Curiosidades

7 pratos que não podem faltar na sua Ceia de Natal

0

A tradição da ceia é comum em muitas famílias brasileira para celebrar o final do ano, e os pratos de Natal são típicos!

A diversidade de pratos deliciosos servidos nessa refeição festiva até mesmo deixa sobras que agregam sabor ao almoço do dia seguinte.

Além disso, os pratos natalinos abrangem uma ampla variedade, com algumas famílias seguindo receitas tradicionais transmitidas ao longo das gerações.

Contudo, existem também clássicos indispensáveis que marcam presença em praticamente todas as mesas.

Por isso, se você está planejando seu jantar, alguns desses irresistíveis pratos de Natal não podem faltar. Veja quais são!

7 pratos de Natal que não podem faltar

Pratos salgados

Via Freepik

1. Peru ou Chester de Natal

O peru ou chester, dependendo da preferência de cada família, assume o papel central na ceia de Natal. Contudo, você já se perguntou sobre a origem dessa tradição?

Nos países norte-americanos e europeus, é comum saborear peru durante a ceia de Ação de Graças. No entanto, como essa celebração não é tão difundida no Brasil, a tradição foi incorporada às festividades natalinas.

O chester, por sua vez, surgiu como uma possível alternativa ao peru e conquistou seu espaço nas mesas natalinas.

Trata-se de uma variedade de frango menos gordurosa, com peito e coxas mais robustos, proporcionando uma generosa porção de carne para toda a família!

2. Bacalhau

Frequentemente servido em pedaços, acompanhado de batatas e pimentões, o bacalhau é outra opção de carne característica do Natal.

Esta iguaria é apreciada por todos, mas ganha destaque na ceia para aqueles que não são tão fãs de peru ou chester.

Dessa forma, é uma alternativa saborosa para pessoas com essas preferências, além da diversidade de preparo, podendo ser frito, assado, ao molho ou com acompanhamento de outro ingrediente.

No entanto, pode ser uma especiaria um pouco mais cara, e vale a pena se atentar para o orçamento dos seus pratos de Natal.

3. Salpicão

O salpicão, prato típico brasileiro, combina ingredientes crus e cozidos em uma única receita.

As variações são diversas, mas entre os elementos mais comuns estão: maionese, cenouras, batatas, pimentões de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta.

Alguns adicionam toques frutados, como abacaxi ou maçã verde, além das famosas e polêmicas uvas passas.

Ele pode ser servido frio, sendo um dos pratos de Natal mais práticos, pois a família consegue preparar com calma e reservar até a grande noite.

4. Arroz de Natal

Agora temos o polêmico acompanhamento! Embora seja presença comum na mesa dos brasileiros, o arroz gera acaloradas discussões no final do ano, tudo por causa das uvas-passas.

Afinal, há quem ame e quem deteste a presença dessa fruta seca no arroz!

Se você faz parte do time que não suporta uva-passa no arroz, existem alternativas criativas, como adicionar nozes ou castanhas de caju em seu lugar.

No entanto, vale apostar em acompanhamentos para sair do tradicional e trazer mais sabor para a mesa.

Sobremesas

Via Freepik

5. Rabanada

Conhecida carinhosamente como “fatia dourada”, a rabanada é elaborada com fatias de pão embebidas em leite, vinho ou calda de açúcar, em seguida passadas no ovo e fritas ou assadas. Impossível resistir a esse clássico natalino!

E para quem nunca experimentou, é o momento ideal para comer um pouco e ver se gosta do sabor.

6. Panetone ou Chocotone

Se os pratos de Natal dão muito trabalho, a opção pode ser comprar! Há quem se divida entre panetone ou chocotone, mas ambos são clássicos nos supermercadores e nas mesas.

Enquanto o primeiro é uma opção mais leve e simples, o segundo faz a alegria dos amantes de chocolate. Contudo, para resolver facilmente essa questão, basta comprar ambos para a família!

7. Pavê de chocolate

Por fim, um dos pratos de Natal mais famosos na sobremesa das famílias brasileiras é o pavê de chocolate.

Com sua doçura irresistível, ele intercala camadas de creme de chocolate com biscoitos, podendo ainda ser coroado com alguma cobertura especial.

Enquanto isso, para quem quer variar, pode escolher outros sabores, como morango, leite ninho ou creme. Fica a critério do cozinheiro e dos gostos dos participantes, mas vale a pena ter essa sobremesa para adoçar o final da festa e, claro, não escapar do “é pavê ou pacomê?”.

 

Fonte: Terra

Imagens: Freepik, Freepik

Jogos de celular, caminhadas e ioga: como trabalhadores indianos resgatados passavam o tempo no túnel até resgate

Artigo anterior

Astrônomos descobrem o sistema solar perfeito

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido