Ciência e Tecnologia

O surgimento da internet

0

Você consegue imaginar um mundo sem internet? Dificilmente conseguimos pensar em uma realidade em que não se possa pedir comida por um aplicativo ou realizar compras online, que chegam na nossa casa dias depois.

Mas o mundo foi assim por muito tempo. As mensagens instantâneas estavam longe de existir e um esforço maior era demandado quando se precisava falar com alguém. Com o surgimento e popularização da internet, tudo ficou mais fácil. Tudo mesmo!

A comunicação é imediata, a educação pode ser acessada com um clique e é possível até mesmo ver em tempo real alguém que está do outro lado do planeta. Mas, como a internet surgiu? O que aconteceu no intervalo de tempo entre as cartas e as redes sociais?

O início do digital

Na era digital, como é denominado o período pós desenvolvimento da internet, a cultura e a economia dependem essencialmente da tecnologia, da comunicação e da informação. Através da convergência tecnológica, o processo de troca de comunicação é muito facilitado. Os aparelhos digitais (chamados de multifuncionais) estão diretamente ligados a esse processo, como é o caso dos computadores e celulares.

No entanto, há mais de 40 anos, o computador e o telefone já existiam, mas de forma totalmente diferente. Os computadores eram grandes máquinas que realizavam cálculos e armazenavam informações. De forma geral, seu uso tinha fins exclusivamente científicos e governamentais. O telefone, por sua vez, era pouco acessível devido ao alto valor.

NY Times

Mas, antes de tudo isso, a Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa estadunidense pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.

Assim, em 1958, um ano após o lançamento do primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, pela União Soviética, os Estados Unidos criaram a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, em português.

Posterior à criação da DARPA, o grande avanço na história da Internet ocorreu. Em 1965, Lawrence G. Roberts, que estava em Massachusetts, e Thomas Merrill, na Califórnia, conectaram um computador TX2 a um Q-32 por uma linha telefônica comutada de baixa velocidade.

Com isso, em 1966 a DARPA criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone. Um backbone é como uma “espinha dorsal”, isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações que passavam por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição.

O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores e demorou a chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados. Mas, com os testes recorrentes, alguns meses depois do desenvolvimento do projeto quatro universidades estadunidenses já estavam interconectadas.

ResearchGate

No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais. Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais.

A internet hoje

Antigamente, o meio mais utilizado para fornecer internet era o cabo de cobre. Porém, esse recurso não oferece para o sinal de internet a proteção necessária contra as interferências de outras redes. Isso faz com que a conexão de internet sofra bastante oscilações de sinal e velocidade de conexão.

Hoje, a fibra óptica é um meio comum para a distribuição de internet. Esse recurso é composto por um material imune a ondas eletromagnéticas de outras redes que podem causar interferências no seu sinal de internet. Isso permite que o sinal de internet não oscile tanto e a velocidade de navegação seja maior.

Um marco importante para o desenvolvimento da internet que conhecemos hoje foi o lançamento do Google, em 1997. Esse navegador foi melhorado ano a ano e, atualmente, é o meio mais comum para se fazer pesquisas na internet, já que oferece fácil acesso às informações graças aos algoritmos desenvolvidos.

As redes sociais também foram, assim como o Google, um grande acontecimento. Elas proporcionaram uma verdadeira revolução no modo de comunicação, além de acesso a notícias do mundo todo. O YouTube também marcou a era digital, inclusive modificando a forma com que o público via a mídia tradicional.

O imediatismo é um dos frutos dos processos digitais, já que tudo está ao alcance em segundos. Isso influencia o modo de agir de uma sociedade inteira, assim como tem influenciado as novas gerações, que já nasceram em um período em que a internet move relações e cotidianos.

Os níveis de poluição mais altos do mundo

Matéria anterior

Quem ganharia a briga entre um dingo e um lobo?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications