Por que as fotos do corpo de Osama Bin Laden nunca foram divulgadas?

POR A redação    EM Curiosidades      21/06/14 às 16h47

O mundo todo achou muito estranho que as fotos do terrorista Osama Bin Laden nunca tenham sido divulgadas ao publico. Inclusive o que não faltaram foram rumores dizendo que ele não tinha sido morto e tinha conseguido escapar da emboscada. Até porque, quando Saddam Hussein foi enforcado, as imagens da execução e do ditador morto circularam livremente pelo mundo (E ainda hoje é muito fácil consegui-las na internet).

De acordo com uma publicação do website SOFREP, existe uma razão para que o governo americano tenha mantido em segredo as fotos do corpo de Bin Laden. Segundo a matéria, depois de capturar e balear o terrorista, os integrantes da unidade militar que invadiu o esconderijo dele, um após o outro, descarregaram suas armas contra o corpo de Osama.

Ainda de acordo com o SOFREP, quando terminaram, Bin Laden provavelmente ficou com bem mais de 100 projéteis cravados em seu corpo. Em outras palavras, a Casa Branca jamais autorizou que as fotos se tornassem públicas por que o cadáver do terrorista parecia um queijo suíço, demonstrando sinais claros de abuso por parte dos militares. Mas, apesar de na época Osama ser o criminoso mais procurado do mundo — e o mais odiado dos EUA —, será que essa ação é justificável?

De acordo com as leis de guerra, os soldados estão autorizados a disparar "tiros extra" contra o inimigo — mesmo depois de ele ter caído — "para garantir que ele morra", contanto que esse indivíduo não se renda. Entretanto, no caso de Osama, o que aconteceu está muito além do permissível, já que não teve como objetivo se certificar de que o terrorista estava realmente morto. Foi um ato excessivo de autoindulgência por parte dos soldados.

[caption id="attachment_1985" align="aligncenter" ]Ataque ás Torres Gêmeas Ataque às Torres Gêmeas[/caption]

Segundo a matéria esse tipo de comportamento apesar de inaceitável, pode ser um reflexo pós-traumático, do constante envio de tropas às zonas de combate e a exposição à violência excessiva provocadas por uma guerra de mais de 10 anos.

Quanto a liberação das imagens, é provável que elas permaneçam em segredo para sempre, já que se Bin Laden fosse mostrado ao público com uma quantidade absurda de tiros, as imagens se tornariam um escândalo mundial e causariam uma avalanche de críticas aos EUA. Isso sem falar no número incontável de investigações que seriam abertas contra o país.

Mas e você o que acha disso tudo?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+