Animal "indestrutível" foi encontrado em um lugar inimaginável

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      16/03/18 às 19h04

Já pensou na possibilidade de existir uma espécie de animal capaz de sobreviver a qualquer circunstância? Essa seria, com certeza, descoberta incrível e acaba de acontecer. Apesar de já ser conhecida desde 1773, essa espécie microscópica ainda não havia sido totalmente especificada. O que significa que muitas questões sobre ela ainda eram desconhecidas. Mas, esse problema pode ter se aproximado da sua solução, e o resultado vai te surpreender.

Os tardígrados, conhecidos também como ursos d"água, já foram encontrados em locais extremamente controversos. Indo desde as profundezas do mar, até florestas tropicais. Eles podem viver durante décadas e alguns de seus fósseis já foram encontrados e datados com mais de 500 milhões de anos. Acontece que, mesmo colocados sob circunstâncias extremas, eles conseguiram sobreviver a diversos testes e tem surpreendido os cientistas.

Descobertas

Apesar dos cientistas ainda não terem certeza sobre o que faz com que os tardígrados sejam tão resistentes, alguns testes feitos trouxeram resultados incríveis. Sabe-se que, apesar de serem encontrados mais comumente em musgos, líquens e folhas mortas, eles podem ser encontrados nas profundezas do mar ou mesmo em florestas tropicais. E que, nessas condições, vivem décadas.

Acontece que, depois de serem colocados em situações extremas, como serem aquecidos a 150ºC, congelados a -200ºC ou mesmo serem enviados para o espaço, eles permaneceram vivos. Aparentemente, eles são capazes de entrar em um estado chamado de criobiologia, no qual eles hibernam. Isso permite que eles sobrevivam a todas as situações mencionadas, além de pressões imensas e raios-x.

A nova espécie

Estima-se que o animal microscópico, conhecido como tardígrados, possua cerca de 1.000 espécies diferentes em todo o mundo. A última espécie encontrada foi descoberta no Japão e recebeu o nome de Macrobiotus shonaicus. Ela possuí algumas diferenças quando comparada com os demais. De acordo com os relatos, o M. shonaicus tem uma dobra a mais na superfície interior de suas pernas.

Além disso, os seus ovos sólidos possuem uma saliência fibrosa e flexível ao seu redor. Especialistas afirmaram que isso pode ajudar os ovos a se fixarem na superfície em que foram depositados. Apesar dessas pequenas mudanças, a nova espécie é parecida com as duas últimas encontradas. Sendo que uma delas é natural da África e a outra da América do Sul.

Benefícios da descoberta

Os tardígrados são considerados 'indestrutíveis' devido sua alta resistência as mais diversas circunstâncias. Eles podem ajudar a ciência futuramente. Apesar de não se ter certeza, ainda, sobre o que causa essa resistência, a sua capacidade de aguentar temperaturas congelantes irá ajudar a criar vacinas liofilizadas. Um pesquisador de ursos d'água, Rafael Alves Batista, chegou a afirmar que eles são o mais próximo de algo indestrutível que temos na Terra.

Mesmo que provavelmente alguma outra espécie, mais resistente que essa, exista em outras partes do Universo, os tardígrados podem mudar a ideia humana em diversos aspectos. O que acharam desse animal microscópico? Sabiam da sua existência?

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+