• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Buracos Negros nunca existiram e a Teoria do Big Bang é um a baita furada

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      26/09/14 às 16h55

Calma que não foi o Fatos Desconhecidos que inventou essa conversa. O assunto surgiu essa semana, em publicações estrangeiras que informaram uma possível revolução na Ciência, pelo menos com relação a alguns conceitos que conhecemos (ou deveríamos conhecer) hoje em dia.

Isso porque, Stephen Hawking, um dos mais ilustres cientistas da atualidade, publicou um estudo contestando a veracidade do conceito atual sobre os buracos negros. Conforme ensinado nas escolas, esse termo corresponde a uma deformação no espaço-tempo - causado pelo colapso de uma estrela - cujo centro é chamado de singularidade, um vácuo onde o tempo para de existir e que exerce uma gravidade muito intensa, da qual nem matéria, nem luz podem escapar.

centro

Conforme esse último estudo de Hawking, no entanto, esse conceito não é compatível com as Teorias Quântica e da Relatividade, pilares da Física moderna. De acordo com ele, se essas áreas da Ciência estiverem corretas, a teoria dos buracos negros pode ser sustentada. Segundo a nova proposição do especialista, buracos negros só retém matéria e energia temporariamente.

Assim, Hawking não contesta a mecânica quântica e a teoria da relatividade, mas propõe que buracos negros não tenham o ponto atualmente conhecido como "horizonte de eventos" ou singularidade, que exerceria a tal atração irresistível a tudo que existe. A justificativa disso tudo é que os arredores do buraco negro contam com o espaço-tempo flutuando de maneira tão caótica que seria impossível definir um ponto exato onde não haja mais volta para a matéria e a energia ao redor. (clique para conhecer outros mistérios da astronomia e da física não conseguem explicar).

1

Resumindo, os tais buracos negros, conforme o homem; podem até ser reais. Mas nunca poderiam ser da forma que a comunidade científica os concebe atualmente.

O pior de tudo é que uma outra teoria poderia vir por água abaixo, caso essa hipótese levantada por Hawking seja real: a própria Big Bang. Isso porque a maioria dos físicos acham que o universo se originou a partir de uma singularidade (núcleo do buraco negro, como explicamos lá em cima) que começou a se expandir com o Big Bang, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás. Se, no entanto, esse núcleos não existem, a teoria que explica a origem do mundo não passaria de uma furada!

3

E aí, difícil de acreditar e de entender, não é? Agora é esperar para ver o que outros cientistas vão concluir do assunto para saber se Hawking tem razão ou se está mesmo ficando fraco da cabeça (o que seria uma pena...).

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+