7 robôs que surpreendentemente imitam alguns animais

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      27/04/18 às 15h53

Não é novidade que o ser humano aprende com a natureza e usa isso para desenvolver tecnologias. Esse campo até possui um nome, computação bioinspirada. Mas, para quê isso? Essas tecnologias são usadas para solucionar problemas específicos em determinados ambientes. Para isso, cientistas criam robôs que são praticamente réplicas de alguns animais.

O resultado disso tudo são robôs que replicam habilidades de certos bichos, e até chegam a assustar algumas pessoas por serem fiéis na representação de suas partes orgânicas. E foi pensando que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 robôs que surpreendentemente imitam alguns animais. Confira:

1 - Cobra Marinha Robótica

Esse robô se chama Eelume. É uma máquina subaquática que realiza inspeções e manutenção em plataformas marítimas. Ele se assemelha bastante a uma cobra do mar e entra em lugares que nenhum veículo consegue.

2 - RoboBees

Uma coisa que preocupa muitos estudiosos do mundo todo é a população de abelhas e seu desaparecimento. A população tem visto reduções anuais drásticas nesses insetos, e ninguém sabe exatamente o porquê.

Em julho de 2014, pesquisadores de Harvard apresentaram minúsculas abelhas-robôs, que podem num futuro não tão distante realizar a polinização. Embora o conceito tenha sido demonstrado e comprovado como viável, um enxame de abelhas-robôs teria que ser capaz de se comunicar entre si e trabalhar em equipe, como um enxame real.

3 - MuddyBot

O biofísico Daniel Goldman, da Georgia, projetou robôs anfíbios capazes de lidar com as superfícies mais desafiadoras, como lugares escorregadios. Ele projetou um robô, que se assemelha bastante a um peixe mudskipper africano.

4 - Canguru biônico

Os tendões nas pernas dos cangurus agem como molas, dando-lhes uma incrível resistência. A empresa alemã Festo queria demonstrar como isso poderia ser aplicado a robôs. Sendo assim eles literalmente criaran um canguru. O protótipo é controlado por gestos, usando uma braçadeira carregada de sensores, do tipo que pode ser usada para controlar drones.

5 - SpotMini

Boston Dynamics é uma empresa robótica que faz criação de robôs humanos e caninos para uso civil ou militar. Uma de suas criações é conhecida como SpotMini, um robô que é destinado a ser um companheiro doméstico.

6 - CockroachBot

Baratas são pavorosas, não é verdade? Mas independente de serem criaturas nojentas, são bastante resistentes, rápidas, e podem passar por quase qualquer lugar. Tudo isso se deve ao seu exoesqueleto, que permite que o pequeno animal corra e achate seu corpo se necessário. O biomecanista da Us Berkeley, Robert Full, passou anos estudando os movimentos dos animais e suas possíveis aplicações para a robótica. O RoboRoach é parte de um campo emergente de robótica leve, que usa materiais maleáveis como polímeros no lugar de placas de metal.

7 - Robirds

A Clear Flight Solutions, uma empresa lançou um novo produto chamado de "RoBird". É um modelo realista de uma ave de rápida e, em testes, demonstrou reduzir a atividade de outras aves em áreas específicas, como o caso de locais de decolagem. Ele pode isolar e afastar pássaros particularmente teimosos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+