O filme Barbie passou Harry Potter e entrou para a história, tornando-se a produção de maior arrecadação na história da Warner Bros.
Em todo o mundo, conseguiu alcançar uma impressionante marca de US$ 1,34 bilhão, o que equivale a cerca de R$ 6,5 bilhões de acordo com a taxa de câmbio atual.
Desde 2011, o título de filme de maior arrecadação da Warner Bros. pertencia a Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2.
No entanto, Barbie não somente quebrou esse recorde, mas também está a caminho de superar o filme The Super Mario Bros. e se tornar o filme com maior arrecadação deste ano.
Maiores bilheterias dos últimos tempos
Outro destaque nas bilheteiras é Oppenheimer, de Christopher Nolan, que está rapidamente se aproximando da marca de US$ 800 milhões em todo o mundo.
O filme, que aborda a vida de J. Robert Oppenheimer e a criação da bomba atômica, já arrecadou US$ 777 milhões.
Enquanto Barbie e Oppenheimer reinam nas bilheteiras, o filme Gran Turismo da Sony também deixou sua marca em sua estreia, adicionando US$ 11 milhões ao seu total global de mais de US$ 53 milhões.
Embora tenha conquistado o primeiro lugar nas bilheteiras nos Estados Unidos, talvez tenha que ceder o título para Barbie quando os números finais forem contabilizados.
No entanto, outros filmes de perfil menos conhecido também estão conseguindo atrair números sólidos. Meg 2: The Trench continua impressionando, tendo acumulado US$ 15,2 milhões nos 77 mercados internacionais onde está disponível.
Como resultado, a bilheteira global atingiu a marca de US$ 352 milhões. O maior sucesso foi na China, onde arrecadou US$ 112,9 milhões.
Por outro lado, Besouro Azul, uma adaptação de uma história em quadrinhos da DC, teve um desempenho menos impressionante, arrecadando apenas US$ 10 milhões durante o fim de semana em 71 mercados internacionais.
Globalmente, o filme acumulou US$ 81,8 milhões, um resultado decepcionante considerando seu orçamento que ultrapassou US$ 100 milhões.
O que explica o sucesso de Barbie?
Muitos motivos conseguem explicar o sucesso estrondoso do filme da Warner, que também justificam por que Barbie passou Harry Potter.
Inicialmente, o marketing do conteúdo foi global, com diversas ações, participação do elenco e trailers divulgados. As pessoas ficaram curiosas para conferir o filme, principalmente por não saber do que se tratava até o momento em que conferiram no cinema.
Além disso, também envolveu um elenco de peso, com Margot Robbie e Ryan Gosling recebendo elogios por suas interpretações como Barbie e Ken. Outros nomes populares incentivaram a adesão do público ao cinema.
Após a estreia, grande parte do público comentou positivamente nas redes sociais, levando a uma onda de conferência. Unido ao marketing global e investimentos massivos na divulgação, gerou resultados que não apareciam há algum tempo.
Outro motivo que justifica por que Barbie passou Harry Potter e se tornou um sucesso absoluto é sua direção, liderada pela famosa Greta Gerwig. Com outros títulos populares no catálogo, a equipe da diretora conseguiu consolidar uma opinião crítica mais elevada do que os últimos lançamentos.
Claro, vale atribuir parte do sucesso ao tema, trazendo o primeiro filme original live-action do universo das bonecas. Todos esses motivos somam um sucesso bilionário de bilheteria, superando até mesmo o último lançamento da famosa saga bruxa.
Usuários comemoram que Barbie passou Harry Potter
Além de celebrar a volta definitiva do sucesso dos cinemas após o período do coronavírus, os usuários também comemoraram que Barbie passou Harry Potter em termos de bilheteria.
Isso porque a internet desenvolveu uma série de críticas para a escritora da saga, J.K. Rowling, agora também conhecida por suas opiniões preconceituosas e ativismo antitranssexualidade.
Com a superação dos números, a Warner agora registra um novo recorde popular, e desbanca o filme da escritora. Parte das redes sociais comemorou esse posicionamento, além de ressaltar os avanços que isso mostra.
Um filme dirigido por uma diretora ativista social, com a presença de uma atriz transsexual no filme, foi sucesso de bilheteria e vendas, ultrapassando uma saga que, embora amada, atualmente se associa a pontos negativos de sua criadora.
Os resultados positivos de Barbie podem significar um novo avanço no entendimento popular, com maior recepção dos novos públicos, de pautas de discussão social e representatividade positiva para as próximas gerações.
Agora fora dos cartazes, Barbie pode entrar para o streaming em breve, e gerar mais lucros, embora menos significativos que as bilheterias originais.
Fonte: Mundo Conectado
Imagens: Globo, Clubinho de Ofertas
Comentários