Ciência e Tecnologia

Adeus, Cortana! Microsoft confirma que vai remover assistente do Windows

0

A Microsoft anunciou em seu site de suporte que a Cortana será removida do Windows.

Segundo a empresa, o aplicativo da Cortana deixará de existir no final de 2023. Inicialmente lançada no Windows Phone, a assistente virtual se expandiu para o Windows 10, Android e iOS.

De acordo com o comunicado publicado na página de suporte da Microsoft, a Cortana será descontinuada no final de 2023. Dessa forma, encerrará sua trajetória de 8 anos, desde a estreia no Windows 10 em 2015.

A Cortana oferecia diversas vantagens, como assistência por comandos de voz para realizar tarefas como criar lembretes, agendar compromissos, fornecer informações sobre o clima, pesquisar na internet, entre outras.

Via Olhar Digital

Em relação ao fim do suporte da Cortana no Windows, a Microsoft declarou o seguinte:

“A partir do final de 2023, não forneceremos mais suporte à Cortana como um aplicativo independente no Windows. No entanto, você ainda poderá acessar recursos poderosos de IA no Windows e no Edge que foram aprimorados”.

A Microsoft mencionou o Copilot como exemplo de “recursos poderosos de IA”. Caso não esteja familiarizado, o Copilot é uma ferramenta do Microsoft 365 que utiliza a tecnologia baseada no chatGPT da OpenAI em aplicativos como Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams e outros.

Por meio de uma simples frase, a inteligência artificial implementada nesses programas de produtividade é capaz de analisar e criar textos e apresentações completas. Assim, permite que o usuário faça apenas os ajustes necessários posteriormente.

Esse é um exemplo de ferramenta que poderá substituir a Cortana ao longo dos próximos anos.

Cancelamento gradual

No entanto, é importante ressaltar que a Cortana não desaparecerá completamente. A Microsoft afirmou que a assistente virtual continuará disponível nos aplicativos móveis do Outlook e do Teams.

Essa mudança afeta exclusivamente a Cortana no Windows, e o assistente de produtividade Cortana continuará disponível no Outlook mobile, Teams mobile, tela do Microsoft Teams e salas do Microsoft Teams.

Sobre a Cortana

Via Adrenaline

A Cortana é a assistente virtual da Microsoft, cujo nome se inspirou no personagem de inteligência artificial do game Halo, que pertence à empresa.

Ela apareceu pela primeira vez no Windows Phone em 2014 e, posteriormente, expandiu-se para o Windows 10, Android e iOS.

A proposta da Cortana era oferecer uma experiência personalizada e interativa, permitindo aos usuários interagirem com o sistema operacional e executarem tarefas por meio de comandos de voz.

A assistente virtual era capaz de responder perguntas, fornecer informações, criar lembretes, agendar compromissos, realizar buscas na web, tocar músicas, entre outras funcionalidades.

A Cortana também conseguia aprender com o uso e se adaptar às preferências e necessidades individuais dos usuários.

Ela poderia fornecer recomendações personalizadas, lembrar-se de preferências de viagem, acompanhar pacotes, oferecer sugestões com base em pesquisas anteriores e até mesmo contar piadas.

Com o passar do tempo, a Microsoft integrou a Cortana a outros produtos e serviços, como o Microsoft Edge, o Office 365 e o Microsoft Teams.

Isso permitiu que a assistente virtual se tornasse útil em diferentes contextos, como navegadores, aplicativos de produtividade e comunicação corporativa.

Porém, a Microsoft deixou de anunciar atualizações, optando por descontinuar a tecnologia em todo o Windows no futuro.

Essa decisão pode ter base no fato de que assistentes virtuais concorrentes, como a Siri da Apple e o Google Assistant, ganharam popularidade, enquanto a Cortana não obteve o mesmo nível de adoção.

O que esperar no futuro?

É importante ressaltar que a tecnologia de assistentes virtuais continua a evoluir, e a Microsoft pode introduzir novas abordagens ou soluções no futuro para oferecer uma experiência ainda mais aprimorada em termos de assistência por voz e interação com dispositivos e serviços.

A empresa ainda se destaca no setor de tecnologia e inovações, e poderá realizar parcerias ou desenvolvimentos que ofereçam aos usuários soluções inteligentes como a Cortana.

Preferências e arquivos salvos junto da assistente serão devidamente removidos, prezando pela privacidade do usuário.

 

Fonte: Terra

Imagens: Olhar Digital, Adrenaline

Vídeo: Macron vira cerveja com apenas um gole e gera polêmica na França

Artigo anterior

Ex-aluno invade escola e mata estudante a tiros em Cambé, no Paraná

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido