Arqueólogos descobriram um palácio do século 2 fazendo obras no metrô

POR Diogo Quiareli    EM História      13/03/18 às 15h01

A Roma é o que podemos chamar de verdadeiro paraíso para os arqueólogos. Em contrapartida, pode ser o pior lugar para um engenheiro, visto que uma "simples" construção de linha para metrô pode representar um convite ao passado. Os profissionais da construção sempre encontram algo do Império construído há centenas de anos na atual capital Italiana. Uma prova disso é uma recente e rica descoberta. Para ter uma noção, antes mesmo de desenhar o projeto da linha C do metrô, que atualmente está sendo construída ligando o Coliseu, o Palácio de Chancelaria e o Palácio de Veneza, houveram muitas mudanças e várias coisas passaram por estudos.

Pelo menos 56 áreas de monumentos e prédios antigos, que são protegidos como patrimônio cultural pela Unesco, foram estudados cuidadosamente por arqueólogos. Recentemente, foi a vez de um casarão do século II. Ele possuía um grande pátio central, 14 quartos e uma fonte que foi descoberta no início de março. "Nós não imaginávamos o que poderíamos encontrar", disse a arqueóloga responsável pelas escavações, Simona Morretta.

Palácio

Ainda foi encontrada a fundação de uma outra estrutura. Essa provavelmente era um depósito. Estava tudo enterrado a aproximadamente 12 metros de profundidade. "A decoração está praticamente intacta, do mosaico do piso aos afrescos nas paredes". A profissional acredite que o local tenha sido coberto intencionalmente no século III. Isso haveria acontecido um pouco antes do Imperador romano Aurélio começar a construir uma muralha ao redor da cidade, no ano 271.

Durante as escavações, ainda encontraram artefatos de madeira, usadas na fundação dos edifícios. "Você normalmente não encontra restos de madeira em Roma", disse Morretta. Porém, como o metrô ia funcionar a 30 metros abaixo da superfície, as escavações podem chegar mais fundo do que o normal. Tudo isso para que as construções não danifiquem os sítios arqueológicos. Nos últimos anos, as escavações já levaram a diversas descobertas, sendo elas:

Sistemas antigos de abastecimento de água

Ossada de um cachorro de 1.800 anos

Complexos militares

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano, Geminiano e Infinito. Uma pessoa extremamente apaixonada pelo universo musical e amante do e-sport. Fiel a memória de RBD e Glee, além de alimentar diariamente a paixão por Katy Perry, Florence and The Machine e 30 Seconds to Mars.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+