Curiosidades

7 códigos e idiomas misteriosos que intrigaram o mundo

0

Existem muitos tipos e sistemas de escrita, como códigos, criptogramas, idiomas e mapas. Sendo que muitos deles não foram resolvidos e ainda permanecem como um mistério para a humanidade. Contudo, para você que está aqui, pode parecer simples ler esse texto da esquerda para a direita. Entretanto, saiba que não era bem assim antes. O nosso sistema, por exemplo, passou e ainda passa por diversas mudanças, para se aprimorar e possibilitar a comunicação. Agora, imagine tentar decifrar códigos e sistemas totalmente desconhecidos para nós?

Recentemente, o uso de computadores está diretamente ligado às tentativas de decifrar linguagens, anteriormente desconhecidas e ininteligíveis. No entanto, ainda há inúmeros casos de manuscritos, que são conhecidos por serem ‘indecifráveis’. Por isso, resolvemos listar 7 códigos e idiomas misteriosos, que intrigaram o mundo.

1 – Criptogramas da Biblioteca Britânica

Na Biblioteca Britânica, existem, pelo menos, três manuscritos totalmente escritos com esse criptograma. Eles são, A Sutileza das Bruxas, por Ben Ezara Aseph, de 1657; Ordem do Altar, Mistérios Antigos aos quais as Mulheres Sozinhas Admissíveis: Participação o primeiro dos segredos preservados na associação de unidade e apego de donzelas, de 1835; e o terceiro, Mistérios de Vesta, que se acredita ser de 1850. Contudo, por mais que os títulos sejam interessantes, não se sabe muito sobre o conteúdo dos livros.

2 – Uma língua perdida no Peru

Recentemente, uma carta de 400 anos revelou uma língua peruana, nunca antes vista. Escrita por um autor espanhol, a carta foi encontrada em 2008, em ruínas de um igreja de El Brujo. No entanto, somente agora, foi descoberto que a carta contém pistas para esse novo idioma. Tudo que se sabe é que a língua se baseia na cultura inca, e que é citada em outros textos. Em síntese, esse pode ser o “idioma dos pescadores“.

3 – Os criptogramas de Feynman

Em 1987, nos primórdios da Internet, alguém, que alegava ser aluno do físico doutor Richard Feynman, deixou uma mensagem para nós. De acordo com a mensagem, a pessoa dizia que seu professor havia recebido três amostras de código, e que seu desafio, era decifrá-las. No entanto, Feynman não conseguiu realizar a tarefa e logo, o estudante de pós-graduação teve a ideia de pedir ajuda pela internet. Com o tempo, um dos códigos foi decodificado por John Morrison, do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL). No entanto, os outros dois ainda permanecem sem solução. E para quem se interessar, o criptograma pode ser encontrado aqui.

4 – A transcrição de Anthon

Esse documento é, de fato, um pequeno pedaço de papel, que tem fama de ter sido escrito à mão por Joseph Smith Jr. Alguém, que para quem conhece, foi o fundador da ‘Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’, ou ainda, os Mórmons. E essa associação acontece porque muitos símbolos, utilizados no Livro de Mórmon, também são encontrados no texto, que ainda permanece sem tradução.

5 – Criptograma de Bellaso

Em 1553, Giovani Battista Bellaso, um criptógrafo italiano, publicou um manual para iniciantes na criptografia. Depois disso, outras duas edições do livro foram publicadas. Basicamente, além de conter explicações, também traziam novos códigos para serem decifrados pelos leitores. No entanto, ninguém conseguiu completar o desafio. E até hoje, ele permanece intacto. Sendo que, somente em 2009, um dos criptogramas foi decifrado por um inglês, Tony Gaffney. Contudo, ainda restam 5 criptogramas para serem decifrados.

6 – O Livro dos Selvagens

Emmanuel-Henri-Dieudonné Domenech foi um abade francês que, depois de muito viajar, produziu um documento muito estranho, conhecido como “Le Livre des Sauvages”. Podendo ser traduzido como “O Livro dos Selvagens“, o autor alega que esse não é seu trabalho, mas sim, dos nativos americanos que encontrou. Em suas páginas, podemos encontrar desenhos estranhos, que inclusive, contêm conotações sexuais. Mas nada que chegou a ser decifrado. Além disso, aos que se arriscarem, podem ver alguns exemplos aqui.

7 – Língua dos gêmeos

Por fim, há um caso que permeia mães de todo o mundo. Para ser mais específico, mães de gêmeos que parecem, de alguma forma, entender o que só os dois dizem. E de acordo com pesquisas, eles realmente entendem esse idioma, conhecido como Criptofasia.

Sua descoberta tem mais de 40 anos e se deu no complicado caso de Grace e Virgina Kennedy. Essas duas irmãs norte americanas eram criadas por sua avó, que era alemã. Mas mesmo convivendo com o inglês, as crianças não haviam aprendido a língua, até os 6 anos de idade. No entanto, pareciam falar entre si, um idioma complexo e, aparentemente, incompreensível. Hoje, é considerado um fenômeno raro e pode atingir cerca de 40% dos gêmeos.

Navio que afundou há 2 mil anos foi encontrado cheio de antiguidades

Matéria anterior

7 coisas da natureza que já foram hackeadas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.