• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como é feito o leite em pó?

POR A redação    EM Curiosidades      21/06/14 às 15h35

O leite em pó é uma invenção muito prática para uso em algumas receitas, e dura bem mais do que o leite comum. Ele é produzido a partir da secagem do leite comum com o objetivo de extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem a água evaporar lentamente evitando que as proteínas do produto se percam durante o processo.

A primeira etapa desse processo é escorrer o elite em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o leite não pode ser fervido. Nessa etapa conseguem fazer com que até 50% da água evapore, e o leite se torna mais pastoso. O produto mais concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas de leite contra um jato de ar quente a 180 °C.

Nesse momento um rápido contato é mais que suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.

O produto final depende do teor de gordura do leite comum utilizado, seja parcialmente desnatado ou o convencional essas características se mantém no leite em pó.

De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que a do leite líquido, com valores próximos de 30 - 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.

1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 ou 7 litros de leite recombinado.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+