Ciência e Tecnologia

Alexa, Google e Siri escutam as nossas conversas? Entenda

0

No dia a dia, é costume pedir para sua assistente virtual ligar a TV, acender a luz ou falar a previsão do tempo, mas você já se perguntou se a Alexa escuta as conversas todas as vezes?

Diferentes possibilidades de resposta estão disponíveis a cada interação com esses dispositivos, e não apenas da Amazon, mas também Google e Siri, por exemplo.

No entanto, essas conversas viram um registro na nuvem. Pelo menos foi o que a criminóloga María Aperador descobriu.

Para sua surpresa, alguns dos áudios não eram precedidos pela palavra de ativação “Alexa”, como ela destacou em um vídeo no TikTok e no Instagram alguns dias atrás, que rapidamente se tornou viral.

Mas como isso pode acontecer?

Empresa garantia privacidade

A política da Amazon é clara sobre esse assunto: os áudios não são armazenados nem enviados para a nuvem, a menos que o dispositivo detecte a palavra de ativação. Isso foi confirmado pela empresa.

Ainda, reforçam que o usuário sempre recebe notificações quando a Alexa pede para salvar a conversa na nuvem. Quando ela se ativa, seu visor fica azul, para indicar que ela está escutando.

Com isso em mente, David Arroyo, pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC), especializado em cibersegurança e dados, apresenta uma alternativa.

Via Pexels

Inicialmente, o sistema deles só entra em ação quando alguém diz a palavra de ativação. No entanto, por várias razões, pode ocorrer falsos positivos.

Portanto, o que é preciso avaliar é a robustez em lidar com elementos que possam interferir na interpretação dessa palavra de ativação.

Vários elementos são integrados para aprimorar o desempenho dos sistemas de aprendizado de máquina para reconhecimento de voz. Para isso, a Alexa escuta conversas pontuais por meio dos seus alto-falantes.

No entanto, ainda assim, não é uma tarefa simples. Segundo o especialista, esses sistemas são projetados para reconhecer todas as nuances de pronúncia.

Por exemplo, diversos sotaques e modos de falar, além das alterações na acústica do ambiente em que o dispositivo está situado. Assim, seria necessário entender em detalhes qual é a taxa de precisão e de falsos positivos específicos do algoritmo utilizado pela Amazon.

Entendendo as gravações

O jornal El País entrevistou María Aperador para obter mais informações sobre as gravações que mostram que a Alexa escuta conversas. Conforme as provas, elas têm uma duração média de cerca de 6 segundos.

São excertos de conversas informais, tanto dela quanto de outras pessoas presentes em sua residência.

Embora a criminóloga não tenha revisado os mais de 500 arquivos de áudio enviados pela Amazon, ela ouviu aproximadamente 50 deles e identificou dois nos quais a palavra de ativação estava ausente.

Um estudo conduzido na Alemanha por pesquisadores da Universidade Ruhr de Bochum e do Instituto Max Planck para Segurança e Privacidade destaca a relevância das ativações acidentais nos dispositivos de alto-falantes inteligentes.

Após analisar 11 dispositivos de oito fabricantes diferentes, eles divulgaram informações sobre mais de 1.000 ativações involuntárias.

A conclusão foi que estamos lidando com sistemas de reconhecimento de voz que, dependendo de sua implementação, podem apresentar diferentes níveis de eficácia.

Via Pexels

A Alexa escuta conversas com seu alto-falante?

Para se ativarem ao ouvir a palavra “Alexa” ou as frases “Ok, Google” e “Hey, Siri”, os alto-falantes inteligentes utilizam um sistema que está constantemente em busca desses termos.

No fim das contas, esses dispositivos estão sempre escutando. Mas isso também ocorre com smartphones ou muitos sistemas de intercomunicação automáticos. Ou seja, a Alexa escuta conversas, mas isso não é algo exclusivo.

Além disso, outras ferramentas funcionam igual. Por exemplo, quando você coloca o alto-falante em modo de espera ativa, significa que ele está constantemente captando tudo o que é dito.

Ele não grava, mas o algoritmo está em funcionamento para identificar as palavras que estão sendo pronunciadas.

Algoritmo

Esse é um algoritmo que opera localmente, dentro do próprio dispositivo, buscando os padrões acústicos correspondentes à palavra de ativação. Fontes da Amazon afirmam que sua tecnologia se baseia exclusivamente nas informações das ondas sonoras para detectar o termo.

Via Pexels

Além disso, destacam que o alto-falante pode ser ativado manualmente por um botão, o que evita a monitorização contínua do áudio.

Se existirem gravações, que podem salvar quando o dispositivo responde, é possível selecionar o descarte nas configurações de privacidade.

Qual seria o problema desse rastreamento contínuo da palavra de ativação? Os especialistas em cibersegurança concordam que se o áudio fosse processado para extrair dados além da busca pela palavra-chave, as questões de privacidade seriam muito sérias. No entanto, também concordam que não há evidências de que isso esteja ocorrendo.

Existem interesses em comprovar que a Alexa escuta conversas apenas quando precisa. Sem isso, teriam perda de confiança em todos os dispositivos e representaria um prejuízo econômico imenso. Por isso, os usuários podem ficar tranquilos, por ora.

 

Fonte: Globo

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

Solidão aumenta risco da pessoa adoecer e morrer

Artigo anterior

Depois da Sexta-feira Santa, quais serão os próximos feriados de 2024? Veja o calendário nacional

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido