Ciência e Tecnologia

Carro de Avatar, criado por James Cameron, será totalmente autônomo e tecnológico

0

Conhecido como ‘carro de Avatar’, um novo conceito automobilístico proposto por James Cameron está ganhando forma e atraindo os fãs de tecnologia. Ao lado da produtora de alguns dos maiores sucessos do cinema, a Mercedes-Benz promete trazer o carro do futuro.

Embora já se falasse sobre esse modelo há anos, ele veio a público apenas em 2019, antes da pandemia global de Covid-19, que atrasou os planos de desenvolvimento desse veículo único.

No entanto, o carro-conceito que possui um toque de James Cameron está se tornando mais real, e pode ser lançado nos próximos anos. Ele traz um carro totalmente elétrico e autônomo. Além disso, propõe novas formas de interação entre humanos e máquina.

Apresentação

Via Quatro Rodas

O carro de Avatar teve uma apresentação luxuosa e marcante em Las Vegas, Estados Unidos, no início de 2022. Foi o retorno do conceito e das promessas de desenvolvimento da fabricante com a produtora do longa.

Na exibição, o chamado AVTR subiu ao palco já chamando a atenção por se apresentar de lado, andando como um caranguejo. Além disso, acompanhou Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz, e James Cameron, diretor dos filmes que propôs a ideia.

Entretanto, foi apenas uma apresentação para a mídia do conceito, sem qualquer funcionalidade ou próximo do que a parceria realmente imagina para o futuro automobilístico.

Carro de Avatar?

Muitas pessoas que não estão familiarizadas com os bastidores do cinema, a associação entre o protótipo da Mercedes-Benz e a relação com James Cameron pode ser estranha. No entanto, o carro foi inspirado em sua obra futurista lançada em 2009, e possui uma explicação por trás da associação.

Com o recém-lançamento da sequência de Avatar, que já se tornou um sucesso de bilheteria, os fãs esperam que exista, pelo menos, mais quatro filmes sobre a história nos próximos oito anos.

Além disso, a saga traz diversos conceitos e tecnologias que já estão em desenvolvimento no mundo real. Por esse motivo, quando os filmes chegarem, em 2028, James Cameron acredita que existirá uma contextualização para associar ao carro de Avatar.

A quinta edição do filme, que todos acreditam que será lançada, poderá revolucionar o mercado cinematográfico e tecnológico propondo o desenvolvimento de conceitos que existem em sua história.

A obra de James Cameron se passa no ano 2154, quando os humanos chegam para colonizar uma terra em outro local do espaço. O planeta conhecido como Pandora, habitado pelos nativos Na’vi, é palco de diversas guerras e da apresentação de tecnologias incríveis.

Embora o carro de Avatar soe como uma ficção científica longe de virar realidade, os próximos filmes poderão reforçar esse conceito e torná-lo real também no mercado automobilístico.

Via Quatro Rodas

Esboços antigos

Os primeiros esboços do carro de Avatar começaram em 1994, mas James Cameron optou por esperar quando a tecnologia estivesse mais avançada para dar vida ao que ele imagina ser o carro do futuro.

O mesmo aconteceu com a história de Avatar, no geral, que foi gravada mais de 10 anos depois, apenas para que existissem recursos suficientes para elaborar um filme à altura do que o diretor imaginava.

Nesse sentido, a Mercedes-Benz também se apresenta como visionária ao imaginar uma realidade para longo prazo e acreditar que o carro de Avatar é possível de ser desenvolvido.

Compromisso futuro

Segundo o vice-presidente de design da Daimler AG,  Gorden Wagener, os planos para a Merces-Benz é, em 2039, tornar-se uma empresa 100% neutra e livre de emissões de carbono na produção de seus veículos na Europa, EUA e Japão.

Dessa forma, o projeto Vision AVTR, como é chamado o carro de Avatar, torna-se ainda mais palpável. Trata-se de uma ideia que faz parte do planejamento, e visa ter carros assim em circulação até 2050.

No entanto, apesar do conceito ambicioso, o carro de Avatar teve apenas um único desfile mundial. Sua agenda foi pausada por conta da pandemia de Covid-19, o que acabou com grande parte dos salões de exibição na Ásia e na Europa.

Por isso, o desenvolvimento do conceito fica na gaveta, até que seja possível dar continuidade global a esse projeto. Mas não com seu desenvolvimento prático, e sim com as exibições para todo o mundo.

Por enquanto, o modelo futurista é apenas virtual, e os convidados aguardam uma chance de experienciar as primeiras funcionalidades do carro inspirado na obra. Sua tecnologia promete ser equiparada à modernidade que levou os homens a Pandora.

 

Fonte: PopTime

Imagens: Quatro Rodas, Quatro Rodas

Diretor de cinema é considerado culpado por estupro em novo julgamento

Artigo anterior

Filho de bilionários mortos oferece R$ 186 milhões por pistas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido