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Aeronave movida à energia solar passa 26 dias no ar

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Geralmente, quando pensamos em como uma aeronave voa imaginamos que é através de combustível. Contudo, o Airbus Zephyr S é movido à energia solar. Essa aeronave ficou 26 dias seguidos no ar, com isso ela bateu o recorde anterior de 2018.

A nave não-tripulada voa em grandes altitudes para evitar o tráfego aéreo comercial e também o clima mais adverso. Para que ela consiga ficar no ar durante a noite, a aeronave tem baterias. Isso quer dizer que ela não precisa parar para abastecer com combustível.

De acordo com os dados de voo, a aeronave voou de um campo de teste no Arizona para Belize, na América Central, e depois voltou. A Airbus disse à BBC que não poderia comentar nada sobre o voo. Contudo, um porta-voz de um departamento do Exército dos EUA disse que esses voos mais recentes têm como objetivo “testar a capacidade de armazenamento de energia do UAV, a longevidade da bateria, a eficiência do painel de energia solar e as capacidades de manutenção de rota”.

Aeronave

BBC

Segundo Tim Robinson, editor-chefe da revista Aerospace, essa distância percorrida é um marco bastante importante na capacidade da aeronave de viajar a grandes distâncias de seus operadores.

“Eles ultrapassaram a distância de 2018, que era o recorde anterior. Acho que é uma demonstração importante de como você poderia usar isso na realidade”, disse ele.

Ainda de acordo com Robinson, isso abre portas para usos práticos dessa aeronave, como por exemplo, em usos militares ou até mesmo para socorro em desastres.

Além disso, a aeronave pode dar imagens como se fosse um satélite, mas não tem a limitação de ter que orbitar a Terra. Isso quer dizer que ela pode permanecer em uma posição e dar atualizações constantes.

Uma outra vantagem em relação aos satélites é que, normalmente, eles não podem voltar para Terra depois de serem lançados. “Você pode atualizar sensores nele, você pode trocar as cargas, você pode atualizá-lo com uma nova tecnologia”, disse Robinson.

Recorde

O novo recorde foi possível graças ao modelo mais recente da aeronave movida à energia solar, originalmente projetada e construída no Reino Unido. Chamada Zephyr, a aeronave foi concebida por Chris Kelleher, inventor que morreu em 2015.

Depois de três anos, a Airbus inaugurou suas primeiras instalações para fazer uma produção em série desse tipo de aeronave. Elas eram produzidas na fábrica em Farnborough, batizada com o nome de Kelleher.

Na quinta-feira dessa semana, a aeronave ainda estava no ar e os operadores iriam comemorar o seu 27° dia seguido no céu.

Energia solar

Olhar digital

Além dessa aeronave, outras também estão sendo desenvolvidas, como por exemplo, a Marinha dos Estados Unidos está desenvolvendo uma aeronave sem manivela que pode ficar no ar durante 90 dias por vez. Isso é possível graças a painéis solares em cada uma das suas asas.

Essa aeronave se chama Skydweller e foi construída pela empresa Skydweller Aero, que é uma empresa aeroespacial americana-espanhola. A criação vai permitir que a Marinha fique de olho nos mares em volta enquanto acompanha os navios durante meses. Isso é um grande salto para as aeronaves movidas à energia renovável.

O avião se baseia no Solar Impulse 2, que é uma aeronave solar tripulada que voou em volta do mundo em 2015 e 2016. Então, a empresa converteu esse projeto no Skydweller tirando o assento do piloto. Fazendo isso, eles tiveram um alcance maior e também mais espaço para cargas maiores, entre outras atualizações e ajustes.

“No momento, estamos seguindo nosso plano para testar o voo autônomo, depois a decolagem autônoma, depois o pouso autônomo e, finalmente, nosso primeiro voo totalmente autônomo. Assim que tudo isso for provado, passaremos para os testes de longa duração com o objetivo de operar por mais de 90 dias”, disse o CEO da Skydweller Aero, Robert Miller.

Fonte: BBC, Olhar digital

Imagens: Twitter, BBC, Olhar digital

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