Curiosidades

8 sintomas do TOC que vão além de gostar de querer tudo organizado

0

Muitas pessoas sofrem de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o famoso ‘TOC’. Você já deve ter ouvido falar sobre isso e talvez até conheça quem sofre do mal. Esse termo é facilmente utilizado quando vemos alguma pessoa que lava as mãos durante horas todos os dias, ou quem tem uma mania de organização e limpeza extrema. Na verdade, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo é muito mais complexo e amplo do que esses hábitos. O TOC envolve pensamentos obsessivos incontroláveis que logo invadem a mente de uma pessoa e, a única forma de aliviar essas ideias é realizar alguns “rituais” individuais, visto que cada um sabe o que te alivia e dá paz.

Dr. Jeffrey M. Schwartz, em seu livro TOC: Livre-se do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, afirma que a condição está realizada a um desequilíbrio bioquímico em nosso cérebro. Esse atinge nada menos do que 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estudos e pesquisas. Como afirmado, há diversos outros sintomas do TOC e foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Sintomas do TOC

Quando as manias simples passam a ser obsessão, é necessário ficar atento. Quem sofre desse transtorno tende a acreditar que o único jeito de se livrar dos pensamentos que geram ansiedade é realizando um ritual da compulsão. Isso pode ir desde o ato de checar a porta diversas vezes para ver se realmente está trancada, até lavar as mãos de forma repetitiva para ficar livre de germes e bactérias que podem causar doenças. A psiquiatra Magda Vaissman afirma que este conjunto de pensamentos e condutas forçam quem sofre do mal a sempre pensar em algo ou, no caso de uma compulsão mais séria, a fazer alguma coisa sistematicamente e sem controle.

Pessoas com TOC tendem a acreditar que se não agirem de uma forma ou outra, algo ruim pode acontecer. O psiquiatra e psicanalista Mario Louza explica que as pessoas que sofrem com TOC diversas vezes têm noção de que essas obsessões ou compulsões não fazem sentido, no entanto, não conseguem deixar estes hábitos de lado. Isso gera angústia e sofrimento por não terem controle das suas próprias ações. Em contrapartida, há indivíduos que só percebem que têm esse transtorno quando a doença começa a afetar sua vida diariamente. Veja os sintomas mais comuns do TOC:

1 – Verificação em excesso de portas, janelas e travas que oferecem segurança.

2 – Passar muito tempo lavando ou limpando itens, bem como as mãos e o corpo, no caso, tomando diversos banhos por dia.

3 – Medo de ser contaminado por germes e passar doenças para outras pessoas.

4 – Medo de perder ou não obter objetos que a pessoa pode precisar.

5 – Organização de objetos nos mínimos detalhes, com ordem e simetria.

6 – Contar, tocar ou repetir várias vezes a mesma palavra ou fazer coisas sem sentido a fim de diminuir a ansiedade.

7 – Atenção excessiva em regras morais, religiosas ou superstições.

8 – Pensamentos pessimistas, como os que imaginam quem pode causar mal a alguém.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Filme live-action de Tom e Jerry recebe data de estreia

Artigo anterior

7 provas que os programas televisivos de natureza mentem para você

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido