• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como encontrar água subterrânea usando um galho de árvore

POR André Quincas    EM Entretenimento      08/12/15 às 19h29

Você muito provavelmente já viu em algum desenho animado alguém procurando água usando uma forquilha de madeira. Pois é. Saiba que essa técnica realmente existe e parece que mostra resultado. Existe até um campo de estudo dedicado a pesquisar o fenômeno. É a radiestesia e ela não é usada apenas para procurar água sob o solo.

A radiestesia verifica a sensibilidade de algo às emissões de radiação e energias emitidas por quaisquer objetos. Essa questão supostamente ajuda os que se utilizam do método a encontrarem coisas diversas. Geralmente com a ajuda de bastões, pêndulos e outros instrumentos, eles procuram água, minerais, corpos enterrados e objetos perdidos, ainda que não existam artigos publicados em periódicos científicos que confirmem as hipóteses.

Mas radiestesia consiste em mais do que segurar um objeto e esperar que ele se mova. Existem relatos de gente que comprovadamente encontrou água usando o método. O americano Peter Taylor é um desses casos. Ele usa radiestesia para encontrar água a 30 anos e em 4 semanas, com a ajuda de outros 2 radiestesistas, encontrou água pra 50 aldeias africanas.

Man_using_divining_3228113b

Peter foi contratado no passado pela fabricante de refrigerantes Calypso para encontrar água na propriedade industrial deles e nessa ocasião, assim como acontece com ele até os dias de hoje, encontrou uma fonte que produzia mais de 20 mil litros de água por hora. Ele passou a vender a habilidade de encontrar água, mas para as aldeias africanas fez esse trabalho sem ônus.

Mas o método, ainda que careça de legitimação pelo viés científico como conhecemos, é bastante complexo e depende de outros fatores também. De acordo com a radiestesia, as emissões magnéticas vem do movimento do que é procurado. Além do mais, deve-se atentar para o fato de que não se verifica quantidade ou a qualidade da água encontrada com o método.

e0b6f6bf39e6cb996cd8189c6ffb8ccc

O método pode ainda ser distorcido pela presença de correntes elétricas ou falta de concentração de água (no caso). O uso apenas de radiestesia não é garantia de sucesso nas buscas. Deve levar em conta outros fatores como profundidade e outras características hidrogeológicas do solo. A hidrogeofísica oferece técnicas precisas para esse fim, mas o custo é extremamente elevado.

Casos como o de Peter são raros. A suposição é de que outras questões além da radiestesia influenciaram seus achados. A maioria das tentativas de radiestesia são sem sucesso, e as que tem sucesso são difíceis de serem verificadas. O que você acha? Vai fazer o teste?




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   WikiWater     Telegraph     Geology  
Imagens Telegraph
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+