• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como as baleias se reproduzem?

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      23/08/18 às 16h41

Esses animais são cercados de histórias e estão presentes na imaginação dos pescadores, marujos e homens do mar desde que as navegações acontecem. Esses animais gigantes, o mar e o comportamento deles ainda é muito fascinante para os cientistas que conhecem muito pouco sobre os hábitos desses gigantes.

Esse gigantes do mar vieram de um ancestral terrestre chamado mesoniquídeo que se parecia com um lobo, mas com pernas curtas. Ele foi para as águas devido a falta de alimento e ao longo das centenas de anos foi se moldando, através da seleção natural, para passar as características que permitiam a vida embaixo d'água para seus descendentes.

Elas são pertencentes à ordem dos cetáceos que foram originados dos mesoniquídeos há cerca de 50 milhões de anos. Essa ordem, assim como nós, os humanos, vem de cetus, que significa animal marinho e do grego ketos que é monstro marinho. Elas são mamíferos e homeotermos, ou seja, capazes de regular a temperatura do seu corpo, e isso implica que os filhotes são desenvolvidos dentro do corpo da mãe e se alimentem do leite materno depois de nascidos.

Características

As baleias vivem em média 30 anos, mas já foram registradas baleias que chegaram aos 50. Como elas vieram de um ancestral terrestre, suas nadadeiras são membros locomotores atrofiados. Para respirar ela usa sua narina que fica no alto da sua cabeça. As baleias conseguem ficar sem respirar por vários minutos, às vezes por 20 ou mais, e quando voltam à superfície tiram o ar quente e úmido de seus pulmões.

O corpo desses animais é coberto por uma camada de gordura que os ajuda a flutuar, manter o calor e armazenar energia. Para se locomover elas usam sua cauda. E a audição é o sentido mais importante para que elas produzam pelo menos dois tipos de sons, os que intervêm em seu sistema de ecolocalização e as vocalizações. Os de ecolocalização funcionam como um sonar biológico, e os de vocalização funcionam como meio de comunicação entre a espécie.

Alimentação

Engana-se quem olha para esses animais gigantes e imaginam que eles comem de tudo e que qualquer coisa que entre em suas enormes bocas vira comida. Apesar do seu tamanho, eles têm um esôfago muito estreito. Desse modo, as baleias só se alimentam de peixes pequenos e organismos marinhos que vão para sua boca juntamente com a água do mar, que depois escoa entre as 400 lâminas ósseas que substituem seus dentes.

Reprodução

A reprodução das baleias não é tão grande como possa se imaginar. Se comparada à outros mamíferos ela é até relativamente baixa. Cada espécie tem uma característica reprodutiva, mas a maioria delas tem somente uma estação reprodutiva ao ano, onde as fêmeas se acasalam com mais de um macho.

Depois do acasalamento as fêmeas dão à luz ao seu filhote, elas carregam somente uma cria por vez. A gestação das baleias dura em torno de 9 a 16 meses e, geralmente, elas têm uma cria a cada três anos. Com todo esse tempo que o filhote fica dentro da baleia, ele nasce com cerca de duas toneladas, um tamanho de quatro ou cinco metros e já sabendo nadar.

Como qualquer outro mamífero depois de nascer, ele é alimentado pelo leite materno. O leite das baleias é muito nutritivo e tem uma grande porcentagem de gordura, por isso seus filhotes crescem em média 3 centímetros por dia. Eles ficam na fase lactente de sete a doze meses.

As crias das baleias são protegidas tanto por sua mãe como pelo resto do grupo e migram juntamente com os mais velhos durante seus primeiros meses de vida. Elas alcançam a maturidade sexual entre os 6 e 13 anos.

Nova visão

Esse tipo de animal foi pintado em filmes como Moby Dick como sendo uma criatura apavorante, cruel e louca para matar qualquer ser vivo que chegasse perto dela. Mas nos últimos anos a visão do mundo para com as baleias está mudando. Com os cientistas observando esse animais, as conclusões foram de que as baleias na verdade são animais, normalmente, pacíficos, brincalhões e que possuem um nível de inteligência muito grande.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+