e também está entre os idiomas mais exclusivos do mundo. Seja na forma escrita como na fala, seu sistema é altamente complexo e possui cerca de 100.000 símbolos diferentes. Com isso, a escrita mais antiga do chinês data de 1250 a.C..

7 - Aramaico

Dentro do grupo semítico noroeste das línguas afro-asiáticas, o aramaico está certamente entre as línguas mais antigas do mundo. O idioma possui cerca de 3.100 anos de história escrita, colocando-o no topo dessa lista. Originalmente a língua da tribo aramiana, o idioma se espalhou rapidamente pelas regiões do Levante, Síria e Mesopotâmia. Em 1000 a.C., já havia reinos estabelecidos com a língua e algumas inscrições reais, que podem ser datadas do século 10 a.C.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest