As 9 maiores mentiras contadas na internet

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      21/09/14 às 00h41

Todo mundo está cansado de saber que nem tudo é confiável na rede. Aliás, boa parte do conteúdo que circula nas redes sociais - e que são originadas em sites pouco conhecidos - são passíveis de desconfiança (fica a dica). No entanto, quando somos pegos de surpresa, acabamos acreditando em histórias - e principalmente em fotos - bem montados, que gostaríamos que fossem reais.

Para abrir de vez seus olhos e mostrar a verdade, separamos abaixo algumas das maiores mentiras que já rolaram pela internet e que ninguém sequer desconfiou. Confira:

1. Aviões nos anos 60

1

Essa foto, que corre a internet como um suposto registro do luxo e do conforte que as pessoas tinham em voos econômicos, na década de 1960, não passa de uma grande mentira. Esse avião que está na imagem nunca existiu realmente. Essa é uma uma montagem, produzida pela Boeing, para mostrar como o Pan-Am 747 poderia se parecer. Mas, na verdade, esse projeto nunca saiu do papel.

2. O limpador de chaminés

2

Aposto que você sempre achou que esse garotinho sorridente, à esquerda, era mesmo um limpador de chaminés do século 20, não é mesmo? Essa, pelo menos, é a história que contam na internet.

O fato, no entanto, é que essa é uma versão totalmente errada sobre a imagem. Isso porque o garoto que você vê está fantasiado para um concurso, realizado em Londres, nos anos 80.

A foto à direita, por outro lado, mostra pequenos limpadores de chaminés, que trabalhavam de verdade na virada do século 20. Note a diferença de suas expressões.

3. Theodore Roosevelt e seu alce

3

Verdade ou mentira? Claro que é mentira, minha gente! A foto acima era parte de uma colagem feita pela imprensa para a campanha presidencial de Rooselvelt, em 1912. Ele era o candidato do Partido Progressista, cujo mascote era um alce.

Seus concorrentes também se renderam às montagens com os mascotes dos seus partidos e houve bicho que não acabava mais naquela eleição. O candidato à reeleição à presidência dos Estados Unidos, William Taft - por exemplo - pagou caro para aparecer montado em um elefante, símbolo do Partido Republicano.

4. O primeiro computador

4

Esse seria uma prévia do atual "computador doméstico", criado pela RAND Corporation, em 1954. Acontece, no entanto, que a imagem é falsa. Ela foi criada para um concurso de Photoshop, em 2004. Dá para acreditar?

5. Os cachorros do Titanic

5

Essa é outra foto clássica que circula na internet como verdadeira, mas que conta uma história super mentirosa. A versão mais comum compartilhada na web é que esses três cachorros teriam sobrevivido ao naufrágio do Titanic.

Entretanto, conforme os pesquisadores do assunto, os cães que sobreviveram eram super pequenos, sendo dois da raça spitz alemão e um pequinês. Já os cachorros mostrados na imagem acima estiveram no Titanic, mas, como tudo indica, não sobreviveram.

6. Robô-bibliotecário

6

A foto da esquerda é a versão mais conhecida dessa imagem. Aliás, a história que contam sobre ela é quase um conto de fadas! Isso porque o robô seria, supostamente, um exemplo brilhante da automação nos anos 50, capaz de ajudar os estudantes da biblioteca a encontrar os títulos pelos quais procuravam.

Acontece, no entanto, que essa é outra imagem trabalhada no Photoshop, possivelmente criada no século 21. A verdade nua e crua é que ela mostra uma máquina de vendas de cigarros, no Zoológico de Berlim, em 1955.

Mas esse robô era um tanto mágico mesmo. Ele agradecia aos consumidores pelo pagamento e até fornece dicas de direção segura, uma vez que acidentes de trânsito eram projetados em seus olhos.

7. Primeira Guerra Mundial

7

Não, essa não é a foto de uma cena da Primeira Guerra Mundial, como dizem por aí. Essa é outra imagem composta, feita por um fotógrafo australiano, chamado Frank Hurley. Ele combinou diversas fotografias das batalhas que presenciou na cobertura da Guerra.
Apesar de ter rendido problemas a ele, o fotógrafo defendia suas criações fotográficas do período (isso mesmo, outras montagens existiram, com o mesmo teor). Ele dizia que elas representavam a guerra muito melhor do que a tecnologia da época poderia capturar.

8. A primeira câmera da história

8

Mentira! Essa foto, de 1900, não mostra a primeira câmera fotográfica já feita. Essa foi a maior já feita até a data, mas na verdade a história da fotografia começa muito antes de 1900, como você poderá checar (caso tenha suas dúvidas) com apenas alguns cliques no Google! Apesar disso, muita gente leiga por aí já deu atenção a essa outra mentira que circula nas redes sociais.

9. A bomba fatal

9

Essa foto mostra uma bomba japonesa explodindo em um navio dos Estados Unidos, em 1942. Contam na internet que ela teria matado o fotógrafo que capturou a imagem. No entanto, essa não passa de outra farsa da rede.

A foto é realmente incrível e foi tirada por um americano super corajoso que documentava a Batalha das Ilhas Salomão Orientais, em 24 de agosto de 1942. Mas o homem que a fotografou nem se machucou.

Mas, não foram os internautas de deturbaram as informações históricas sobre ela. Aparentemente a imagem recebeu essa informação errada ao ser arquivada pelo Exército. Isso porque um fotógrafo chamado Robert Frederic Read havia morrido naquele dia, junto com outros 37 homens que estavam no navio. Mas ele não foi o responsável por tirar esta foto.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+