Curiosidades

As 10 raças de cães que mais se dão bem com gatos

0

Desde que o mundo é mundo, ouvimos falar da eterna batalha entre cães e gatos. O tema já foi abordado em livros, filmes, e basicamente, já faz parte do imaginário popular de alguma forma. E por mais que esses bichinhos sejam realmente diferentes, eles são igualmente amados pelos seus tutores.

Até porque, é um fato cientificamente comprovado que ter pets em casa traz vários benefícios para as pessoas do lar. E mesmo que cães e gatos sejam vistos como opostos, existem pessoas que amam os dois. O que muitos podem não saber é que esses animais não são inimigos mortais e que existem raças de cachorros que se dão bem com gatos.

Os animais dessas raças parecem que querem estar perto dos felinos, ou pelo menos, os toleram. Isso é perfeito para a pessoa que já tem gato em casa, mas também quer um cachorro, ou vice-versa. Saiba quais são essas raças.

Cães que se dão bem com gatos

Socientifica

1 – Pug

Essa raça de cachorro pequeno tem origem chinesa e pode se dar bem com os bichanos. Esse animal é conhecido pelo seu temperamento amigável e sociável. Justamente por isso que ele pode ser um companheiro ótimo para os felinos.

2 – Basset Hound

Os cães dessa raça são conhecidos por serem calmos e pacientes, aspectos importantes na convivência com os gatos. Além disso, eles têm uma tendência em serem tolerantes e respeitosos com os felinos, o que faz com que eles coexistam de forma harmoniosa. Vale ressaltar, também, que a personalidade do basset hound pode diminuir o estresse e a ansiedade dos gatos.

3 – Beagle

Essa raça é conhecida pela sua energia, alegria e sociabilidade. E mesmo sendo de outra espécie, esse cachorro consegue estabelecer uma relação positiva com os gatos. Mas para isso, as apresentações e fases de adaptação têm que ser feitas da forma certa.

4 – Border Collie

Os border collie são outra raça de cães que se dão bem com os bichanos. Os animais dessa raça são altamente inteligentes e estão sempre dispostos a agradar seus tutores. Por conta disso, eles podem aprender a conviver de forma pacífica com os gatos.

5 – Golden retriever

Mesmo o animal dessa raça sendo grande, ele é bem lembrado por conta da sua doçura e disposição. Essas características fazem com que ele seja uma ótima companhia para os gatos. E ele também é um cão bem gentil.

6 – Labrador retriever

Essa raça é ideal para quem já tem gatos em casa. Isso porque essa é uma das raças de cães que mais se dão bem com gatos, além dos animais serem amigáveis, brincalhões e obedientes. Por conta disso, eles gostam muito de interagir com outros animais, até mesmo com os bichanos.

7 – Papillon

Essa raça também é chamada de Spaniel Anão Continental. Os cães dela são pequenos e elegantes, com uma personalidade bastante amigável e sociável, o que faz com que eles possam ter uma boa convivência com os gatos.

8 – Bichon frisé

Os animais dessa raça são pequenos, têm o pelo fofo e uma personalidade companheira, afetiva e sociável. Tudo isso faz com que eles sejam uma das raças que mais se dão bem com os gatos.

9 – Cavalier King Charles Spaniel

Os cães dessa raça são conhecidos por serem bastante sociáveis e que se dão bem com outros animais, dentre eles os gatos. Eles têm um temperamento equilibrado e bastante afetuoso, facilitando a convivência das duas espécies.

10 – Buldogue

A última raça é o buldog, que tem uma personalidade bem tranquila e sociável e consegue se adaptar ao ambiente. Isso faz com que ele não somente tolere a presença de um gato na casa, mas tenha uma relação de amizade e companheirismo com o bichano.

Mais inteligente

Socientifica

Mesmo que os animais se deem bem um com o outro, os tutores que têm uma preferência por algum deles parecem sempre incitar uma briga sobre qual animal é mais inteligente: o cachorro ou o gato.

Segundo um estudo, publicado na revista científica “Frontiers in Neuroanatomy”, a resposta é dada se baseando inicialmente no número de neurônios no córtex frontal. Eles são associados ao processo de pensamento, ao planejamento e ao comportamento complexo, o que são todas as marcas da inteligência.

A pesquisa fez uma comparação com diferentes espécies de carnívoros, para ver como o número de neurônios tem relação com o tamanho do cérebro deles, e desenvolveram um método para conseguir medir com precisão a quantidade de neurônios no cérebro dos animais.

Os pesquisadores descobriram que os cachorros têm aproximadamente 530 milhões de neurônio corticais. Já os gatos têm cerca de 250 milhões.

“Acredito que o número absoluto de neurônios que um animal possui, especialmente no córtex cerebral, determina a riqueza de seu estado mental interno e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base em experiências passadas”, explicou Suzana Herculano-Houzel, líder do trabalho científico.

Mas Suzana também afirma que medir a inteligência em si é algo muito mais complexo e subjetivo. Os resultados desse estudo mostram somente que os cachorros têm uma capacidade biológica de fazer coisas mais complexas que os gatos.

Essa quantidade maior de neurônios, que é vista nos cérebros dos cachorros, poderia explicar a versatilidade deles, já que eles ocupam vários papéis na nossa sociedade, como por exemplo, cães policiais, de resgate, farejadores, cães guias de pessoas cegas, entre outros.

Além dos cérebros de cães e gatos, o estudo analisou os cérebros de furões, mangustos, guaxinins, hienas, leões e ursos. Os carnívoros foram escolhidos para o estudo por sua grande variedade de tamanhos de cérebros e por eles terem tanto animais domésticos, quanto selvagens.

Fonte: Socientifica

Imagens: Socientifica

Não use na praia! 5 cores que atraem os tubarões

Previous article

Segredo revelado: o que torna as formigas tão fortes?

Next article

Comments

Comments are closed.