7 lendas e mitos irlandeses que vão muito além dos duendes

POR Natália Pereira    EM Mistérios & Horror      15/05/18 às 19h27

Todas as culturas, independente do lugar e época, são cobertas de mistérios e lendas. E muitas delas acabaram se originando a bastante tempo, se espalhando com o passar dos anos de forma quase que viral. E, com isso, causando uma série de misturas culturais, fazendo com que alguns não saibam diferenciar uma da outra. O que, para falar a verdade, pode ser bem difícil nos dias de hoje. Mas você já parou para pensar no assunto em algum momento?

Provavelmente a resposta para isso é sim, mesmo que tenha sido a muito tempo. Isso porque, quando somos crianças, acabamos nos deparando com diversas lendas urbanas e isso se torna algo intrigante. E, para te mostrar como isso é verdade, pense nas lendas brasileiras que conhece. Você provavelmente vai pensar sobre o saci-pererê e mula sem cabeça, por exemplo. Mas e aquelas que pegamos de outras culturas? Você consegue dizer quais são e de onde vieram? Essas são algumas das lendas e mitos da Irlanda, elas vão muito além dos famosos duendes.

1 - Changelings

Esse nome pode não ser tão reconhecido assim mas, acredite, a sua história é bem interessante. E, se você viu a nova animação 'Caçadores de Trolls', vai acabar encontrando uma similaridade com esse conto. Isso porque, de acordo com a lenda, as fadas e outros personagens fictícios, como os trolls, acabaram tendo filhos deformados e resolveram trocar essas crianças por bebês humanos. E esses seriam os chamados 'Changelings' que, além de visualmente não tão agradáveis, também teriam características emocionais diferentes, se sentindo bem apenas quando a tragédia paira sobre a residência.

2 - Púca

Também conhecido como Pooka, essa seria uma criatura maligna. É responsável por causar o caos no mundo mortal. De acordo com a história, ele teria sido visto diversas vezes durante à noite, tanto na costa da Irlanda como em seu ambiente rural. E, aparentemente, acabava destruindo fazendas depois de causar danos aos animais e derrubar cercas no local. Além disso, em seus dias realmente ruins, acabariam ficando do lado de fora das residências chamando pelo nome das pessoas. Caso elas fossem até o lado de fora, as vítimas seriam levadas embora.

3 - Banshee

A imagem dessa criatura pode ser realmente variada mas, em geral, consiste em um ser com aparência humana e do sexo feminino. Ela pode aparecer como uma velha vestida com trapos, uma jovem e até mesmo uma mulher com roupas ensanguentadas. E, quando é vista, ela sempre está chorando e o seu grito é capaz de matar aqueles que a ouvem.

4 - Filhos de Lir

Essa história é um pouco mais conturbada do que as demais. De acordo com a lenda, Lir era o Lorde do Mar e acabou tendo 4 filhos com sua esposa. Mas, quando a mulher morreu, ele acabou se casando com Aoife, a irmã da sua ex-esposa. O problema era que Aoife não gostava dos filhos do marido com sua irmã e acabou jogando um feitiço neles depois de levá-los para o mar. Eles foram transformados em cisnes e a única forma de desfazer isso era ouvir um sino cristão. Os 4 vagaram por 900 anos até que São Patrício teria chegado ao país e os salvado da maldição.

5 - Finn MacCool

Esse guerreiro mitológico acaba aparecendo em diversas lendas da Irlanda. D acordo com sua história, existia um salmão que guardava os segredos e conhecimentos do mundo, e Finn queria todos eles para si mesmo. E, por isso, ele acabou decidindo que iria comer o salmão. Mas, no momento em que ele o estava preparando, o peixe acabou liberando um liquido e o guerreiro queimou o seu dedo com ele. Na intenção de aliviar a dor, ele acabou colocando o polegar na boca e aquilo fez com que o conhecimento fosse para ele. E, a partir daquele momento, bastava que ele colocasse o dedo na boca para que pudesse saber sobre algo.

6 - Fadas

As fadas parecem fazer parte de praticamente todas as mitologias mas, ainda assim, são bastante importantes e presentes nas tradições irlandesas. Mas, a visão mostrada por ele pode não ser assim tão boa. Apesar de serem colocadas como extremamente belas, poderosas e irresistíveis, além de poderem adquirir a forma que quiserem, elas trariam azar para aqueles que se aproximassem delas.

7 - Shamrock

Shamrock são os trevos de três folhas e eles são muito importantes para a Irlanda, chegando a ser um dos seus principais símbolos. E, como você já deve saber, eles representam a sorte, sendo considerado uma planta sagrada. Isso porque, para os Celtas, as suas três folhas em forma de coração são especiais, por ser um número sagrado. Além disso, para os cristãos, o seu significo é intensificado devido a Santíssima Trindade.

Apesar de serem conhecidos pela história dos duendes, existem muitas outras lendas e mitos que rondam o país, como você pode ver. Mas e aí, já sabia disso? Comente qual foi a mais interessante na sua opinião!

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+