Curiosidades

Além do Threads: 5 vezes em que Zuckerberg ‘se inspirou’ em rivais

0

É impressionante pensar que não há muito tempo as pessoas não tinham redes sociais para se conectar e hoje em dia o que não falta são opções para os usuários. Nesse sentido, cada dia surge uma nova. Algumas delas vêm totalmente do nada, mas outras são pensadas por criadores que já têm uma uma rede social de sucesso, como por exemplo, Mark Zuckerberg.

Recentemente, a Meta, dona do Facebook e Instagram, lançou mais uma rede social: o Threads. Como se não bastasse todo o buzz por ser mais uma rede social de Zuckerberg, o que chamou a atenção de todos foi a semelhança com a interface e o funcionamento com o Twitter.

Essa semelhança é tão grande que Elon Musk, o dono do Twitter, ameaçou processar a nova rede social de Zuckerberg por ser extremamente parecida com o aplicativo que já tem um nome e grande quantidade de usuários, mesmo estando em crise nesses últimos tempos.

No entanto, essa não foi a primeira vez que Zuckerberg “se inspirou” em alguma coisa de uma rede social concorrente. E claro que nem todas as coisas podem ser consideradas cópias, já que algumas ferramentas têm apenas funções parecidas, o que é uma coisa mais do que normal em um mercado extremamente competitivo. Contudo, em outros casos a semelhança e o timing são notáveis.

Tanto é que, durante uma audiência em 2020 de um comitê antitruste nos EUA, o próprio Zuckerberg confirmou que o Facebook “certamente adaptou funções que outras empresas conduziram”. Entretanto, ele negou que essa estratégia seja uma cópia ou que seja usada como forma de intimidação de concorrentes menores.

Inspirações de Zuckerberg

1 – Stories

Das “inspirações” de Zuckerberg, o caso mais famoso e bem sucedido foi os Stories. Para quem não se lembra, em 2013, o Snapchat se tornou um fenômeno, lançando a postagem temporária que era feita, geralmente, verticalmente em foto ou vídeo e elas se apagavam sozinhas depois de um tempo. Além de terem filtros, GIFs e textos.

E antes de lançar a sua própria versão, o Facebook fez uma oferta para o Snapchat, mas ele recusou porque pensou que poderia crescer mais ainda. Contudo, três anos depois o Stories foi lançado no Instagram com o mesmo funcionamento que o Snapchat.

E em abril de 2017, o Stories passou oficialmente o Snapchat em número de usuários.

2 – Reels

O Instagram tinha começado como uma rede de compartilhamento de fotos, mas estava direcionando seus usuários a postarem vídeo. Contudo, em 2018, o TikTok começou a chamar a atenção do público mais jovem.

E como o IGTV não fez o sucesso esperado pela Meta, em 2020 o Instagram lançou o Reels. Ele é uma aba na rede social de vídeos mais curtos feitos na vertical para serem consumidos rapidamente. Tudo isso se mostrou bem parecido com o seu concorrente.

3 – Facebook Namoro

Tecmundo

Com toda a popularidade de apps como Tinder e OkCupid, a empresa de Zuckerberg resolveu se inspirar neles e tentar também ajudar casais a se unirem. A plataforma criada por eles funciona como uma aba no Facebook.

Em 2019, esse serviço foi oficializado e chamado de “Facebook Dating”. Nele, as pessoas têm um perfil separado e podem encontrar possíveis relacionamentos baseados nos gostos em comum ou pessoas que irão ao mesmo evento. E ao invés do conhecido “match”, a pessoa escolhe o “tenho interesse”, e se a outra pessoa também tiver é possível começar uma conversa.

4 – Meta Verified

Tecmundo

Até mesmo mudanças controversas podem inspirar mudanças nos rivais, como por exemplo, o selo de verificação azul sendo vendido no Twitter. Na rede de Musk, isso foi oficializado em dezembro de 2022. E em fevereiro de 2023, Zuckerberg mostrou sua inspiração lançando o Meta Verified que garante o ícone e a comprovação de que o perfil é verdadeiro.

5 – Workplace

Por mais que muitas pessoas acreditem que Facebook e trabalho não combinem, a empresa de Zuckerberg tentou provar o contrário ao lançar uma plataforma de organização corporativa e produtividade, a Workplace.

A inspiração é bem clara com o Slack, uma plataforma que já era bem conhecida quando seu rival foi lançado em 2016. O Workplace tem um chat, espaço para divulgação de novidades da empresa e um feed próprio, onde os colegas de trabalho podem compartilhar informações.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo, YouTube

TikTok: novo desafio de pular de barco mata quatro pessoas nos EUA

Artigo anterior

Por que Dom Pedro II decretou o fim da pena de morte no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido