Curiosidades

Como evitar que a banana fique preta, segundo a ciência

0

As bananas pretas não estão entre as condições preferidas das pessoas, principalmente pela cor nada chamativa, substituindo o amarelo apetitoso da fruta. No entanto, você sabe por que isso acontece?

Entender mais sobre esse processo é o primeiro passo para evitar que ela atinja esse ápice pouco agradável, além de aproveitar melhor tudo que a fruta tem a oferecer.

Por isso, saiba mais sobre como surgem as bananas pretas e algumas dicas para tentar evitar isso!

Por que existem bananas pretas?

Via Freepik

As bananas pretas existem devido a um processo natural de amadurecimento e deterioração.

Isso ocorre devido a várias reações químicas que ocorrem dentro da fruta à medida que ela amadurece.

Nesse processo, elas produzem uma substância química chamada etileno, que é um hormônio vegetal responsável por desencadear o amadurecimento.

O etileno estimula as enzimas dentro da banana a quebrar amidos complexos em açúcares mais simples, tornando a fruta mais doce e macia.

Assim, à medida que as enzimas começam a quebrar os amidos, a banana amadurece e passa por várias mudanças em sua textura e sabor.

A cor da casca também muda à medida que os pigmentos presentes na casca começam a se modificar.

Outro motivo para as bananas pretas substituírem as amarelas é por conta dos seus pigmentos naturais, como a melanina. Ela também é responsável pela cor da pele humana e de outros organismos.

Conforme a melanina se acumula na casca da banana, ela começa a escurecer, passando de amarela para marrom e, eventualmente, preta.

Ambiente

Todos esses processos são influenciados pelo ambiente. A exposição ao oxigênio do ar também desempenha um papel na mudança de cor da banana.

À medida que a casca da banana é quebrada, cortada ou ferida, o oxigênio pode interagir com os compostos presentes na fruta, causando uma reação de oxidação que resulta em escurecimento.

No entanto, mesmo saudáveis, as bananas continuam a amadurecer e acumulam melanina, e também estão se aproximando do final de sua vida útil.

Com o tempo, as enzimas quebram as estruturas celulares da fruta, levando à sua deterioração e à aparência enegrecida.

Ela é comestível?

As bananas pretas são igualmente comestíveis, embora sua aparência não seja das melhores.

O escurecimento é um processo natural e inevitável por conta da atividade bioquímica que ocorre durante o amadurecimento e a produção de pigmentos.

No entanto, seu sabor fica mais doce quando estão escuras, e isso as torna ideais para uma série de receitas.

É o caso de pães, bolos e smoothies, em que a mistura com outros ingredientes precisa de mais açúcar. Além disso, como é preciso retirar as cascas, o aspecto escuro não será um problema na hora de aproveitar as bananas pretas.

Como não deixar as bananas pretas?

Via Freepik

As bananas pretas são uma fase inevitável da fruta, mas existem algumas dicas para evitar que elas atinjam essa etapa muito rápido. Confira as melhores dicas:

Separe as bananas

Se você comprar um cacho de bananas, é aconselhável separá-las individualmente. Isso ajudará a reduzir a produção de etileno concentrada em um único ponto, o que pode acelerar o amadurecimento.

Além disso, evite que elas fiquem muito perto de outras frutas, para que o etileno não contamine o ambiente e incentive o amadurecimento precoce.

Capriche no ambiente

Mantenha as bananas longe de áreas quentes e úmidas, como a luz direta do sol e perto de fogões ou fornos. O calor e a umidade podem acelerar o amadurecimento e a deterioração.

Se elas estiverem amadurecendo mais rapidamente do que você gostaria, coloque-as na geladeira.

O frio desacelera a atividade enzimática e a produção de etileno, ajudando a manter as bananas frescas por mais tempo. A casca pode escurecer na geladeira, mas a polpa permanecerá comestível.

Além disso, se suas bananas estiverem muito maduras, você pode descascar, cortar em pedaços e congelar. As frutas congeladas são ótimas para fazer smoothies e sobremesas, e a textura não será um problema.

Armazene do jeito certo

Se você quiser manter suas bananas fora da geladeira, coloque-as em um saco plástico com pequenos orifícios para permitir a circulação de ar. Isso ajuda a reduzir a exposição ao etileno e atrasar o amadurecimento.

Outra dica é enrolar a extremidade superior do cacho com papel alumínio. Isso ajuda a bloquear parte do ar e do etileno, retardando o processo de amadurecimento.

Algumas pessoas gostam de lavar as frutas antes de guardar. Nesse caso, use água e um pouco de vinagre nas pontas, pois o ácido cítrico pode ajudar a retardar o escurecimento.

E se você encontrar bananas pretas, não se desespere! Pode comer tranquilamente, ou fazer receitas saborosas com o sabor ainda bom.

 

Fonte: Mistérios do Mundo

Imagens: Freepik, Freepik

Segunda corrida espacial? Países estão com pressa para chegar na Lua

Artigo anterior

Novo coração de Faustão teve recusa de equipe responsável pelo 1º da fila de transplante, diz secretaria

Próximo artigo