• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a cidade indiana que funciona 100% com energia solar

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      25/04/19 às 18h05

As mudanças climáticas já são uma realidade do mundo. Elas podem até ser desagradáveis e nos assustar, porém, não podemos fingir que elas não existem. E com elas, várias outras coisas também se desencadeiam e mudam o mundo por completo.

Com a poluição, contaminação e adulteração que o homem fez no planeta ao longo dos anos, a qualidade de vida que temos no mundo foi mudando. E um fator que foi, e pode ser mais afetado ainda se o ritmo continuar, é a fornecimento de energia e a forma como a conseguimos.

Formas alternativas à energia hidrelétrica são estudas e já colocadas em prática em alguns lugares do mundo. A energia solar é uma delas. Esse tipo de energia é, como o próprio nome diz, vinda do sol. A nossa estrela é uma fonte renovável que agora, graças às tecnologias pode ser utilizada.

Essa energia pode iluminar casas, aquecer água e até mesmo gerar eletricidade. E também, ela é uma fonte de energia ecologicamente correta e uma das mais limpas. Além disso, ela é uma fonte de energia renovável, com pouca manutenção e fácil instalação. A única limitação desse tipo de energia é que ela não pode ser usada à noite. E a quantidade de calor ou eletricidade que ela vai gerar vai depender de onde está localizada.

A Índia, por exemplo, é um lugar que muitas pessoas não pensariam ver como pioneiro em algumas coisas. A cultura milenar e as cores são alguns dos motivos pelos quais todos certamente conhecemos o país, mas há muito mais.

A Terra de Gandhi é o segundo país mais populoso do mundo. E, apesar dos muitos problemas que enfrenta, a Índia reserva a seus visitantes exuberantes paisagens e seu povo torna tudo um espetáculo à parte. Além disso, o país também tem apresentado ultimamente uma consciência ecológica grande e tem tentado investir em formas alternativas de energia.

Consciência

A Índia ultrapassou diversos países desenvolvidos e mostrou consciência ecológica ao construir o primeiro aeroporto que opera completamente com energia fotovoltaica. Em 2015, o ano da data de sua inauguração, foi comemorado internacionalmente, tendo sido o Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia, o primeiro do mundo a utilizar somente energia limpa para o seu pleno funcionamento.

A previsão da época era de que essa mudança de consumo pouparia, em 25 anos, a emissão de cerca de 300 mil toneladas de carbono para a atmosfera. Isso equivale a plantar aproximadamente mais de 3 milhões de árvores.

Em mais uma empreitada rumo a consciência ecológica, a Índia surpreendeu de novo. O país deu um passo gigantesco no setor de energia solar. A cidade de Diu se tornou a primeira da Índia a ter um excedente de energia renovável em apenas três anos. E atualmente, a cidade opera totalmente com energia solar.

A cidade conseguiu fazer um progresso bastante rápido no período de mudança. A cidade reservou uma área de 42 quilômetros quadrados para colocar os painéis de energia solar. E com isso, Diu conseguiu ser o primeiro território da União em que mais de 100% da sua necessidade elétrica é suprida apenas pela energia solar. E as usinas de energia solar foram instaladas em mais de 50 acres de terra.

Consumo

O que o lugar gera dá um total de 13 megawatts de eletricidade. E aproximadamente 3MW são gerados pelas usinas solares de telhados e 10 MW por outras. Segundo MIlind Ingle, engenheiro executivo do departamento de eletricidade de Daman e Diu, "a população de Diu é de apenas 56 mil pessoas. Para a água e a eletricidade, a cidade dependia apenas do governo de Gujarat".

A partir do momento em que a empresa de energia local começou a gerar eletricidade através do sol, a perda elétrica da cidade caiu bastante. E o engenheiro ainda disse que o pico da demanda de eletricidade da cidade subiu para 7MW. E eles geram cerca de 10,5 MW de eletricidade por dia. A energia solar realmente foi um salva-vidas para as pessoas de Diu, além de ter reduzido as contas da população em 12%.

Próxima Matéria
Via   Hypeness     O petroleo  
Imagens O petroleo
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+