Curiosidades

Caçadora gigante: conheça a maior aranha do mundo em extensão de pernas

0

As aranhas são animais que vivem em diversos lugares, como em matas, pântanos, desertos e buracos no solo. Normalmente, elas não são um dos animais mais queridos das pessoas. Existem aqueles que são tão traumatizados com o animal que a palavra medo é bastante simplória para descrever o que sentem. E, para essas pessoas, algumas notícias podem não ser muito boas. Como a simples existência da maior aranha do mundo: as aranhas caçadoras gigantes (Heteropoda maxima).

Essa espécie faz parte da família das Sparassidae, que conta com mais de 1.300 diferentes tipos de indivíduos. Elas são conhecidas por serem as maiores aranhas do mundo com relação ao seu diâmetro. Para se ter noção, o corpo desse aracnídeo pode chegar até 4,6 centímetros. Contudo, o fator que impressiona é a envergadura das suas patas, que pode chegar até 30 centímetros.

Outra característica da maior aranha do mundo que chama atenção, além do seu tamanho, é a forma como ela persegue suas presas. Isso porque, ao contrário da maioria que espalha teias, essa aranha vai atrás do seu alimento, injeta um veneno paralisante em sua presa e depois a come.

Maior aranha do mundo

O Globo

Essa aranha foi descoberta em 2001 por Peter Jäger, aracnólogo chefe do Instituto de Pesquisa Senckenberg e do Museu de História Natural em Frankfurt, Alemanha. O habitat dela, normalmente, são cavernas e fendas de rochas.

Normalmente, por conta do seu tamanho, essa espécie acaba sendo confundida com as tarântulas, o que não é correto. E o que determina o comportamento do animal é a posição das suas pernas.

“As aranhas caçadoras geralmente têm pernas abertas para os lados, como as de um caranguejo”, disse Christy Bills , entomologista e gerente de coleções de invertebrados do Museu de História Natural de Utah.

Justamente por conta de suas pernas é que essa aranha também é chamada de aranha-caranguejo gigante.

Na própria espécie também há diferenças de tamanho ente os sexos. No caso dos machos, eles tem pernas mais longas, enquanto as fêmeas têm corpos maiores. Com relação às cores e padrões, eles variam. Contudo, as pernas são cinzas ou marrons e com faixas.

Além disso, várias dessas aranhas têm um corpo achatado por conta de sua facilidade de se espremerem em fendas e buracos. E essa espécie também pode se mover até um metro por segundo.

Conforme pesquisadores da Austrália, essa aranha é importante não somente para o ecossistema, mas também para fazer uma prevenção do aparecimento de insetos-praga domésticos, já que elas comem baratas e vários outros invasores.

O Australian Reptile Park também pontuou que o veneno dessa aranha não tem efeito nos humanos da mesma forma que tem nas possíveis presas do aracnídeo. No caso de uma pessoa ser mordida por essa aranha, ela irá sentir dor e inchaço no lugar da picada, náuseas leves e dor de cabeça.

As autoridades australianas também ressaltaram que essa aranha normalmente foge de contato com os humanos. Contudo, as fêmeas são mais propensas a atacar por conta de uma possível ameaça aos seus filhotes.

Mais mortal

Olhar digital

Além dessa que é a maior aranha do mundo, existe essa aranha-teia-de-funil macho que foi encontrada a aproximadamente 80 quilômetros do norte de Sydney. O animal foi batizado de Hércules e tem 7,9 centímetros, o que faz com que ele seja a maior já registrada e também é uma das mais mortais do mundo.

Logo depois de descoberta, a espécie foi levada para ser estudada. Quem coletou Hércules foi a equipe do Australian Reptile Park, um parque zoológico local. Assim que ela foi encontrada a equipe percebeu que ela era a maior aranha já vista na Austrália. Então, ela foi levada até o hospital mais próximo.

De acordo com Emma Teni, especialista em aranhas do zoológico, é comum que as pessoas levem aranhas-teia-de-funil até lá para que elas sejam estudadas. Além disso, eles têm pontos de coleta em outras cidades e dão kits de segurança.

Ainda segundo Teni, ela geralmente recebe aranhas grandes, mas um exemplar do tamanho de Hércules é “sorte grande”.

Segundo o Museu Australiano, aranhas-teias-de-funil (Atrax robustus) normalmente medem entre um e cinco centímetros. E as fêmeas da espécie são menores e menos tóxicas do que os machos.

Essa espécie é conhecida por ser agressiva, ter presas grandes e se empinar quando está se sentindo ameaçada. Elas vivem em tocas e saem quando vão procurar suas presas, que são lagartos pequenos, besouros e outros invertebrados.

A aranha-teia-de-funil é uma das mais letais da Austrália, tanto que sua mordida é capaz de matar uma pessoa em 15 minutos. Ao todo, 13 mortes já foram registradas pela aranha.

Agora, Hércules irá fazer parte do programa de desenvolvimento de medicamentos antiveneno do Australian Reptile Park. Para fazê-lo, o veneno é extraído do animal e usado para criar o antídoto.

O Australian Reptile Park é o único da Austrália que faz esse tipo de procedimento com essas aranhas. De acordo com o próprio parque, esse serviço pode salvar até 300 vida todos os anos. E pelo tamanho de Hércules, a produção de veneno que ele tem, que virará antídoto, pode aumentar de forma considerável essa produção.

Fonte: O Globo, Olhar digital

Imagens:

Antes de morrer, homem devolve azulejos do século 17 por correio a museu

Artigo anterior

Dream Chaser: primeiro avião espacial comercial do mundo se prepara para voo histórico

Próximo artigo