Como encontrar água subterrânea usando um galho de árvore
Tempo de leitura:2 Minutos, 3 Segundos

Como encontrar água subterrânea usando um galho de árvore

Você muito provavelmente já viu em algum desenho animado alguém procurando água usando uma forquilha de madeira. Pois é. Saiba que essa técnica realmente existe e parece que mostra resultado. Existe até um campo de estudo dedicado a pesquisar o fenômeno. É a radiestesia e ela não é usada apenas para procurar água sob o solo.

A radiestesia verifica a sensibilidade de algo às emissões de radiação e energias emitidas por quaisquer objetos. Essa questão supostamente ajuda os que se utilizam do método a encontrarem coisas diversas. Geralmente com a ajuda de bastões, pêndulos e outros instrumentos, eles procuram água, minerais, corpos enterrados e objetos perdidos, ainda que não existam artigos publicados em periódicos científicos que confirmem as hipóteses.

Mas radiestesia consiste em mais do que segurar um objeto e esperar que ele se mova. Existem relatos de gente que comprovadamente encontrou água usando o método. O americano Peter Taylor é um desses casos. Ele usa radiestesia para encontrar água a 30 anos e em 4 semanas, com a ajuda de outros 2 radiestesistas, encontrou água pra 50 aldeias africanas.

Man_using_divining_3228113b

Peter foi contratado no passado pela fabricante de refrigerantes Calypso para encontrar água na propriedade industrial deles e nessa ocasião, assim como acontece com ele até os dias de hoje, encontrou uma fonte que produzia mais de 20 mil litros de água por hora. Ele passou a vender a habilidade de encontrar água, mas para as aldeias africanas fez esse trabalho sem ônus.

Mas o método, ainda que careça de legitimação pelo viés científico como conhecemos, é bastante complexo e depende de outros fatores também. De acordo com a radiestesia, as emissões magnéticas vem do movimento do que é procurado. Além do mais, deve-se atentar para o fato de que não se verifica quantidade ou a qualidade da água encontrada com o método.

e0b6f6bf39e6cb996cd8189c6ffb8ccc

O método pode ainda ser distorcido pela presença de correntes elétricas ou falta de concentração de água (no caso). O uso apenas de radiestesia não é garantia de sucesso nas buscas. Deve levar em conta outros fatores como profundidade e outras características hidrogeológicas do solo. A hidrogeofísica oferece técnicas precisas para esse fim, mas o custo é extremamente elevado.

Casos como o de Peter são raros. A suposição é de que outras questões além da radiestesia influenciaram seus achados. A maioria das tentativas de radiestesia são sem sucesso, e as que tem sucesso são difíceis de serem verificadas. O que você acha? Vai fazer o teste?