Curiosidades

7 provas que os programas televisivos de natureza mentem para você

0

A televisão é ainda um meio de entretenimento muito forte. E às vezes, queremos nos distrair com um programa mais leve, mas ao mesmo tempo divertido e que talvez até nos informe sobre algo. E é exatamente nessas horas que começamos a ver programas relacionados à natureza. E se você já assistiu, sabe o quão interessantes eles podem ser.

Neles sempre é mostrado o quão interessante os personagens da natureza podem ser. Mas acontece que as coisas não são bem assim. Para que o programa se torne interessante, técnicas e subterfúgios tem que ser usados tanto na sala de edição quanto nas filmagens. E aqui mostramos para você alguns desses truques que não somente documentários usam, mas também programas de vida selvagem.

1 – Efeitos adicionados depois

As câmeras usadas nos programas de natureza podem ser as mais maravilhosas, mas isso não impede que aconteçam ruídos na hora da filmagem. Então, o rugido do leão, a respiração de um jacaré ou o som dos cascos do cervo esmagando a neve que sempre são captados sem nenhum ruído, são adicionados na pós produção.

2 – Truques

Se sabe que os animais não estão muito preocupados em fazer truques para a câmera ou ficar parados em alguma posição sem nenhum incentivo. Então, as pessoas que produzem shows sempre usam de truques para fazer com que os animais façam o que eles querem ou fiquem na posição melhor para a câmera. Depois ainda falam que tudo foi espontâneo. Doces são os mais empregados como ferramenta para atrair os ursos.

3 – Filmado em zoológico

Documentários e programas de vida selvagem são, geralmente, filmados de longe e realmente têm que ser, mas isso dificulta fotos boas e close-ups. E para conseguir esses feitos, as soluções mais fáceis foram ir a um zoológico local, parque natural ou centro de pesquisas para filmar os animais de perto. E fazendo uso dessa técnica, um chocar de ovos de peixe se torna muito mais interessante.

4 – Não acredite do roteiro

Os roteiros de programas de natureza são dignos de Game of Thrones, indo desde irmãos que se tornam inimigos, até vilões que atacam os fracos. E é claro que a vida cotidiana não é tão épica, independente se você é humano ou animal. As histórias mostradas nesses programas têm menos a ver com os animais e mais com o corte criativo que acontece na edição.

5 – Imagens por computador

É certo que os programas de natureza, assim como todos, tem como objetivo entreter o público. E às vezes é difícil fazer com que os animais façam truques para a câmera, então, os produtores usam imagens produzidas por computador (CGI, em inglês). Alguns utilizam recursos para remover a poluição indesejada. Eles fazem uma nova adição aos programas de natureza.

6 – Sem predadores

Às vezes, achar um predador é difícil, especialmente no caso dos lobos, já que eles não são legais com as pessoas ou câmeras quando estão perto deles. E para resolver esse problema, a produção do filme IMAX de 1999, alugou lobos domesticados para colocá-los em frente às câmeras e ter frames impressionantes.

7 – Explosão de vulcão

Uma explosão de um vulcão que passou no programa da BBC Two, Patagônia: Secret Paradise mostrava relâmpagos ondulando através da fumaça. Mas essa explosão não passou de um pouco de imagem gerada em computador e de truques de câmera.

8 sintomas do TOC que vão além de gostar de querer tudo organizado

Artigo anterior

Liga da Justiça terá crossover inusitado nos quadrinhos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido