• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 supostos gênios que te farão se sentir inteligente

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      13/05/19 às 14h46

Não sei se você vai concordar comigo, mas eu acho que somos movidos por ideias bem articuladas. É claro que tudo, de uma forma ou de outra, começa com o insight ou o clique mental sobre determinada situação que poderia dar certo. O ponto de partida é essencial, mas o que é uma ideia sem execução ou sem aspectos metodológicos? Se a hipótese científica deve ser bem fundamentada, imagine, então, a ideia que tem o potencial de mudar as concepções do mundo? Pensadores/pensadoras como Sócrates, Marie Curie, Hypatia, Isaac Newton e Albert Einstein já estavam conscientes disso. Tanto é que suas ideias sobreviveram para além do tempo. Isso acontece, sobretudo, porque não tinha só o pensamento ali. É algo mais bem pensado, articulado, científico, dinâmico, experimental, qualitativo e abrangente. Entretanto, ninguém é 100% o tempo inteiro. Pessoas extremamente intelectualizadas podem acreditar em crenças não-científicas ou sem nenhuma base concreta. Acredite se quiser, mas existem supostos gênios que te farão se sentir inteligente.

Todos os que estão na lista abaixo, de certa maneira, contribuíram para os seus respectivos campos de estudos. Não estou aqui para tirar o crédito de ninguém. Estou aqui pura e simplesmente para relatar alguns entraves no meio de caminhos científicos (vamos dizer assim, está bem?).

1- Sol em Galileu e Ascendente em Galilei

Enquanto estudava na Universidade de Pádua/Itália, Galileu ministrou cursos de astrologia em conjunto com disciplinas matemáticas. De acordo com o livro A Cambridge History of Science, ele chegou até mesmo a montar horóscopos para patronos, algumas de suas filhas e... para si mesmo.

Olha, particularmente falando, não vejo nada de errado nisso. As vezes, é mágico pensar que a posição dos planetas interfere em nossa vida (passado, presente e futuro). O que me deixa intrigado é o fato de que a sua condenação veio por defender a teoria de que a Terra gira em torno do Sol. Preludiar a vida por meio da astrologia: tudo bem. Cogitar a hipótese de que o nosso planeta gira em torno do Sol: digno de excomungação. Vai entender...

2- Newton-se

Ao longo de sua vida, Isaac Newton escreveu mais de um milhão de palavras sobre alquimia, registrando suas notas pseudocientíficas com a mesma diligência que as de sua ciência real. A Biography.com transcreve a fala do curador de livros raros da Chemical Heritage Foundation, James Voelkel, para confirmar a informação: "[a alquimia] ocupava grande parte da atenção intelectual de Newton". Atenção, fãs de Fullmetal Alchemist! Este é o momento de vocês!

Ah, e lembro que alquimia refere-se à ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Por exemplo: transformar metais em ouro.

3- Misoginia grega

De acordo com a Wired, os homens da Grécia acreditavam fervorosamente que os úteros eram criaturas vivas. Aretaeus e Platão tinham a plena certeza de que essa era a causa para todos os tipos de ??comportamentos, como a "histeria das mulheres".

Além disso, Aretaeus levantou a hipótese de que o útero era o principalmente culpado por doenças como a "perda de fala", vertigem e morte súbita.

4- Alienígenas dentro da Terra

Para quem não sabe, Edmond Halley foi o sujeito que convenceu Isaac Newton a publicar sua Principa Mathematica. Sem contar que o gênio foi a primeira pessoa a traçar o percurso do Cometa de Halley, um feito deveras impressionante. Isso quer dizer que devemos muito para ele. Pena que nem tudo foi completamente aproveitável.

Segundo a Wired, Halley foi um dos principais expoentes da teoria da Terra oca e do que eu chamaria de "meta-planeta". Como assim? Bem, a amada física newtoniana de Halley não conseguia explicar a maneira em que o campo magnético da Terra flutua. Por isso, ele aplicou a hipótese de que existiria outro planeta dentro do nosso a ponto de girar e causar mudanças estranhas. Deus, para Halley, criara os planetas dessa maneira para que pudesse armazenar mais vida dentro deles.

Já está se sentindo mais agraciado de sabedoria? Eu acho que o efeito começou a aparecer em mim, mas talvez seja pelo fato de minha autoestima estar muito boa no famigerado dia de hoje. Esse é um dos supostos gênios que te farão se sentir inteligente.

5- Fake news e unicórnios

Isidoro de Sevilha, um grande teólogo canonizado por João Paulo II, tentou elaborar uma enciclopédia com todo o conhecimento humano. Atitude louvável, não é? Mas a questão é que o religioso tinha problemas com informações falsas. Um exemplo foi a sua obsessão com a existência de unicórnios e qual seria a maneira mais apropriada para capturá-los.

De acordo com a Wired, é pior do que sequer imaginávamos. Isidore acreditava que só existia uma maneira para que os caçadores pudessem atacar os unicórnios: colocando uma garota virgem para chamar a atenção das criaturas. Segundo ele, os unicórnios adormeceriam ao sugar os seios da moça.

Misericórdia, Isidoro, tenha critérios!

6- Supremacia genética

"Entre os brancos e os negros existem diferenças nos resultados dos testes de inteligência. Eu diria que a diferença é genética.", disse o biólogo ganhador do Nobel de Medicina, James Watson, repetindo suas teorias racistas, desta vez no documentário Decoding Watson (2019). Em resposta às afirmações, o Laboratório Cold Spring Harbor destituiu-o de todos os deveres administrativos remanescentes. Além disso, revogou todos os seus títulos honorários e cortou relações com o geneticista.

Nós estamos cansados de saber que o conceito de raça, muitas vezes utilizado para diferenciar grupos de indivíduos, não existe para a genética. Reaproveitar um assunto batido é meramente usá-lo como trampolim para reforçar a supremacia branca. Nas palavras do geneticista espanhol Carles Lalueza Fox, "as populações não ficaram suficientemente isoladas para que surgissem diferenças genéticas em características cognitivas".

Obrigado por suas contribuições no ramo da genética, senhor James Watson, mas não estamos interessados nas suas considerações sobre a inteligência humana. Vamos deixar isso para alguém menos preconceituoso. Esse é possivelmente um dos supostos gênios que te farão se sentir inteligente.

7- Mediunidade

Conhecidos por suas impressionantes descobertas no ramo da radioatividade, Marie e Pierre Curie tinham um estranho fascínio pela mediunidade. Acima de tudo, eram aficionados na médium italiana Eusapia Palladino, uma  notória psíquica que passou a virada do século XX seduzindo os crédulos.

Uma biógrafa dos Curie, Lauren Redniss, disse para a Wired que não devemos julgar Pierre ou Marie com muita severidade. Eles estavam vivendo na era de incríveis descobertas envolvendo um minúsculo átomo de energia insondável. Diante de tanta "loucura", talvez a ideia de que uma mulher italiana tivesse poderes psíquicos não fosse tão ruim assim. Concorda?

E aí, qual é o seu item favorito da lista? Gostaria de acrescentar mais algum? Compartilhe conosco por meio de seu comentário.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+