icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ciência lista benefícios comprovados da amamentação

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 07/08/20 às 12h21

capa do post Ciência lista benefícios comprovados da amamentação

Para que tenhamos uma boa vida, é preciso começar a nos cuidar desde muito cedo. No entanto, quando bebê, somos totalmente dependentes das pessoas para que possamos fazer coisas simples, como nos alimentar, por exemplo. Por isso, precisamos nos amamentar e isso é tão importante que existe a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Essa é comemorada, desde 1992 entre os dias 1 e 7 de agosto. Trata-se de uma campanha da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno. Há ações em prol da amamentação em 120 países. Em 2020, o tema central foi "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável". Isso chama a atenção para a relação entre amamentação, meio ambiente e mudanças climáticas.

E pensando um pouco sobre isso, decidimos trazer essa lista bastante importante para você, caro leitor. Cientistas listaram os benefícios comprovados da amamentação e é algo que todos nós deveríamos saber. Confira conosco a seguir e aproveite para compartilhar com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

Vantagens de amamentar comprovadas cientificamente

Alinhamento completo

O leite materno contém, em proporções corretas, todos os nutrientes que o bebê necessita. A composição ainda se adapta às necessidades da criança. Por exemplo, nos primeiros dias, após o bebê nascer, as mães que estão amamentando produzem colostro. Esse é um líquido espesso e amarelado, muito rico em proteínas e com pouco açúcar. Após isso, os seios começam a aumentar a produção de leite conforme o estômago da criança vai crescendo. Segundo a OMS, a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Após esse período, recomenda-se intercalar amamentação com alimentos sólido até os 2 anos de idade.

Rico em anticorpos

O leite materno é rico em anticorpos, os essenciais para o combate de vírus e bactérias por parte do organismo do bebê. O colostro é um dos fornecedores dessa quantidade de imunoglobulina A. Esse anticorpo é produzido pela mãe quando a mesma é exposta a agentes infecciosos e é transmitido para a criança por meio do leite. A imunoglobulina A se aloja nas vias respiratórias, garganta e sistema digestivo do bebê. Isso forma uma camada que o protege de doenças como a gripe, por exemplo.

Bom para a saúde

O leite materno ainda traz outros benefícios para a saúde do pequeno. Previne condições e doenças que podem levar à hospitalização, como a Síndrome da Morte Súbita Infantil. Essa é uma das principais causas de morte de bebês antes de completar 1 ano. De acordo com o National Health Service, o sistema público de saúde do Reino Unido, a amamentação materna até os 6 meses também reduz o risco de leucemia infantil.

Perda de peso para as mães

Amamentar intensifica a demanda de energia das mães em cerca de 500 calorias por dia. As mudanças dos hormônios nesse período aumentam o apetite, mecanismo necessário para a produção do leite. Dessa forma, as mães lactantes costumam perder menos peso nos primeiros meses após o parto. Por outro lado, após três meses, começam a perder mais.

Antídoto para a depressão

Estudos mostram que as mulheres em período de amamentação são menos propensas a desenvolver depressão pós-parto. Essa condição atinge 15% das mamães. O aleitamento provoca mudanças nos hormônios, como o aumento da produção de ocitocina, que age nas regiões cerebrais responsáveis por estimular o cuidado maternal, a criação de laços entre mãe e filho e a sensação de relaxamento.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest