Saúde

Banheiras de hidromassagem podem conter bactérias; entenda os perigos

0

Se você gosta de uma boa banheira de hidromassagem e um banho quente para relaxar, precisa ficar atento para algumas coisas.

Pode não parecer, mas esses lugares concentram quantidades surpreendentes de bactérias, e podem fazer mal para a saúde!

Doenças respiratórias

Por exemplo, é possível contrair uma condição respiratória chamada de “pulmão do ofurô”.

Esta condição surge por micróbios chamados Mycobacterium, pertencentes à mesma família daquelas que causam a tuberculose (TB).

Parecido com a TB, as bactérias do “pulmão do ofurô” provocam áreas inflamadas no tecido pulmonar, resultando em sintomas como falta de ar, tosse e febre.

As alterações pulmonares aparecem em radiografias ou tomografias computadorizadas do tórax, as quais podem parecer bastante sérias.

Via Freepik

O ambiente do ofurô se torna propício ao crescimento dessas bactérias devido ao calor do ambiente, o qual proporciona uma temperatura ideal para sua proliferação.

Além disso, o borbulhar da água atua como um aerossol, permitindo a liberação das bactérias no ar, onde podem ser inaladas.

Ao contrário da TB, que demanda tratamento com antibióticos de longo prazo e está se tornando cada vez mais desafiadora de tratar, o pulmão do ofurô pode ser considerado mais como uma condição inflamatória.

O “pulmão do ofurô” foi recentemente classificado em comparação com outras doenças pulmonares e foi descrito pela primeira vez em 1997. Por isso, pacientes que apresentam essas condições costumam se associar com uso frequente de ofurôs ou que têm a imunidade comprometida.

Bactérias na água

Diversos outros micro-organismos podem florescer nos equipamentos de banheira de hidromassagem. Isso inclui a legionella, a bactéria responsável pela condição infecciosa grave conhecida como “doença dos legionários”.

Os ambientes propícios para a proliferação da legionella não se restringem apenas aos ofurôs.

Esta bactéria é naturalmente presente em água doce e tende a se desenvolver especialmente bem em água aquecida a temperaturas mornas. Consequentemente, chuveiros, piscinas e sistemas de ar-condicionado também podem representar riscos.

Os sintomas da doença parecem com os de outras infecções respiratórias, como dificuldade respiratória e tosse seca ou produtiva.

Contudo, é comum existirem outras queixas, como dores musculares e dores de cabeça. Em casos graves, pode ser necessária hospitalização e administração de antibióticos.

Não são apenas os pulmões que podem sofrer por bactérias que ficam na água. Nos ofurôs, essas bactérias podem desencadear infecções cutâneas, como a foliculite do ofurô, que pode ocorrer em surtos.

Além disso, a banheira de hidromassagem também pode desencadear infecções oculares, especialmente em pessoas que usam lentes de contato.

Benefícios da banheira de hidromassagem

Via Freepik

No entanto, se você se cuidar e evitar a contaminação por bactérias, os ofurôs podem trazer alguns benefícios à saúde e ao bem-estar.

Por exemplo, a terapia de calor pode ajudar na produção das chamadas proteínas “choque térmico”, as quais têm potencial para influenciar o metabolismo.

Pesquisas em seres humanos revelaram que essas proteínas podem afetar a sensibilidade à insulina e o acúmulo de tecido adiposo, sugerindo um possível papel como tratamentos naturais para diabetes e obesidade.

As propriedades restauradoras da imersão em água, tanto aquecida quanto resfriada, são bem documentadas. A água serve como veículo para fornecer calor ou frio, às vezes em extremos.

A imersão em água fria (IAC) tem se popularizado, e banheiras frias especialmente projetadas estão se tornando mais comuns.

Além dos possíveis benefícios, como cicatrização rápida, melhoria do humor e fortalecimento da imunidade, existem riscos significativos, como afogamento e arritmias cardíacas fatais induzidas pelo frio extremo.

Enquanto isso, o exercício na água, como a hidroterapia, vem sendo uma abordagem para tratar uma ampla gama de condições, desde hipertensão até câncer.

Vários pacientes relatam melhorias nos níveis de energia e humor, além de redução da ansiedade e da dor.

Portanto, da próxima vez que considerar entrar em uma banheira de hidromassagem, garanta ser um local seguro.

Certifique-se, pelo menos, de que a banheira esteja limpa e com a manutenção em dia. Dessa forma, conseguirá relaxar e cuidar da sua saúde agora, e depois.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Freepik, Freepik

Hotmail, Yahoo e BOL: quem ainda usa esses e-mails e por que isso pode ser um problema

Artigo anterior

Receber um bônus no trabalho nos deixa menos produtivos? Estudo responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido