Entretenimento

Afinal, o que é a Dança dos Dragões em A Casa do Dragão?

0

O capítulo final da primeira temporada de “A Casa do Dragão” foi exibido pela HBO no último domingo (23/10), marcando o começo da Dança dos Dragões. O evento foi descrito no livro “Fogo e Sangue”, de George R.R. Martin.

A “Dança dos Dragões” foi uma guerra civil que aconteceu durante a Dinastia Targaryen. Ela consistiu em uma guerra de sucessão entre o rei Aegon II Targaryen e sua irmã Rhaenyra sobre o direito ao Trono de Ferro deixado por seu pai, Viserys I.

Ao longo do conflito, os dois monarcas morreram e, por isso, o trono foi herdado por Aegon III, filho de Rhaenyra.

A guerra foi devastadora para todos os Sete Reinos, mas especialmente para a Casa Targaryen, que saiu do conflito enfraquecida e com quase todos os dragões adultos mortos.

Sucessão

Foto: Reprodução/ HBO Max

Durante anos, a princesa Rhaenyra foi instruída para ser a herdeira do rei Viserys I, sendo incluída em discussões do estado e participando de encontros do pequeno conselho. Por causa disso, diversos nobres se tornaram apoiadores da princesa.

No entanto, após a morte da primeira esposa, o rei se casou com Alicent Hightower e teve mais quatro crianças, incluindo três filhos, sendo o mais velho chamado de Aegon. Enquanto isso, Rhaenyra fortaleceu sua posição na linha de sucessão tomando Sor Laenor Velaryon, que também possuía sangue Targaryen, como seu primeiro marido, e teve três filhos.

Após a morte de Laenor Velaryon, Rhaenyra se casou novamente, dessa vez com seu próprio tio, o Príncipe Daemon Targaryen, irmão mais jovem de Viserys I. Seus filhos com ele incluíam o futuro Aegon III e Viserys II.

A intenção de Viserys I de ser sucedido pela filha foi confirmada por proclamação no testamento de Viserys I. Em 105 d.C., centenas de senhores e cavaleiros com terras juraram obediência à Princesa Rhaenyra.

Ao longo dos anos, o relacionamento de Rhaenyra e Alicent acabou se deteriorando, já que as duas queriam ser a “primeira-dama do reino”. Essa rivalidade foi um ódio mútuo entre os filhos das duas mulheres.

A crise 

Foto: Reprodução/ HBO Max

Após a morte de Viserys I,  Alicent e Sor Criston Cole enviaram a Guarda Real para convocar os membros do pequeno conselho. Durante a reunião, o Grande Meistre Orwyle fez menção de avisar Rhaenyra sobre a morte do pai, mas a rainha e o filho se opuseram, afirmando que o Trono de Ferro deveria passar para o Príncipe Aegon. No entanto, Lorde Lyman Beesbury, Mestre da Moeda, insistiu que Rhaenyra era a rainha de direito.

No entanto, outros membros do conselho se mostraram contra Rhaenyra assumir o trono, mesmo que Grande Meistre Orwyle tenha alertado que isso resultaria em guerra.

Lorde Beesbury se declarou a favor da princesa e foi degolado por Sor Criston Cole, tornando-se a primeira vítima da Dança dos Dragões. Após isso, foram feitos os preparativos para a ascensão de Aegon.

Aegon foi coroado Aegon II no Poço dos Dragões. Essa notícia acabou acelerando o trabalho de parto de Rhaenyra, de modo que ela deu à luz um feto natimorto e retorcido após muita dor. Furiosa, ela jurou vingança a Alicent e seus seguidores.

Antes da Dança dos Dragões

Foto: Reprodução/ HBO Max

Rhaenyra reuniu seu próprio conselho, que ficou conhecido como Conselho Preto. Participavam dele a própria Rhaenyra, seu marido Daemon, seus três filhos mais velhos, Jacaerys, Lucerys e Joffrey Velaryon, Lorde Corlys Velaryon, além de seus fiéis apoiadores.

O Conselho Preto possuía mais dragões que o Verde, que eram seguidores de Alicent e Aegon, mas apenas cinco eram grandes o suficiente para se opor aos quatro de Aegon, sendo que um desses quatro era Vhagar, o que acabava com a vantagem.

Daemon, acreditando ter aliados nas Terras Fluviais, decide conquistar Harrenhal e torná-la sua base. Já Rhaenyra decidiu ficar em Pedra do Dragão para recuperar suas forças. Os dois filhos mais velhos da princesa seriam enviados para conseguir aliados: Jace para o norte e Luke para o sul. Nesse momento, a Casa Velaryon inicia um bloqueio marítimo em Porto Real.

Depois disso, a princesa Rhaenyra foi coroada Rainha Rhaenyra com a coroa de seu pai, trazida por Sor Steffon Darklyn. O príncipe Daemon foi nomeado Protetor do Território, e Jacaerys se tornou oficialmente Príncipe de Pedra do Dragão e herdeiro do Trono de Ferro. 

A nova rainha declarou seus parentes Verdes traidores, mas prometeu poupar seus meio-irmãos se eles se curvassem a ela. No entanto, Aegon declarou Rhaenyra, Daemon e os demais Pretos traidores também.

Em uma tentativa de resolver a situação pacificamente, o Grande Mestre Orwyle velejou para Pedra do Dragão e propôs os termos de Aegon, mas Rhaenyra recusou-os, e então a Dança dos Dragões começou.

A Dança dos Dragões

Foto: Reprodução/ HBO Max

Lorde Corlys comandou a frota Velaryon e fechou a Goela, bloqueando Porto Real. Enquanto isso, Jace e Luke voaram de Pedra do Dragão em seus dragões.

Jace conseguiu o apoio da Senhora Jeyne Arryn, dos lordes Borros Baratheon e Cregan Stark, além dos senhores Sunderland e Manderly. O Príncipe Daemon conquistou Harrenhal com o dragão Caraxes.

Rhaenyra acabou precisando fugir em um determinado momento da guerra para conseguir sobreviver. No entanto, ela acabou sendo traída, presa por seu irmão Aegon II. Em seguida, Rhaenyra é servida como alimento para o dragão de seu irmão.

Durante a Dança dos Dragões aconteceram diversas batalhas que só chegaram ao fim quando o jovem Aegon mata Aegon II e se torna Aegon III. Ele encerra com os conflitos em Westeros e assume o Trono de Ferro.

Fonte: Game Of Thrones Fandom

Encontrado um santuário perdido de Poseidon

Artigo anterior

Homem é assassinado após acreditar que canto de pássaro é pressagio de morte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido