• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 novas descobertas sobre buracos negros que vão te surpreender

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      03/09/18 às 17h00

O universo é imenso e esconde diversos segredos. Cientistas estão, constantemente, estudando o meio e descobrindo diversas coisas. De estrelas posicionadas em outros lugares até novos planetas, jamais vistos pelo ser humano antes. No entanto, pouca coisa chama tanto a atenção igual os buracos negros. A estranheza deles causa um tremendo reboliço nos estudos. Diversos cientistas lutam para explicar porque a física normal torna-se algo falho em torno deles ou o que acontece dentro dos "monstros" espaciais que consomem tudo. Todo ano, o fenômeno enigmático é capaz de revelar pistas assustadoras sobre sua verdadeira natureza. Diversos desses já foram encontrados, mas nunca houve uma explicação para isso.

Pensando um pouco sobre o assunto, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas das novas descobertas sobre os buracos negros que vão te impressionar totalmente. Se você souber de mais alguma coisa que não listamos, manda pra gente aí embaixo nos comentários. Aproveite para compartilhar com seus amigos essa matéria e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Buraco negro de crescimento mais rápido

O buraco negro mais faminto de todos entrou no Livro dos Recordes em 2018. O seu apetite engole uma área similar a do Sol diariamente e ele é o que mais cresce. Por sorte, ele está extremamente longe da Terra, sendo então um perigo que não corremos. Os cientistas não conseguem explicar o motivo desse buraco estar se expandindo tão rapidamente.

2 - Galáxia escondida

Este buraco negro foi marcado como PKS1351-341 e arquivado como uma entidade sozinha em sua região. Em 2018, foi divulgado uma foto mostrando a verdade sobre ele. O quasar estava localizado no centro de um aglomerado de galáxias. Ele esta cerca de 2,4 bilhões de anos-luz do nosso planeta e acredita-se que ele consome matéria a uma taxa exponencial. Ele é capaz de liberar energia suficiente para queimar 46 bilhões de vezes mais do que o Sol.

3 - Sistemas binários

Outra coisa inexplicável até então é o fato de que alguns aparecem como binários. Um par em órbita ao redor um do outro. Isso é extremamente perigoso. Até hoje, três casos de colisão de buracos negros foram documentados. Dois em 2015 e outro em 2017. O último se constituiu em ondas gravitacionais de uma fração de segundo a três bilhões de anos-luz de distância. Eles não foram destruídos e sim se misturaram, criando um único buraco ainda maior. Sobre a criação deles, os estudiosos acreditam que pode ser a morte de duas estrelas binárias ou a formação de ambos em um espaço e só depois se aproximam, tornando-se gravitacionalmente ligados.

4 - Bolha destruindo a Terra

Em 2018, físicos acrescentaram a teoria de que buracos negros podem, teoricamente, obliterar a Terra. O mundo científico celebrou a descoberta de ondas gravitacionais orbitando o planeta. Cientistas temem que essas possam se tornar um buraco negro, deixando o planeta em estado de alerta. Se isso acontece próximo a Terra, seria algo catastrófico.

5 - Buraco Negro Banido

Estudiosos sempre acreditaram na possibilidade de que as galáxias possam ejetar seus buracos negros centrais. No entanto, isso nunca foi provado. Em 2017, a galáxia chamada 3C186 surpreendeu. Os cientistas procuraram por um buraco negro supermassivo que havia nela, mas não tinha nada lá. Quando o encontraram, ele estava a mais de 35 mil anos-luz do centro. Com esse movimento, os cientistas acreditam que ele possa deixar a galáxia para o espaço aberto em cerca de 20 milhões de anos.

6 - Objetos misteriosos perto do Sagitário A

Sagitário A é o buraco negro que fica no centro da nossa galáxia. No início do século, dois objetos misteriosos foram descobertos o orbitando. Foram chamados de objetos de classe G. No entanto, eles, que agiam como nuvens de gás, não suportaram uma curva próxima ao buraco negro. Em 2018, os pesquisadores encontraram mais três em órbita próximos ao Sagitário A. Cientistas buscam explicar o que são eles e quais as suas funções.

7 - Buraco negro mais antigo

Alguns conseguem atingir grandes números de idade. Encontrado em 2017, o supermassivo se formou 690 milhões de anos após o big bang. Quando os cosmos tinham apenas 5% da idade atual, o buraco já era 800 milhões de vezes a massa do Sol. O ULAS J1342 + 0928 está localizado a 13,1 bilhões de anos-luz do nosso planeta. Esse é, provavelmente, o buraco negro mais antigo do universo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+