Entretenimento

Anatel divulga lista de aparelhos com 5G

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista de smartphones que são compatíveis com a nova geração de internet móvel, o 5G, e que tiveram a autorização para serem usados no Brasil.

Depois do leilão do 5G, realizado em novembro, a Anatel espera que essa nova internet móvel seja oferecida no Brasil em 2022.

A lista foi divulgada na última quarta-feira, 22, pelo site oficial da Anatel. Nela, contém o modelo, fabricante e nome comercial dos smartphones. De acordo com a agência, apenas alguns aparelhos homologados podem ser usados no Brasil.

Conforme a Anatel, as pessoas devem olhar a lista com os modelos homologados antes de comprarem um novo smartphone. Além disso, deve ser conferido o selo de homologação da Anatel, localizado no aparelho ou no manual.

“A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel que visam o uso eficiente e racional do espectro radioelétrico, a compatibilidade eletromagnética e a não agressão ao meio ambiente”, afirmou a agência.

Aparelhos com 5G homologados pela Anatel

Apple

Apple:
iPhone 12 mini
iPhone 12
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 13 mini
iPhone 13
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max

Samsung
Galaxy A32 5G
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy Z Flip3 5G
Galaxy Z Fold2 5G
Galaxy Z Fold3 5G
Galaxy S21 FE 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21+ 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
Galaxy M52 5G
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G

Motorola
Moto G 5G Plus
Moto G 5G
Moto G100
Moto G50 5G
Motorola Edge
Motorola Edge 20
Motorola Edge 20 Lite
Motorola Edge 20 Pro

Xiaomi
Mi 10T Pro
Mi 10T
Mi 11
Poco F3
Poco M3 Pro 5G
Redmi Note 10 5G
Xiaomi 11 Lite 5G

Asus
Zenfone 8
Zenfone 8 Flip
Zenfone 7
ROG Phone 5
ROG Phone 5s
ROG Phone 3

Realme
realme 7 5g
realme 8 5G
realme GT Master Edition

TCL
TCL 20 Pro 5G

Nokia
Nokia G50

Tecnologia 5G

UOL

De acordo com a Agência Brasil, a tecnologia 5G trará diversas mudanças positivas na forma que as pessoas utilizam internet em dispositivos móveis.

O sucessor do 4G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. A latência, tempo de resposta na transmissão de dados, será de menos de 1 milissegundo. Enquanto a capacidade de conectar aparelhos poderá ser de até 1 milhão por quilômetro quadrado.

Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o 5G é mais que uma melhoria em relação às gerações anteriores. “As redes móveis 5G proporcionarão serviços avançados de banda larga móvel, com taxas de dados mais altas, menor latência e mais capacidade, que possibilitarão enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado”, afirmou o documento sobre a estratégia brasileira para a tecnologia.

Além disso, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) o 5G pode auxiliar as pessoas a aproveitar uma “economia digital avançada e intensiva em dados”. Isso contribuirá com a implementação das “cidades inteligentes”.

“O 5G provê uma oportunidade para operadoras de ofertar serviços de conexão, desenvolvendo ricas soluções e serviços para consumidores e indústrias em um rol variado de serviços, e a um custo acessível”, disse a UIT em um documento sobre o tema.

A expectativa da GSMA, associação mundial das empresas que atuam no segmento móvel, é de que até 2025 existam 1,2 bilhão de conexões 5G no mundo.

Fonte: Agência Brasil, G1

Cientistas descobriram monstro marinho do triássico

Artigo anterior

Mulher troca grampo de cabelo por uma casa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido