• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Afinal, o que levou a extinção dos rinocerontes brancos?

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      22/03/18 às 14h16

A notícia dos últimos dias que chocou quem ama o mundo animal foi a morte do último rinoceronte branco macho do mundo. Chamado de Sudan, o rinoceronte já estava com seus 45 anos de idade e deixou duas fêmeas como únicas sobreviventes da subespécie.

O animal já vinha sofrendo de muitas complicações de saúde por ser 'de idade'. Depois de um agravamento no estado de saúde, a equipe que cuidava do animal foi obrigada a cometer a eutanásia. Sudan nasceu ainda em 1973 em Shambe, no Sudão do Sul. Na época ainda existiam cerca de 700 exemplares vivos.

Sudan viveu seus últimos anos de vida em uma reserva no Quênia e era protegido por guardas armados. Os rinocerontes, por serem animais grandes e fortes, tem poucos predadores na natureza. Mas então como foi que a espécie, em tese, foi extinta? Pois é exatamente isso que vamos responder para vocês nessa matéria.

O motivo da da extinção dos rinocerontes brancos

A população dessa subespécie de rinocerontes foi dizimada em Uganda, no Sudão, no Chade e na República Centro-Africana pro causa da caça entre os anos 70 e 80. O que estimulava a caça? Pois bem, os chifres dos rinocerontes são muito usados na medicina tradicional chinesa na Ásia e também para alças de punhal no Iêmen.

Os combates na República Democrática do Congo no fim dos anos 90 mataram a última manada selvagem, que tinha cerca de 20 a 30 animais. Mas foi apenas em 2008 que o rinoceronte branco foi considerado extinto, ao menos em estado selvagem.

Só para vocês terem uma ideia de quantos rinocerontes foram mortos nos últimos tempos, no século 19 havia cerca de um milhão de rinocerontes brancos na África.

Sendo assim, caros leitores, fica óbvio que quem fez a raça entrar em extinção foi o ser humano. Os anos e anos de caça furtiva do rinoceronte branco fez com que surgisse a sua iminente extinção. Como citamos, seus chifres eram o interesse dos caçadores, já que os mesmos alcançavam uma cotação superior a do ouro nos mercados asiáticos.

Lembram do Sudan no Tinder?

Se você usou o Tinder em 2017, talvez você se lembre da campanha feita pelo aplicativo de relacionamentos.

A OI Pejeta (reserva natural onde vivia Sudan) fez uma campanha para tentar arrecadar cerca de nove milhões de dólares, o que se fosse revertido para a nossa moeda daria em torno de 30 milhões de reais. Esse era o valor necessário para desenvolver técnicas de fertilização assistidas adequadas para tais animais.

No caso, o perfil do Tinder de Sudan dizia o seguinte: "Sou único. Sou o último rinoceronte branco macho no planeta Terra. Não quero parecer um aproveitador, mas o destino da minha espécie literalmente depende de mim. Ajo sob pressão. Meço 1,82 metros e peso 2.267 quilos, caso isso interesse".

Os cientistas até coletaram o seu material genético e estão tentando desenvolver técnicas de fertilização in vitro para conseguir preservar a sua espécie. Cabe a nós torcer para que dê certo e para que o homem não seja culpado pela extinção de mais um lindo animal do planeta Terra.

Mas e você, sabia por que o rinoceronte branco foi extinto? Se sente péssimo por ser da espécie que exterminar outras por ganância? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+