Curiosidades

Vídeo: Macron vira cerveja com apenas um gole e gera polêmica na França

0

A cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. De todas as formas de álcool, ela é a mais duradoura e popular. Sua primeira fabricação foi há milhares de anos. Desde as civilizações antigas, a cerveja vem resistindo ao tempo e sendo consumida por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Contudo, a forma com que se bebe pode ser um motivo de polêmica, ainda mais se a pessoa for uma autoridade. Foi justamente isso que aconteceu com Emmanuel Macron, presidente da França, por conta de um vídeo em que ele aparece bebendo uma garrafa de cerveja com os jogadores de rúgbi do Toulouse depois de eles terem ganhado a liga nacional.

Presidente bebendo cerveja

No vídeo, Macron recebe uma garrafa de Corona no vestiário do Toulouse depois do jogo que aconteceu no último sábado no Stade de France, em Saint-Denis. Depois disso, ele vira a bebida como forma de comemorar. Até aí, tudo bem. Mas o que chamou atenção foi a forma como o presidente bebeu a cerveja.

Macron foi incitado a beber a bebida em um gole só. Então, ele esvaziou toda a garrafa em impressionantes 17 segundos, com todos em volta aplaudindo e gritando. Entretanto, não foram todas as pessoas que acharam a atitude digna de comemoração.

“A masculinidade tóxica na liderança política em uma imagem”, criticou a deputada ambientalista Sandrine Rousseau no Twitter.

Contudo, Jean-René Cazeneuve, deputado governista, saiu em defesa do presidente e disse que o vídeo mostrava um “presidente compartilhando a alegria de 23 jogadores e participando de suas tradições”.

Já associações e médicos especialistas no combate às dependências químicas criticaram Macron pelo vídeo dele tomando a cerveja em um único gole e pontuaram que como presidente ele deveria dar “exemplo de comportamento saudável”.

Formas de servir

Cerveja Artéza

No caso de Macron, ele bebeu a cerveja direto da garrafa. Mas normalmente a bebida é colocada em um copo ou taça. E nesse momento surge outra grande dúvida: ela deve ser servida com ou sem o colarinho? Algumas pessoas fazem questão da faixa branca, enquanto outras não a suportam, porque pode pegar um lugar que caberia mais bebida. Só que será que realmente tem alguma diferença?

A realidade é que a cerveja ter ou não colarinho, do ponto de vista científico, tanto faz. O que forma a espuma da bebida são as bolhas de gás carbônico e proteínas da cerveja. E se ela fica parada, a tendência é que a gravidade puxe o líquido para baixo e o gás suba e vá embora. Por conta disso que a espuma some depois de um tempo.

No entanto, independentemente da forma como ela for servida, a quantidade de gás é a mesma dentro do copo. O que difere é que, se a cerveja é servida devagar, o gás vai se agitar menos e ficar dissolvido no líquido. Isso mostra que a espuma não tem relação com a quantidade de gás, mas com a velocidade em que ele sobe para a superfície do copo.

Quando o assunto é a degustação da bebida, o “jeito certo” de se servir dependerá do tipo de cerveja. Segundo Aline Ferreira, sommelière de cervejas e professora do Science of Beer, existem mais de 150 estilos de bebida no mundo todo, e cada um deles pode ter um jeito diferente de ser servido para que suas características sensoriais sejam favorecidas.

Por exemplo, no caso da pilsen, o ideal é que a cerveja seja servida lentamente, com o copo a 45°, até que metade do volume seja preenchido. Depois deve se afastar a garrafa de forma lenta para que a bebida continue caindo no centro do copo e isso forme a espuma. Nesse caso, o colarinho deve ter entre três e quatro centímetros, o que é aproximadamente dois dedos.

“Tudo isso pode influenciar no sensorial, porque a cerveja possui componentes muito voláteis. Depois de servida, ela oxida e perde seus componentes aromáticos. O copo pode favorecer ou não esse processo”, disse Aline.

Outra dúvida que muitas pessoas têm, e que fazem algumas não gostarem do colarinho na bebida é se a espuma faz mal ou não. A resposta é não. Até porque, ela é somente o gás que ainda está preso no líquido e que iria ser consumido de qualquer forma.

Fonte: O dia, Tilt

Imagens: YouTube, Cerveja Artéza

Veículo aquático que levava turistas para ver o Titanic desaparece

Artigo anterior

Adeus, Cortana! Microsoft confirma que vai remover assistente do Windows

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido