• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que existe por dentro de cada planeta do Sistema Solar?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      13/03/18 às 14h54

Geralmente não costumamos nos questionar sobre esse tipo de assunto, visto que temos várias outras coisas para pensar durante um dia. Porém, é curioso pensar que vivemos na superfície do planeta Terra, que é muito grande e composto por diversos elementos. O que será que tem no interior dele? Pensando assim, nos lembramos das aulas de ciência, ainda nos primeiros anos escolares. Aprendemos que o nosso planeta é composto por camadas, sendo: crosta, manto e núcleo. Mas será que é isso que todos os planetas do sistema solar têm?

O nosso sistema solar é composto por diversos "ingredientes". Podemos encontrar nele planetas rochosos, gasosos, anões e até outras coisas, como satélites e cometas. Todos eles são formados por vários componentes que são distribuídos em uma extensão de quase vinte bilhões de quilômetros. Apesar de serem diferentes em vários quesitos, os planetas possuem uma série de elementos em comum.

Pensando um pouco melhor sobre esse assunto, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Pesquisamos e listamos para vocês o que existe dentro de cada planeta do Sistema Solar e, é claro, de Plutão. Se você tem algum amigo que gosta desse tipo de assunto, compartilhe essa matéria desde já. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Mercúrio

Mercúrio tem uma densidade de, em média, 5.430 kg por metros cúbicos. Isso o torna o segundo planeta mais denso do Sistema Solar, ficando atrás apenas da Terra. Estima-se que o planeta tenha o núcleo ferroso, assim como o nosso planeta. O seu tamanho equivale a dois terços a três quartos do raio global do planeta. O núcleo provavelmente é composto por uma liga de ferro-níquel coberta por uma crosta superficial.

2 - Vênus

Acredita-se que a composição do segundo planeta do Sistema Solar é semelhante a da Terra. A sua crosta se estende a cerca de dez a trinta km abaixo da sua superfície. O manto pode atingir uma profundidade de mais ou menos 3.000 km.  O núcleo do planeta é feito de uma liga de ferro-níquel líquido. Estima-se que sua densidade média é de 5.240 kg por metro cúbico.

3 - Terra

O planeta em que vivemos é composto por três camadas separadas. Uma crosta, um manto e um núcleo. A espessura da crosta varia de 30 km na terra a 5 km do mar, em média. O manto estende-se abaixo da crosta para cerca de 2.900 km. O núcleo, por fim, começa abaixo da manta a uma profundidade de 5.100 km. Compreende-se um núcleo exterior e um núcleo interior. A crosta do planeta Terra é composta principalmente de granito. O manto é composto por peridotito e sair minerais de alta pressão. A densidade do nosso planeta é de 5.520 kg por metro cúbico.

4 - Marte

Marte tem, aproximadamente, metade do diâmetro do planeta Terra. Por causa do seu pequeno tamanho, acreditam que o seu centro tenha esfriado. Sua estrutura geológica é composta principalmente por rocha e metal. O manto existente abaixo da crosta é constituído de óxido de ferro-silicato. O núcleo do país é feito de uma liga níquel-ferro e sulfureto de ferro. Em média, a densidade do planeta é de 3.930 kg por metro cúbico.

5 - Júpiter

O planeta é colorido por nuvens feitas de água, amônia e hidrossulfito. Ele está situado a uma distância de 778,33 milhões km do Sol. O mais impressionante neste planeta são as suas dimensões. O planeta conta com um raio de 71.942 km, um volume 1.300 vezes superior ao do nosso planeta e sua massa equivale a quase 318 massas do planeta Terra. Júpiter supera todos os demais corpos do Sistema Solar. Se ele fosse um planeta oco, caberiam mais de 1.000 planetas terras em seu interior. Sua atmosfera é composta por Hidrogênio, que ocupa 89.8% do total e 10.2% de Hélio e outros gases. O planeta conta ainda com ventos de até 600 km/h. Seu núcleo é metálico, feito de camadas de metal e rochas, juntamente com metano em gelo, amônia em gelo e água em gelo.

6 - Saturno

Era conhecido, até 1977, como o único planeta rodeado por um sistema de anéis. Depois de Júpiter, Saturno é o maior planeta do nosso Sistema Solar. Ele possui massa e volume 95 e 844 vezes superiores à Terra. Sua densidade média equivale a aproximadamente 69% da água, o que diz que na composição do corpo celeste predominam os elementos mais leves, como hidrogênio e o hélio. A atmosfera do planeta conta com 96.5% de Dióxido de carbono e 3.5% de hidrogênio e outros gases. Seu núcleo pode ser do tamanho do planeta Terra. É cercado por camadas de hidrogênio metálico.

7  -Urano

Esse foi o primeiro planeta descoberto na era moderna. Ele está situado a uma distância de 2.871 milhões de km do Sol. Demora cerca de 80 anos para dar uma volta completa ao redor do astro. A massa do planeta equivale a 14,5 massas terrestres. A sua cor verde-azulado deve-se à abundância de metano gasoso (2% das moléculas) capazes de absorver a luz do sol. Sua atmosfera é composta por 83% de Hidrogênio, 15% de Hélio e 2% de Metano e outros gases. Seu núcleo é rochoso e pode ser do tamanho do nosso planeta. Mais de 80% da massa planetária é fluído misto de água, metano e amônia.

8 - Netuno

Netuno orbita a 4.497 milhões de km do Sol. Para completar uma volta nele, precisa de 165 anos. O planeta possui uma massa 17 vezes maior do que a Terra. Sua densidade média é igual a 1,64 vezes a da água. Sua atmosfera é constituída por, basicamente, Hidrogênio e Hélio, além de uma pequena porcentagem de Metano. Seu núcleo é de rocha e gelo, protegido por um manto de água, amônia e metano.

9 - Plutão (Planeta Rebaixado)

Plutão foi "rebaixado" a planeta anão, por ficar tão longe do Sol. A estrutura do planeta não é muito bem compreendida. Sua superfície é coberta com metano congelado, que dá uma coloração brilhante a ele. A superfície fica vermelha escuro quando eclipsada pela lua Charon. Sua densidade média é de 2.060 kg por metro cúbico. Essa baixa densidade sugere que ele seja uma mistura de gelo e rocha.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+