Notícias

Brasil confirma caso de Vaca Louca e suspende importações de carne bovina para a China

0

Após a confirmação de um caso de mal da vaca louca em um animal em Marabá (PA), o governo brasileiro decidiu suspender temporariamente as exportações de carne bovina para a China.

Isso porque estão seguindo o protocolo de 2015 assinado pelos dois países que prevê um autoembargo nas vendas à China quando ocorre uma nova ocorrência de vaca louca no Brasil.

O Ministério da Agricultura informou em nota que o diálogo com as autoridades chinesas está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

O animal infectado tinha 9 anos e estava em uma pequena propriedade em Marabá, e sua carcaça foi incinerada no local após ser abatido. Entretanto, o serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica. Assim, poderá determinar se o caso é único ou se há mais animais com a doença.

Via CNN

Análise

A Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) confirmou nesta quarta-feira que um caso suspeito de “mal da vaca louca” foi positivo na região.

Amostras do animal infectado seguiram para uma instituição no Canadá para confirmar se se trata de um caso atípico da doença. Assim, surge espontaneamente na natureza em animais mais velhos. No entanto, não causa risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

O caso teve identificação no sudeste do estado em uma propriedade que possui 160 cabeças de gado, a qual já está isolada pela agência. A propriedade já passou por inspeção e interdição preventivamente.

Os casos atípicos do mal da vaca louca costumam ser pontuais, mas podem igualmente causar restrições comerciais, como aconteceu em 2021. Na época, o Brasil ficou mais de cem dias sem enviar carne bovina à China. Isso porque ocorreram dois casos atípicos da doença registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

Quando as exportações são suspensas por motivo de suspeita de vaca louca, o Ministério da Agricultura envia dados às autoridades chinesas para que a situação de risco passe por análise e as vendas de carne tenham liberação, o que pode levar meses.

No entanto, a Adepará afirmou que este caso específico não representa risco à saúde pública ou aos demais animais, pois se trata da forma atípica do mal da vaca louca.

Isso afetará o Brasil?

Via Brazil Journal

Se a resolução acontecer em poucos dias, a suspensão das exportações não afetará o Brasil.

No entanto, a China é um dos principais parceiros econômicos do nosso país. Os dois países mantêm uma relação comercial estreita, com o Brasil sendo um importante fornecedor de commodities, como soja, minério de ferro e petróleo, para a China, que importa anualmente esses produtos.

Além disso, a China é o maior comprador de carne bovina do Brasil, sendo responsável por cerca de 50% das exportações brasileiras do produto. A relação entre os dois países tem se fortalecido nos últimos anos, com a assinatura de acordos em diversas áreas, como comércio, investimentos e tecnologia.

Por esse motivo, os produtores estão atentos para verificar se as liberações acontecem nas próximas semanas, sem comprometer os envios para o próximo trimestre.

O que é mal da Vaca Louca?

Via MoneyTimes

A doença da “vaca louca” é uma enfermidade que afeta o sistema nervoso de bovinos, também conhecida como encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

É uma doença degenerativa e fatal que pode ser transmitida aos seres humanos que consomem produtos de origem bovina contaminados, como carne e produtos derivados do leite.

A doença é causada por uma proteína anormal chamada príon, que pode se acumular no sistema nervoso do animal e causar danos irreversíveis ao cérebro.

O mal da vaca louca é uma preocupação de saúde pública devido à sua potencial transmissão para humanos. Por isso, possui monitoramento rigoroso pelos governos e agências de saúde em todo o mundo.

 

Fonte: MSN

Imagens: CNN, Brazil Journal, MoneyTimes

Barcos encalham nos famosos canais de Veneza, pois água baixou a níveis recordes

Artigo anterior

Estrela mais distante da Via Láctea é descoberta por astrônomos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido